FESTIVAL DO PARANÁ DIVULGA VENCEDORES.

O longa paranaense “Mistéryos”, de Beto Carminatti e Pedro Merege – baseado na obra do escritor paulista Valêncio Xavier, venceu o prêmio de Melhor Direção da 3ª edição do ‘Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino’, pelo Júri Oficial que concedeu a produção cearense “O grão”, de Petrus Cariry o prêmio de Melhor Filme.

Já “Feliz Natal” – que marca a estréia do ator Selton Mello, na direção – recebeu os prêmios de Melhor Som (George Saldanha), Trilha Sonora (Plínio Profeta) e Atriz Coadjuvante (Darlene Glória). O também filme foi escolhido como Melhor pelo Júri Popular, além de receber com um Prêmio Especial concedido pelo Júri Oficial.

“Dossiê Rê Bordosa”, curta-metragem de Cesar Cabral, recebeu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro pelo Júri Oficial e de Melhor Curta pelo Júri Popular. Já “Tira os Óculos e Recolhe o Homem”, curta de André Sampaio, ganhou os prêmios de Melhor Filme e de Melhor Ator para Jards Macalé.

No último dia 12, a sessão de encerramento, exibiu os curtas de ficção produzidos no Paraná: “Satori uso”, de Rodrigo Grota e “Com as Próprias Mãos”, de Aly Muritiba.

Premiados – Longa-metragem – Melhor Som: George Saldanha, por “Feliz Natal”; Melhor Trilha Sonora: Plínio Profeta, por “Feliz Natal”; Melhor Direção de Arte: Cássio Amarante, por “Encarnação do demônio”; Melhor Montagem: Petrus Cariry e Firmino Holanda, por “O grão”; Melhor Fotografia: Luís Abramo, por “Fronteira”; Melhor Roteiro: Ezio Massa, por “Villa”; Melhor Ator Coadjuvante: Nanego Lira, por “O grão”; Melhor Atriz Coadjuvante: Darlene Glória, por “Feliz Natal”; Melhor Ator: Cláudio Gabriel e Sílvio Guindane, por “Alucinados”; Melhor Atriz: Débora Gómez, por “Fronteira”; Melhor Direção: Beto Carminatti e Pedro Merege, por “Mistéryos”; Melhor Filme: “O grão”, de Petrus Cariry; Prêmio Especial de Atuação: Rui Rezende (pelo conjunto da obra e pela posição de coveiro corcunda em “Encarnação do Demônio”); Prêmio Especial do Júri: “Feliz Natal”, de Selton Mello.

Premiados – Curta-metragem – Melhor Montagem: André de Campos Mello, por “O.D. Overdose Digital”; Melhor Direção de Arte: Rita Faustini, por “O Sete Trouxas”; Melhor Fotografia: Anderson Capuano e Ralf Tambke, por “Profetas da Chuva e da Esperança”; Melhor Roteiro: Leandro Maciel e Cesar Cabral, por “Dossiê Rê Bordosa”; Melhor Ator: Jards Macalé, por “Tira os Óculos e Recolhe o Homem”; Melhor Atriz: Laura Cardoso, por “Clarita”; Melhor Filme: “Tira os Óculos e Recolhe o Homem”, de André Sampaio; Melhor Direção: Cesar Cabral, por “Dossiê Rê Bordosa”.

Premiado – Voto Popular – Curta-metragem: “Dossiê Rê Bordosa”, de Cesar Cabral.

Premiado – Voto Popular – Longa-metragem: “Feliz Natal”, de Selton Mello.

Prêmio Anníbal Requião: Rodrigo Grota (personalidade paranaense de destaque nacional).

A edição 2008 do ‘Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino’ teve 242 filmes inscritos: 69 longas-metragens brasileiros (15 inéditos) e 173 curtas-metragens, e 16 curtas e longas latinos.

Na categoria longa-metragem, o júri foi composto por Orlando Senna (presidente do júri), Alejandro Saderman, Antonio Pitanga, Maria do Rosário Caetano e Solange Stecz.

Na categoria curta-metragem, a comissão julgadora foi formada por Joana Nin (presidente do júri), Giuliano Nandi e Alysson Muritiba.

A 3ª edição do ‘Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino‘ exibiu 11 longas-metragens – sendo oito brasileiros e três argentinos – e 22 curtas-metragens – todos inéditos no Paraná.

Toda a programação do festival era gratuita e reuniu um público estimado de dez mil pessoas.