FESTIVAL RUSSO COMEÇA DIA 16. TUDO GRÁTIS, CAMARADA!

De 16 de setembro a 10 de outubro, oito filmes russos de diferentes gêneros, incluindo estreias deste ano, estarão disponíveis gratuitamente para todo o público brasileiro.

De volta ao Brasil, a segunda edição do Festival de Cinema Russo no Brasil promete novos encontros com os personagens do cinema russo, histórias poderosas e fortes emoções para todos os espectadores, em sessões transmitidas pela Supo Mungam Plus, em parceria com a Spcine Play, pelo link www.spcineplay.com.br.

O Planeta Tela publicará críticas diárias dos melhores filmes.

Conheça abaixo os filmes que integram esta edição:
DOUTORA LIZA (Doctor Liza)

Ano: 2020

Gênero: drama biográfico

Direção: Oksana Karas

Elenco: Andrey Burkovskiy, Chulpan Khamatova, Konstantin Khabenskiy, etc.

Duração: 120 min

Sinopse: Um dia na vida de Elizaveta Glinka, filantropa e fundadora do grupo de caridade “Ajuda Justa”. Ela planejava comemorar seus 30 anos de casamento em família, mas mesmo em um dia desses, ela não consegue desligar o telefone. A Doutora Lisa precisa ir à ferroviária para alimentar os sem-teto e visitar o Dr. Shevkunov, um amigo, para pegar morfina e dar a uma criança doente terminal. Por todo esse tempo, ela é vigiada pela polícia, cuja atenção tem sido atraída por essa filantropa extremamente enérgica, há muito tempo.

 

A HISTÓRIA DE UMA NOMEAÇÃO (The Story of an Appointment)

Ano: 2018

Gênero: drama histórico

Direção: Avdotia Smirnova

Elenco: Evgeni Kharitonov, Aleksei Smirnov, Filipp Gurevitch, Irina Gorbatchova

Duração: 112 min

Sinopse: Uma história pungente e trágica sobre eventos dos quais o próprio conde Liev Nikolaevitch Tolstói é um participante. O tenente da capital, Grigory Kolokoltsev, inspirado por ideias avançadas, é enviado para servir em um regimento de infantaria, no qual ocorre um crime de guerra. O soldado, sobre cujos ombros recai a culpa, enfrenta um tribunal militar. Kolokoltsev pede ajuda ao conde Tolstói, que decide proteger os inocentes. Uma história comovente sobre a complexidade das escolhas e a lealdade aos próprios ideais. Baseada em eventos reais.

 

KID-E-CATS (Kid-E-Cats)

Gênero: animação

Criada por: Dmitri Vysotsky

Duração: 82 min

Sinopse: “Kid-E-Cats” é uma história sobre o dia a dia, relações e aventuras de três pequenos gatinhos curiosos: o gatinho Cookie, seu irmãozinho Pudim e sua irmãzinha, Candy. Na sua grande família, a vida nunca para: juntos, eles aprendem a expressar suas emoções, a apoiar-se mutuamente e a encontrar saídas para quaisquer situações, mesmo difíceis à primeira vista, com a ajuda da imaginação e dos conselhos dos pais. A série de animação é exibida no Brasil pela TV Cultura e o Festival de Cinema Russo apresenta uma compilação com 5 episódios.

 

LUTA (Voy)

Ano: 2019

Gênero: documentário

Direção: Maksim Arbugaev

Duração: 78 min

Sinopse: LUTA é um documentário sobre futebol, mas não sobre aquele que estamos acostumados a assistir na TV ou jogar no quintal. É sobre o futebol no qual os jogadores são totalmente cegos. O filme fala sobre a seleção russa paralímpica de futebol para cegos, que se prepara para o evento mais importante de suas vidas, o Campeonato Europeu. A equipe tem apenas um objetivo, ganhar ouro a qualquer custo! Na preparação para o campeonato, o treinador e os jogadores enfrentam obstáculos significativos, que podem colocar seus sonhos em risco.

 

MASHA (Masha)

Ano: 2020

Gênero: drama

Direção: Anastasiya Palchikova

Elenco: Maksim Sukhanov, Anna Chipovskaya, Polina Gukhman, Aleksandr Mizev

Duração: 84 min

Sinopse: Masha, uma menina de 13 anos, cresceu entre um ringue de boxe e as ruas de uma cidade russa provinciana, nos turbulentos anos 90. Seus amigos mais próximos são jovens que matam, roubam, assaltam e são odiados por toda a cidade. Mas para a menina, são o sal da terra e uma família que a ama e protege. Masha revela interesse pelo jazz e sonha em se tornar cantora. Tempos depois, Masha deixa sua cidade natal e se muda para Moscou, para tentar começar uma nova vida. Mas quando o passado a alcança, Masha se vê obrigada a retornar ao lugar onde passou sua infância.

