FESTIVAL DE BRASÍLIA BATE RECORDE DE INSCRIÇÕES.

Valeu a pena aumentar o prêmio em dinheiro. A 44ª edição do FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO vai entrar para a história como a que despertou maior interesse entre os realizadores. Desde o dia 17 de maio, quando foram anunciadas mudanças conceituais e estruturais no perfil do evento, até o dia 30 de junho, data limite para inscrição nas mostras competitivas, foram 624 produções inscritas.

Deste total, 110 filmes são longas-metragens (56 inéditos), 415 são curtas e 99 filmes de animação. “Este número superou as nossas expectativas”, afirma Nilson Rodrigues, coordenador geral do Festival. Segundo ele, as produções refletem a diversidade cultural brasileira, com filmes produzidos nas diversas regiões do país. “Temos um material bastante diversificado, para poder montar três mostras de alto nível. Desejamos recolocar o Festival de Brasília no lugar de destaque que ele sempre ocupou e perdeu ao longo dos últimos anos”.

Alterações no perfil do evento, como o fim do critério do ineditismo, a criação da mostra competitiva de animação, o prêmio de R$ 250 mil para o melhor filme de longa-metragem, são alguns dos responsáveis pelo número recorde de inscrições.

Os filmes selecionados serão anunciados no próximo dia 12 de julho.