Filmes brasileiros são selecionados no Festival de Toulouse

Os filmes “A Casa de Alice”, de Chico Teixeira, e “Baixio das Bestas”, do cineasta pernambucano Cláudio Assis (Amarelo Manga), serão os representantes brasileiros no 19ª Festival de Cinema de Toulouse, na França. A mostra competitiva, toda dedicada ao cinema latino, será realizada entre os dias 16 e 25 de março.
Não é a primeira vez que os longas em questão participam de festivais internacionais. “A Casa de Alice” foi exibido no último Festival de Berlim e “Baixio das Bestas” venceu o 36º Festival de Roterdã, no começo de fevereiro deste ano.
Em entrevista coletiva realizada ontem (28), em Paris, a diretora do festival, Esther Saint-Dizier, anunciou a programação com quase 200 filmes. Além dos brasileiros, também estão na competição os argentinos Ciudad en Celo, de Hernán Gaffet, e La Marea, de Diego Martínez Vignatti; os mexicanos El Cobrador, de Paul Leduc, e Familia Tortuga, dirigido por Rubén Imaz Castro; e o cubano Madrigal, de Fernando Pérez.
Homenagem – O ator Lázaro Ramos será homenageado dentro da mostra Negro Brasil, sobre a presença negra no cinema brasileiro. Considerado um dos melhores atores de sua geração, Lázaro Ramos é uma das estrelas do cinema nacional recente com participações marcante em longas como “Madame Satã”, ”O Homem que Copiava” e “Cafundó” .