FESTIVAL DE CURITIBA TRARÁ O MELHOR DE STANLEY KUBRICK.

A terceira edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que será realizada de 28 de maio a 05 de junho, levará à capital paranaense uma programação mais do que especial, que inclui a Mostra Olhar Retrospectivo – Stanley Kubrick, com 9 dos mais importantes longas do cineasta.

Em cópias novíssimas e restauradas, serão exibidos os clássicos Glória Feita de Sangue, Medo e Desejo, O Grande Golpe, Dr. Fantástico, Nascido para Matar, Barry Lyndon, O Iluminado, Laranja Mecânica, de Olhos bem Fechados e 2001: Uma Odisseia no Espaço.

Para as demais mostras informativas e competitivas, grandes novidades nacionais e internacionais estão sendo cuidadosamente escolhidas pela curadoria, entre os mais importantes festivais do mundo.
Confira alguns dos filmes já confirmados para a versão 2014 do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba:

Bloody Beans (Loubia Hamra). Coprodução franco-argelina de 2013. Escrito e dirigido por Narimane Mari. Indicado aos prêmios de melhor filme de estreia no festival de Göteborg, e de melhor filme no Festival de Dubai. Participou dos festivais de Turim e Marselha. Na imaginação de um grupo de crianças, a guerra entre França e Argélia ganha contornos lúdicos e se transforma numa brincadeira infantil. Estreia no Brasil.

L for Leisure. EUA, 2014. Dirigido por Lev Kalman and Whitney Horn. Comédia independente sobre um grupo de estudantes em férias pelo mundo, entre 1992 e 1993. Estreia no Brasil.

El Futuro, Espanha, 2013. Direção de Luis López Carrasco. Indicado a Melhor Filme no Festival de Valdivia. Exibido nos Festivais de Locarno, Sevilla e Barcelona.
Espanha, 1982. Um grupo de jovens festeja a vitória do PSOE – Partido Socialista Obrero Español nas eleições gerais daquele ano. A tentativa de golpe de estado, abafada há apenas um ano, parece ter ficado definitivamente no passado. Mas muito ainda estava por acontecer com o país e sua juventude. Estreia no Brasil.

How to Disappear Completely, Filipinas, 2013. Direção de Raya Martin. Prêmio de Melhor Direção no Festival de Manilla. Exibido nos Festival de Locarno e Rotterdam. Drama de horror sobre uma garota, filha de pai alcoólatra e mãe fanática religiosa, que quer desaparecer da ilha onde mora. Estreia no Brasil.

Tudo isso mais palestras, debates, seminários, oficinas e o melhor do cinema mundial.

SOBRE O OLHAR DE CINEMA 2014
O objetivo do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é promover reflexões sobre o cinema e formar novos olhares, por meio de um destaque dado a curtas e longas metragens pouco comuns nas salas de cinema brasileiras.
Abrangendo várias expressões culturais, o festival busca uma seleção de filmes que se comuniquem entre si. A intenção é que a combinação de novos talentos, diretores veteranos, convidados prestigiados e o público presentes num mesmo lugar seja a alma do festival.

SERVIÇO:
Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
De 28 de maio a 05 de junho de 2014.
Realização: Grafo Audiovisual, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Patrocínio: VOLVO, BNDES
Apoio Cultural: SESI-PR
Apoio: Shopping Crystal, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba
Promoção: RPCTV e Gazeta do Povo