FILMES DA ÁFRICA, CARIBE E BRASIL SE DESTACAM NA MOSTRA “IMAGEM DOS POVOS”, EM MINAS.

Poucas coisas representam tão bem uma época, um povo ou um contexto social como o Cinema. A quinta edição da Mostra Internacional Audiovisual Imagem dos Povos traz um panorama diverso e multicolorido da produção cinematográfica da África, do Caribe e do Brasil. Em comum, os filmes tem a fonte de financiamento e modelo de produção: todos foram realizados com apoios de fundos franceses de fomento ao audiovisual.

A Mostra leva a Belo Horizonte filmes – a maioria inédita no país – realizados com recursos dos fundos franceses de apoio. A exibição está dividida em 4 programas: Imagens da África; Imagens do Caribe; Imagens do Brasil e Imagens de Minas, que celebram a diversidade artística e cultural dessas regiões

Alguns dos principais realizadores africanos e caribenhos estarão em Belo Horizonte apresentando seus filmes e trocando experiências com produtores e com o público brasileiro. O cineasta Gaston Kaboré, de Burkina Faso, não apresentará nenhum trabalho inédito, mas estará na cidade para falar não apenas da sua experiência como cineasta, mas também do seu trabalho como fundador do instituto Imagine e como militante do cinema. O cineasta participará de uma sessão comentada de “Buud Yam”, de 1997, seu filme internacionalmente mais conhecido. Outra homenagem será para a argelina Djamila Sahraoui, com a exibição de “Barakat!”, de 2006, aclamado pela crítica internacional.

O “Imagem dos Povos” é uma mostra audiovisual que anualmente busca conectar produções de diferentes partes do Brasil e do mundo. Em sua quinta edição, aborda os modelos de co-produção da França com países da África, Caribe e América Latina. Em edições anteriores, a mostra buscou relacionar a produção audiovisual de Minas Gerais com o cinema Neozelandês. Também promoveu um intercâmbio entre as produções da China e de Pernambuco; do Japão com a Amazônia e da Índia com o Rio Grande do Sul, sempre com o objetivo de levar ao público produções contemporâneas de regiões do mundo cujo acesso é restrito no nosso país.

Co-produção

O Seminário Internacional Imagem dos Povos, realizado em Belo Horizonte entre os dias 15 e 17 de julho, promoveu o encontro entre diretores e produtores brasileiros e representantes de fundos franceses de financiamento e apoio ao audiovisual para a apresentação de possibilidades de co-produção entre os dois países. A França tem grande tradição em financiamento e co-produção com vários países do mundo.

No Brasil a experiência já teve resultados significativos. O filme “Joana Francesa”, de Cacá Diegues, estrelado por Jeanne Moreau, foi realizado num modelo de co-produção e com a utilização de recursos franceses. A obra é um símbolo do intercâmbio entre a Nouvelle Vague francesa e o Cinema Novo brasileiro. Outros filmes brasileiros, como “Central do Brasil”, de Walter Sales, “Madame Satã”, de Karim Ainuoz, e “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergale, também foram realizados em parceria com fundos franceses de financiamento.

O Fespaco – Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Uagadugu -, criado em 1969 e realizado bienalmente, é a mais importante janela de exibição e espaço de desenvolvimento do cinema africano, realizado em Burkina Faso. Na edição desse ano, uma expressiva parcela dos filmes apresentados foram resultados de parcerias franco-africanas.

Imagens da África

Os filmes reunidos nessa seleção estão divididos em três programas: Imagens do Magreb, que reúne filmes do Marrocos, da Tunísia e do Egito; Imagens da África Negra, composto de produções do Senegal, de Camarões, do Mali e de Burkina Faso; e Imagens da África do Sul, que reúne três filmes, coincidentemente ambientados num mesmo momento histórico: o fim do regime do apartheid e a ascensão do CNA ao poder na África do Sul.

