FESTIVAL RUSSO, AGORA PRESENCIAL.

De 23 a 26 de junho, em São Paulo, no Petra Belas Artes, acontece a nova edição Russian Film Festival “Volta ao Mundo”. Este é o terceiro ano consecutivo do evento no Brasil, mas pela primeira vez, o público poderá assistir aos filmes no cinema.  A programação inclui três longas-metragens dirigidos por mulheres e um documentário sobre o grande cineasta russo Andrei Tarkovsky, cujo 90º aniversário será celebrado neste ano.
Os filmes serão exibidos em russo com legendas em português.
O público brasileiro conhecerá ainda mais de perto o trabalho das diretoras russas. Em 2021, quando o Russian Film Festival foi realizado online no Brasil, segundo os resultados do festival, os filmes mais vistos foram dirigidos por mulheres. A escolha desses filmes para o programa do RFF no Brasil e o interesse do público local por eles não é acidental: na América Latina, o tema da liderança feminina é muito relevante: há alguns anos, a região é famosa pelo maior número das mulheres na política; e as mulheres também são bastante ativas em outras áreas de atividades sociais e culturais.
Confira a programação do Russian Film Festival “Volta ao Mundo”:
“Um Fôlego” (dirigido por Elena Khazanova, 2020) é um drama esportivo baseado na história de vida da �rainha do mergulho livre Natália Moltchanova. Ela começou a praticar esse esporte radical apenas aos 40 anos, conseguiu estabelecer mais de 40 recordes mundiais, se tornou multicampeã mundial, e fundou a Federação de Freediving na Rússia. Este é o primeiro longa-metragem russo rodado em alto-mar a uma profundidade de 100 metros.
“Quero Casar” (dirigido por Sonya Karpunina, 2022) é uma comédia romântica sobre uma jornalista que tem tudo conforme o planejado: um trabalho de apresentadora na TV, um noivo rico e bem-sucedido. Porém, o plano se arruína quando um encontro casual desencadeia uma série de eventos que mudam completamente sua vida,
“A Primeira Neve” (dirigido por Natália Konchalovskaya, 2021) é uma tragicomédia sobre a relação entre mãe e filha. A obra levanta questões filosóficas e sociais relacionadas não se depender de ideias convencionais sobre o sucesso e felicidade. O filme é a estreia da filha do famoso diretor russo Andrei Konchalovsky, cujos filmes foram indicados ao Oscar três vezes.
“Andrei Tarkovsky. O cinema como oração” (dirigido por Andrei Tarkovsky Filho, 2019) é um documentário sobre o grande cineasta russo Andrei Tarkovsky, que teve grande influência na cultura mundial. Esta é uma crônica inédita, na qual o mestre fala sobre arte, espiritualidade e busca criativa. No ano do 90º aniversário do realizador é uma boa oportunidade para redescobrir a sua obra. O filme foi exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em 2019, e concorreu na Competição Novos Diretores (indicação de Melhor Filme), e também concorreu ao Prêmio de Melhor Documentário (Clássicos de Veneza) no 76º Festival de Cinema de Veneza.
Horários de exibições no cinema Petra Belas Artes:
Quinta-feira, 23 de junho
19h00 Andrei Tarkovsky. O cinema como oração
Sexta-feira, 24 de junho
19h00 Um fôlego
Sábado, 25 de junho
19h00 A Primeira Neve
Domingo, 26 de junho
19h00 Quero casar
Ingressos disponíveis na bilheteria do cinema Petra Belas Artes. São Paulo.