FESTIVAL DE CURITIBA TERÁ RETROSPECTIVA ESPECIAL DE JACQUES TATI.

Seis longas e sete curtas do genial diretor, produtor e ator francês serão exibidos pela primeira vez no Brasil em cópias digitais restauradas.

A quarta edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que será realizada de 10 a 18 de junho de 2015, levará à capital paranaense 13 filmes dirigidos e interpretados pelo mestre francês Jacques Tati. Trata-se da Mostra Olhar Retrospectivo,  que este ano propõe uma revisão  mais que especial deste realizador que se confunde com a própria criação.

Em cópias digitais restauradas exibidas pela primeira vez no Brasil, a Mostra Olhar Retrospectivo – Jaques Tati trará os seguintes filmes:

 

LONGAS METRAGENS

 

Carrossel da Esperança / Jour de Fête (1949)
Um filme de Jacques Tati
Primeiro longa dirigido por Tati, onde ele vive François, um carteiro carismático que conversa regularmente com os vizinhos ao fazer suas entregas. Até que um dia, durante as comemorações do Dia da Bastilha, a cidade assiste a um filme que mostra a modernidade e a velocidade do serviço postal dos EUA. François e sua velha bicicleta não querem ficar atrás dos americanos…

 

As Férias do Sr. Hulot / Mr. Hulot Holiday (1953)
Um filme de Jacques Tati
Em um resort à beira-mar na costa do Atlântico, os moradores da cidade em férias continuam com suas manias locais. O atento Sr. Hulot (Tati) observa a tudo e a todos silenciosamente, numa das comédias mais aclamadas e premiadas de todos os tempos.

 

Meu Tio / Mon Oncle (1958)
Um filme de Jacques Tati
Tati retoma o personagem Hulot para construir sua impagável sátira à impessoalidade da tecnologia. Monsieur e Madame Arpel vivem em uma casa ultramoderna e organizada, sem espaço para a espontaneidade e para a brincadeira. Caberá a Mr. Hulot desconstruir o tédio.

 

Playtime – Tempo de Diversão / Playtime (1967)
Um filme de Jacques Tati
Monsieur Hulot está perdido dentro de uma Paris altamente tecnológica, espantado com um grupo de bizarras turistas americanas, e confuso num restaurante inaugurado antes mesmo do final de sua construção. É o caos urbano visto sob as lentes sempre ácidas de Jacques Tati.

 

As Aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco / Trafic (1971)
Um filme de Jacques Tati
Monsieur Hulot, o designer de uma van experimental, dirige pelas autoestradas da França e da Bélgica a caminho do Salão do Automóvel de Amsterdã, onde o seu protótipo será exibido.

 

Parada / Parade (1974)
Um filme de Jacques Tati
O último filme de Tati ressoa como um tributo alegre ao espetáculo ao vivo, invocando as suas próprias origens na sala de música.

 

CURTAS METRAGENS

 

On Demand Un Brute (1934)
Um filme de Charles Barrois
Escrito por Jacques Tati
Um homem que sonha ser ator está à procura de um emprego a qualquer custo e aceita sem pensar a primeira oferta que recebe. Resultado: ele terá de enfrentar o terrível lutador Grossof de Tartar.

 

Gai Dimanche (1935)
Um filme de Jacques Berr
Escrito por Jacques Tati e Clown Rhum
Dois amigos sem dinheiro têm a ideia de comprar um micro-ônibus, a fim de enganar os turistas que querem visitar a área local. Mas este é apenas o início da aventura.

 

Soigne ton gauche (1936)
Um filme de René Clément
Escrito por Jacques Tati
Roger, agricultor, sonha se tornar um boxeador e, de fato, o treinamento ocorre apenas no quintal de sua fazenda. Mas as lutas tiveram que parar. Enquanto ele estava fingindo uma vitória, ele é descoberto e o levam para um ringue. Mas algo ainda falta: ele não tinha experiência de boxe e não sabe nada sobre esta nobre arte. Será que o livro que o carteiro deixou na cadeira irá ajudá-lo a adquirir com pressa as técnicas necessárias para o seu triunfo?

 

L’école des facteurs (1946)
Um filme de Jacques Tati
Um carteiro tem a missão de reduzir o tempo das entregas postais. Não seria difícil… não fosse o carteiro Jacques Tati.

 

Cours du Soir (1967)
Um filme de Nicolas Ribowsky
Filmado enquanto era rodado Playtime, este curta-metragem usa os mesmos cenários e elenco do longa. Filme escrito e interpretado por Tati, dirigido por Nicolas Ribowsky. Tati tenta ensinar mímica a uma classe de alunos esforçados, mas não muito talentosos.

 

Forza Bastia (1978)
Um filme de Jacques Tati e Sophie Tatischeff
Obra póstuma do diretor Jacques Tati, o filme foi finalizado por sua filha, que editou o material esquecido que havia sido descoberto no acervo pessoal do diretor. Trata-se de um documentário mostrando uma final da Copa da UEFA entre PSV Eindhoven e o time francês SC Bastia.

 

Au Delà de PlayTime (2002)
Um filme de Stéphane Goudet
Curta-metragem do convidado do Olhar 2015 Stéphane Goudet. Professor da faculdade de cinema Paris I, Goudet irá ministrar uma masterclass durante o festival dedicada ao cinema de Jacques Tati.

E mais: além das já tradicionais Mostras Competitivas, Novos Olhares,  Outros Olhares, Olhar Retrospectivo e Mirada Paranaense, o Olhar de Cinema 2015 terá também duas novas Mostras: a Mostra Foco, que se destina a lançar um olhar acurado sobre a produção de um cineasta ainda pouco conhecido no país, e a Mostra Olhares Clássico, com obras restauradas de grandes clássicos e mestres da cinematografia mundial.

 

Tudo isso mais palestras, debates, seminários, oficinas e o melhor do cinema mundial.

 

A programação completa será revelada no início do próximo mês de maio.

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba continuará distribuindo quase R$ 30 mil entre os filmes premiados.

 

SOBRE O OLHAR DE CINEMA 2015

 

O objetivo do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é promover reflexões sobre o cinema e formar novos olhares, por meio de um destaque dado a curtas e longas metragens pouco comuns nas salas de cinema brasileiras.

Abrangendo várias expressões culturais, o festival busca uma seleção de filmes que se comuniquem entre si. A intenção é que a combinação de novos talentos, diretores veteranos, convidados prestigiados e o público presentes num mesmo lugar seja a alma do festival.

 

SERVIÇO:

Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

De 10 a 18 de junho de 2015.

Realização: Grafo Audiovisual, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Patrocínio Master: BNDES, Correios, Sanepar.

Patrocínio: Fomento Paraná.

Apoio: Shopping Crystal, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba

Promoção: RPCTV e Gazeta do Povo