FIESP E SESI ESCOLHEM OS MELHORES DO CINEMA PAULISTA DE 2008.

Pela quinto ano consecutivo, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e o SESI-SP homenagearam os melhores do cinema paulista através da entrega do Prêmio FIESP/SESI-SP. O grande vencedor da noite desta terça-feira (24) foi Ensaio Sobre a Cegueira, que recebeu quatro premiações: melhor filme, melhor direção (Fernando Meirelles), montagem (Daniel Rezende) e fotografia (César Charlone, ABC).
O longa-metragem Chega de Saudade se destacou ao conquistar três prêmios, nas categorias de melhor roteiro (Luiz Bolognesi), melhor atriz coadjuvante (Clarisse Abujamra) e melhor trilha sonora (BiD).
Já consagrado por seu repertório de terror, José Mojica Marins (foto), o popular Zé do Caixão, ficou com o prêmio de melhor ator, deixando para trás Leonardo Medeiros e Mark Rufallo. O filme Encarnação do Demônio obteve também o prêmio de melhor direção de arte (Cassio Amarante).
O prêmio de melhor atriz foi conquistado por Rosanne Mulholland (Falsa Loura), que superou Cléo de Paris e Cássia Kiss. Na categoria de ator coadjuvante foi escolhido Milhem Cortaz por sua atuação em Nossa Vida Não Cabe Num Opala.
O curta-metragem vencedor foi Dossiê Re Bordosa, animação inspirada nos quadrinhos do cartunista paulistano Angeli.

Os vencedores desta edição foram definidos por um júri oficial, composto por três integrantes: Erica Bernardini, representante da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Rodrigo Matias, representante da Sabesp, e Sueli Yamauti, gerente de programação do Centro Cultural Banco do Brasil.
Já a seleção dos finalistas foi realizada por um júri popular, que conferiu os 25 concorrentes em mostra gratuita, realizada entre 2 e 18 de março. Foram registrados cerca de 3 mil espectadores em 125 sessões. E foram quase 50 mil votos do público, dos quais 2.237 em cédulas e 47.204 via internet.
O V Prêmio FIESP/SESI-SP do Cinema Paulista é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, do Serviço Social da Indústria (SESI-SP) e do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp). Seu objetivo é incentivar a produção cinematográfica paulista, divulgar o cinema brasileiro e formar novas platéias.

Vencedores:

· Melhor Filme
- Ensaio Sobre a Cegueira

· Melhor direção
- Fernando Meirelles – Ensaio Sobre a Cegueira

· Melhor Ator
- José Mojica Marins – Encarnação do Demônio

· Melhor Ator Coadjuvante
- Milhem Cortaz – Nossa Vida Não Cabe Num Opala

· Melhor Atriz
- Rosanne Mulholland – Falsa Loura

· Melhor Atriz Coadjuvante
- Clarisse Abujamra – Chega de Saudade

· Melhor roteiro
- Luiz Bolognesi – Chega de Saudade

· Melhor Fotografia
- César Charlone, ABC – Ensaio Sobre a Cegueira

· Melhor Montagem
- Daniel Rezende – Ensaio Sobre a Cegueira

· Melhor Direção de Arte
- Cássio Amarante – Encarnação do Demônio

· Melhor Trilha Sonora
- BiD – Chega de Saudade

· Melhor Curta
- Dossiê Re Bordosa