FESTIVAL PORTUGUÊS FAZ PARCERIA COM ATIBAIA.

O cinema brasileiro é um dos grandes destaques da edição 2008 do FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora – que ocorre de 21 a 29 de novembro na Universidade de Évora, em Portugal. Isto porque o Brasil é o país convidado do evento, graças à parceria firmada com o Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, realizado no Estado de São Paulo.

Outro destaque será o encerramento do FIKE 2008, que apresentará uma homenagem ao grande cineasta lusitano Manoel de Oliveira, com a presença do realizador.

A competição internacional de curtas-metragens – o eixo central do FIKE – incluirá este ano 54 filmes de 20 países, selecionados a partir de 1.896 produções provenientes de 82 países. A mostra dos filmes em competição terá lugar no Auditório da Universidade com o canadense “Next Floor”, de Denis Villeneuve, premiado em Cannes.

O júri do FIKE 2008 – constituído pela atriz mexicana Letícia Gutierrez, pelo realizador húngaro Geza M. Toth, e pelo cineclubista açoreano Luís Pereira – atribuíra os prêmios nas competições nacional, internacional e especial. Será ainda atribuído o Prêmio Onda Curta, pela RTP, e o Don Quijote Award, pelo júri da Federação Internacional de Cineclubes.

A programação inclui ainda duas master-classes. A primeira, no dia 27, visa a divulgação das técnicas de animação digital e multimídia 3D, através da análise de um conjunto de obras do premiado realizador húngaro Geza M. Toth. A segunda, no dia seguinte, será apresentada por António Leal, coordenador do Fórum dos Festivais Brasileiros, e abordará os impactos econômicos e sociais dos festivais no Brasil.

Esta master-class integra-se na presença especial do Brasil nesta edição do certame, fruto de uma parceria entre o FIKE e a prefeitura e o Festival de Atibaia, em São Paulo. Essa presença será marcada ainda por uma mostra de curtas-metragens brasileiros.

Haverá também um seminário dedicado à discussão dos problemas da produção no imenso mercado da lusofonia. O seminário, a realizar no dia 29, contará com a participação de Sílvio Da-Rin, Secretário de Estado do Audiovisual do Ministério da Cultura.

No encerramento, haverá no Teatro Garcia de Resende uma homenagem a Manoel de Oliveira, que estará presente para dialogar com o público.

Mais informações no site www.fikeonline.net/2008

Festival Internacional de Atibaia 2009
www.festivaldeatibaia.com.br