FESTIVAL DE SANTOS MISTURA CINEMA COM FUTEBOL.

É um momento de transição. O “Curta Santos” agora exibe também longas metragens, e muda seu nome para Festival de Cinema de Santos. Esta décima edição coincide festivamente com o centenário do Santos Futebol Clube, e a dupla efeméride foi amplamente aproveitada na abertura do evento, na noite de ontem (17).

Abertura, por sinal, que novamente deu um show de teatro, circo, dança, performances e, claro, cinema, diferenciando-se de tudo o que se faz no gênero em termos de Festivais de Cinema pelo Brasil. Capitaneado pelo mestre de cerimônias Supla, o show de abertura reuniu o presidente do Santos Futebol Clube, Luis Álvaro, veteranos do time (entre eles Serginho Chulapa, Edu e Pepe), cheerleaders alvinegras, a escola de samba Sangue Jovem, street-dance, patrocinadores e homengeados muitos especiais: o crítico de cinema e cronista esportivo Luiz Zanin, e a atriz Laura Cardoso(foto), ovacionada, que não conseguiu conter as lágrimas durante sua homenagem.

Foi uma noite “antropofágica”, como definiu o diretor de produção do festival, Junior Brassalotti.

OS FILMES

Os oito longas-metragens escolhidos para abrir esta nova etapa do Festival são inéditos no litoral de São Paulo:”Augustas”, de Francisco Cesar Filho; “Vou Rifar Meu Coração”, de Ana Rieper; “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”, de Beto Brant e Renato Ciesca; “Febre do Rato”, de Claudio Assis; “País do Desejo”, de Paulo Caldas; a “Laje dos Sonhos”, da diretora santista Raquel Pellegrini; “Colegas”, de Marcelo Galvão; e “Tropicalismo Now!, de Ninho Moraes e Francisco CésarFilho.

Além disso, a tradicional mostra competitiva de curtas-metragens permanece intacta. Ou melhor, atendendo aos pedidos do público e dos realizadores, o número de categorias dobrou. São elas: Olhar Brasilis, Videoclipe Brasilis, Olhar Caiçara, Videoclipe Caiçara, Minuto, Curta Escola, Curta Santos F.C. e Novos Olhares. Pelo segundo ano consecutivo, o Curta Santos foi o Festival que mais recebeu produções no Brasil, com mais de 820 inscritos.

O Curta Santos mantém ainda outras mostras paralelas, como a Matinê, voltada ao público infantil, a Curta Melhor Idade, voltada ao público da terceira idade e a Curta Galera, destinada a jovens e adolescentes. O evento também apresenta a Mostra Especial Selton Mello, exibida em razão da homenagem prestada ao ator e diretor brasileiro, considerado um dos mais importantes da nova geração.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DE HOJE, 18 de SETEMBRO:

10h – Teatro Guarany – Curta Escola
10h – Unimonte – Encontro do Fórum dos Festivais
10h – Unisanta – Mostra de Longas: ‘Laje dos Sonhos’
10h30 – Engenho dos Erasmos – Curta Galera
14h – Cine Arte Posto 4 – Panorama Selton Mello: ‘Jean Charles’
14h – Sesc Santos – Panorama Cinematográfico Nacional com Beto Brant
15h – Centro da Juventude da Zona Noroeste – Curta Galera
15h – Teatro Guarany – Curta Matinê
15h30 – Engenho dos Erasmos – Curta Galera
17h – Terminal Rodoviário – Videoclipe Caiçara
18h30 – Cine Arte Posto 4 – Panorama Selton Mello: ‘Jean Charles’
19h30 – Cine Roxy 5 – Mostra de Longas: ‘Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios’
22h – Cine Roxy 5 – Olhar Caiçara/Olhar Brasilis
23h – Torto MPBar – Vitrolada Especial

Celso Sabadin viajou a Santos a convite da organização do evento.
A foto é de Juh Guedes.