FESTIVAL DE CURITIBA DEFINE JÚRI E FILMES CLÁSSICOS.

Crítico da Cahiers du Cinèma, diretora do Festival do México, cópias restauradas de Cocteau e Tonacci.... a 4ª edição do Festival de Cinema de Curitiba promete nove dias intensos e imperdíveis para o cinéfilo.

Crítico da Cahiers du Cinèma, diretora do Festival do México, cópias restauradas de Cocteau e Tonacci…. a 4ª edição do Festival de Cinema de Curitiba promete nove dias intensos e imperdíveis para o cinéfilo.  

 

A quarta edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que será realizada de 10 a 18 de junho de 2015, transformará a capital paranaense no centro das atenções do mundo cinematográfico.

Além de uma programação muito especial, composta por mais de 90% de títulos totalmente inéditos no território nacional (a ser divulgada na próxima semana), o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba trará também convidados internacionais e uma programação exclusiva de filmes icônicos da história do cinema dentro da nova Mostra Olhares Clássicos.

 

Entre os convidados internacionais, já estão confirmadas as presenças da mexicana  Eva Sangiorgi e do israelense radicado em Paris Ariel Schweitzer, que comporão o júri da Mostra Competitiva ao lado do cineasta brasileiro Rodrigo Grota.

 

Conheça o júri da Mostra Competitiva, responsável por oferecer três prêmios para os longas-metragens e um prêmio para os curtas-metragens selecionados nesta seção:
Eva Sangiorgi

Fundadora e diretora do FICUNAM – Festival de Cine da cidade do México – desde 2011. Foi programador de vários festivais de cinema, dentre eles: Festival de Cinema Iberoamericano em Bolonha, Itália; FICCO na cidade do México , Cinema Global, Cinema Planeta em Cuernavaca e Festival Internacional de Cinema de Los Cabos.

Ariel Schweitzer

Pesquisador e crítico de cinema na revista francesa “Les Cahiers du Cinema” e professor (Paris VIII / Universidade de Tel-Aviv), Ariel Schweitzer publicou recentemente o livro “Le nouveau cinemá israélien” (Yellow Now, 2013).

 

Rodrigo Grota

Cineasta e sócio da produtora Kinopus. Dirigiu 12 filmes, conquistando mais de 50 prêmios entre festivais nacionais e internacionais, com destaque para a Trilogia do Esquecimento. Formado em Jornalismo, é Especialista em Filosofia e Mestre em Literatura – cursos realizados na Universidade Estadual de Londrina. Fundador da Kinoarte, instituto no qual trabalhou por 10 anos (2003-2013) desenvolvendo projetos e coordenando Oficinas e Festivais. No momento finaliza o seu 1º longa: Leste Oeste.

 

Kazan, Rosselini, Miyazaki… a Mostra Olhares Clássicos será uma festa para o cinéfilo.

 

Uma das novidades desta 4ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é a introdução da Mostra Olhares Clássicos, trazendo obras das mais importantes e significativas da história do cinema. Para inaugurar a Mostra, a curadoria visou contemplar filmes que, cada qual à sua maneira, representaram rupturas, estabeleceram novos padrões, mudaram a forma como as pessoas viam cinema até então. Os filmes que compõe a primeira edição do Olhares Clássicos são:

 

  • Sindicato de Ladrões, de Elia Kazan, EUA, 1954. Com Marlon Brandon, Karl Malden.

 

  • Johnny Guitar, de Nicholas Ray, EUA, 1954. Com Joan Crawford.

 

  • Stromboli, de Roberto Rosselini, Itália/EUA, 1950. Com Ingrid Bergman.

 

  • Orfeu, de Jean Cocteau, França, 1950. Jean Marais, François Perier.

 

  • Bang Bang, de Andrea Tonacci, Brasil, 1971. Com Paulo César Pereio.

 

  • Meu Amigo Totoro, de Hayao Miyazaki, Japão, 1988.

 

Todos exibidos em cópias digitais restauradas.

 

Tudo isso mais palestras, debates, seminários, oficinas e o melhor do cinema mundial.

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba continuará distribuindo quase R$ 30 mil entre os filmes premiados.

 

Aguarde as próximas novidades.

SOBRE O OLHAR DE CINEMA 2015

 

O objetivo do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é promover reflexões sobre o cinema e formar novos olhares, por meio de um destaque dado a curtas e longas metragens pouco comuns nas salas de cinema brasileiras.

Abrangendo várias expressões culturais, o festival busca uma seleção de filmes que se comuniquem entre si. A intenção é que a combinação de novos talentos, diretores veteranos, convidados prestigiados e o público presentes num mesmo lugar seja a alma do festival.

 

SERVIÇO:

Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

De 10 a 18 de junho de 2015.

Realização: Grafo Audiovisual, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Patrocínio Master: BNDES, Correios, Sanepar.

Patrocínio: Fomento Paraná.

Apoio: Shopping Crystal, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba

Promoção: RPCTV e Gazeta do Povo