FESTIVAL VARILUX TEM PROGRAMAÇÃO GRATUITA ATÉ 28/11.
Além de uma programação de filmes inéditos e com passagens pelos principais festivais do mundo, como Cannes e Veneza, a 15ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês apresenta ainda uma série de atividades gratuitas para os apaixonados por cinema em São Paulo. Todas as atividades têm entrada franca e são sujeitas à lotação. O Festival Varilux ocorre entre 7 e 20 de novembro, com exibição de 20 filmes em 60 cidades e 110 salas de cinema do país. A programação completa do Festival Varilux está em https://variluxcinefrances.com/2024/
Pela segunda vez, o Varilux apresenta uma Mostra de Realidade Virtual, com oito filmes em 360º desenvolvidos por líderes em inovação audiovisual na França. Integrantes nas últimas três edições do Venice Immersive, do Festival de Veneza, as obras premiadas participaram do evento em 2024. As sessões contam com cadeiras giratórias e óculos de realidade virtual no Espaço Augusta de Cinema, de 7 a 13 de novembro, e no Centro Cultural São Paulo, de 21 a 28 de novembro, sempre de 14 às 21h.
Sobre Jean-Michel Frodon
Jean-Michel Frodon é jornalista, crítico de cinema, professor em Sciences Po Paris e professor honorário na Universidade de Saint Andrews (Escócia). Foi responsável pelas páginas de cinema do jornal Le Monde e foi diretor da famosa revista Les Cahiers du Cinéma. Atualmente colabora regularmente com os sites de informação Slate.fr e AOC, e com inúmeras publicações francesas e estrangeiras. Todos os seus textos estão acessíveis no seu blog "Projection Publique". É autor ou realizador de cerca de trinta obras sobre cinema, incluindo «O cinema francês, da Nouvelle Vague até hoje», «A projeção nacional», «O cinema e a Shoah», «Robert Bresson», «Conversa com Woody Allen», «O cinema chinês», «Deleuze e as imagens», «A arte do cinema», «O Mundo de Jia Zhang-ke», «Cinemas de Paris», «Chris Marker», «13 Ozu», «Abbas Kiarostami, obra aberta», «O cinema à prova da diversidade». É também curador de exposições, autor de videoinstalações e programador.
Sobre Gabriela Carneiro da Cunha
Gabriela Carneiro da Cunha é uma artista brasileira e ativista ambiental que atua há mais de 10 anos com a Amazônia brasileira. É sócia da Aruac Filmes, produtora independente de cinema, e idealizadora do Projeto Margens – Sobre Rios, Buiúnas e Vaga-lumes, dedicado à criação artística a partir da escuta do testemunho de rios brasileiros em situação de catástrofe. Em 2024, lançou o filme « A Queda do Céu », seu primeiro longa-metragem como diretora e codirigido e produzido com Eryk Rocha. Essa coprodução entre Brasil, Itália e França, foi selecionada na Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes 2024.
O FESTIVAL
O Festival Varilux ocorre entre 7 e 20 de novembro em 60 cidades e 110 cinemas de todo o Brasil. Nesta edição, o ícone do cinema francês Alain Delon, morto em agosto último, será homenageado com a exibição de “O Sol por Testemunha, longa de 1960 dirigido por de René Clément, e serão apresentados 19 filmes inéditos e recentes que integraram os principais festivais do mundo, como Cannes, Veneza e San Sebastián. O evento é o maior festival de cinema francês fora da França, com mais de 2 milhões de espectadores desde sua criação.
Para apresentar os filmes desta edição, sete convidados estarão em São Paulo e no Rio de Janeiro: os diretores Matthieu Delaporte e Xavier Legrand; as atrizes Marie-Josée Croze e Jeanne Boudier; os atores Raphaël Personnaz e Patrick Mille e o roteirista Marc Salbert.
Serviço:
São Paulo:
Mostra Realidade Virtual
7 a 13 de novembro – 14 às 21h
Espaço Augusta de Cinema –
- Augusta, 1475
Entrada franca
21 a 28 de novembro – 14 às 21h.
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Entrada franca
Para informações sobre o festival, basta acessar: https://variluxcinefrances.com/2024/
Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:
Instagram / TikTok / Facebook / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances
hashtag: #FestivalVarilux