 

NA PONTA (On the Edge)

Ano: 2020

Gênero: ação/ drama

Direção: Eduard Bordukov

Elenco: Svetlana Khodchenkova, Stasya Miloslavskaya, Sergei Puskepalis, Alexey Barabash, etc.

Duração: 115 min

Sinopse: A melhor esgrimista de sabre do mundo, Alexandra Pokrovskaya, é famosa, rica e feliz. Para entrar na história, ela só precisa dar um último passo: conquistar o ouro olímpico. Porém, seu caminho cruza o de Kira Egorova, uma garota provinciana de dezenove anos, que conquista Moscou da noite para o dia. Kira vence todas as competições e não sai das capas de revistas, ocupando o lugar de Pokrovskaya.

Um confronto feroz começa, não apenas em torneios, mas também na vida real. As duas garotas são obcecadas pela vitória, e parece que nada pode detê-las. O mundo inteiro, com a respiração suspensa, observa o brilho de suas lâminas afiadas. E cada vez fica mais óbvio: esta luta está indo longe demais.

 

PARENTES (The Relatives)

Ano: 2021

Gênero: comédia, drama

Direção: Ilya Aksyonov

Elenco: Sergey Burunov, Irina Pegova, Sergey Shakurov, Semyon Treskunov, Liza Monetochka , Nikita Pavlenko, Katerina Bekker

Duração: 100 min

Sinopse: Certa manhã, um pai de família decide realizar seu sonho de toda a vida: ir com sua família ao Festival Grushinsky para apresentar sua música. A família é forçada a aceitar o desejo de um pai tirano e embarcar em uma viagem por toda a Rússia. No caminho, enfrentam aventuras e vários desafios, passando por uma prova de amor em seu relacionamento, além de um importante encontro, que o pai esperou por vinte anos.

 

SHEENA 667 (Sheena 667)

Ano: 2019

Gênero: drama

Direção: Grigoriy Dobrygin

Duração: 97 min

Elenco: Yuliya Peresild, Vladimir Svirskiy, Jordan Frye, Yury Kuznetsov, Nadezhda Markina, Pavel Vorozhtsov

Sinopse: A cidade de Vyshny Volochyok tem como características estradas quebradas, neve e neblina. Na periferia, há um centro automotivo onde moram e trabalham o casal Olga e Vadim. Os dois têm um pouco mais de trinta anos, são pessoas simples e sérias, compartilhando alegrias e tristezas um com o outro – até o momento em que na vida deles aparece um intruso: a internet.

 

Sobre a ROSKINO
ROSKINO é um órgão estatal que representa a indústria russa de conteúdo audiovisual nos mercados internacionais; uma operadora nacional para a promoção de filmes, séries e animações, bem como para o potencial criativo de talentos russos no exterior e oportunidades de coprodução dentro da Rússia. A ROSKINO também atua como especialista do mercado e conselheira para criadores de conteúdo russo em sua promoção internacional; organiza programas de educação e coaching sob medida para produtores, diretores e atores russos. A ROSKINO promove o conteúdo russo nos principais mercados e festivais internacionais de cinema e organiza o Festival de Cinema Russo no exterior.

 

Sobre o Festival de Cinema Russo
Festival de Cinema Russo é um projeto organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa. O RFF tem como objetivo conhecer os espectadores estrangeiros e apresentar a eles uma variedade de conteúdo russo contemporâneo, de longas-metragens a documentários e animações. Em 2020, o festival foi realizado em quatro países (Austrália, México, Espanha e Brasil) em formato online, reunindo mais de 120 mil espectadores.
Em 2021, o RFF aconteceu na Argentina, Chile, Uruguai, Cazaquistão e Coreia do Sul. Para a indústria cinematográfica russa, este é o primeiro projeto online voltado a um grande público internacional.

SERVIÇO:

FESTIVAL DE CINEMA RUSSO/ RUSSIAN FILM FESTIVAL

DE 16 de Setembro a 10 de Outubro

Parceria ROSKINO e Spcine  

Exibições Gratuitas – www.spcineplay.com.br