Em Imagens do Magreb, destaca-se “Whatever Lola Wants – O que Lola quer”, do marroquino Nabil Ayouch. Uma narrativa ágil e sedutora que parte das ruas de Nova York para chegar às tradições modernas do Egito colonizado do início do século XX. A história se constrói a partir das contradições entre o pensamento conservador e um mundo cada vez mais globalizado. Já o diretor egípcio Hamed Atef usa cores mais fortes para retratar o universo das tribos de rua do Cairo contemporâneo em “Al Ghaba – Les Démons du Caire – Os Demônios do Cairo”. Dois filmes argelinos merecem atenção especial: La Maison Jaune (A Casa Amarela) e Mascarades (Mascarados) .

1 – Imagens do Magreb

• Whatever Lola Wants (O que Lola quer)
2007, Marrocos, 115 minutos. Direção Nabil Ayouch
Elenco: Achmed Akkabi, Milia Ayache, Assaad Bouab, Ahmed Boulane, Jennica Carmona, Myriam Fakhr Eddine, Abdellatif Khamouli.

Lola vive em Nova Iorque, onde trabalha no correio. Ela sonha em se tornar dançarina. Seu amigo gay Youssouf lhe fará descobrir a história de Ismahan, a lendária dançarina egípcia. A partir de então o projeto de vida de Lola é tornar-se uma bailaria tão fascinante quanto
Ismahan. Mas este projeto é capaz de superar todos os obstáculos, inclusive aqueles ocasionados por um desilusão amorosa?

• Mascarades (Mascarados)
2007, Argélia, 92 minutos. Direção Lyes Salem.
Elenco: Lyes Salém, Sarah Requiea, Mohamed Bouchaib.

Mounir Mekbel vive com sua família em uma pequena vila. Muito orgulhosa e confiante quanto a si própria. Ela possui um sonho: casar-se, mas a vila inteira acredita que ela terminará solteira. Uma noite, Mounir volta embriagada da cidade e anuncia que achou um rico pretendente. E a organização da cerimônia começa… só que sem o marido !

• La Maison Jaune (A Casa Amarela)
2007, Argélia , 84 minutos. Direção Amor Hakkar.
Elenco: Aya Handi, Tounès Ait-Ali, Amor Hakkar , Bissa-Ratiba Ghomrassi.

Aya, uma jovem garota de doze anos esta trabalhando em uma terra árida nas montanhas. Uma viatura da polícia se aproxima. Um dos policiais lhe entrega uma carta e lhe informa que seu irmão, que prestava o serviço militar, morreu em um acidente. Pilotando seu triciclo, o pai, um camponês modesto de Aurès, sai em busca do corpo do filho.Junto do corpo esta uma fita de vídeo. Aurès com a ajuda da filha Aya tentará de todas as formas tirar sua esposa Fátima da profunda tristeza em que mergulhou até o final surpreendente

• Al Ghaba (Les Demos du Caire/ Os Demônios do Cairo)
2008, Egito, 92 minutos. Direção Ahmed Atef .
Elenco: Reham Abdel Ghaffour, hanan Metawie, Ahmed Azmi.

Os personagens são de dois ambientes diferentes. O primeiro diz respeito a vida de Turbini, individuo violento que recorre a todo tipo de arma e que não hesita em fazer sofrer seus camaradas. Do lado oposto, Hamossa. Dotado de uma prodigiosa inteligência ele está a serviço da policia em troca de poder exercer suas atividades de traficante de drogas. Ele é considerado um verdadeiro Deus em seu meio. Foi ele quem denunciou Turbini à polícia.

• Shtar M’Haba (L’autre Moitié du Ciel/ A Outra Metade do Céu)
2008, Tunísia, 93 minutos. Direção Kalthoum Barna.
Elenco: Younès Ferhi, Sana Kassous, Mourad Meherzi, Féthi Messelmani, Sihem Msaddek, Ayham Kamel.

Com 20 anos, Sélim e Sélima são gêmeos que moram na Tunísia com seu pai, Ali, advogado que trabalha banca de advogados na cidade. Sua mãe morreu ao colocá-los no mundo. Um dia, Sélima descobre que as mulheres herdam apenas a metade da parte do irmão; ela, então, interroga o pai que lhe recita a passagem do Corão onde emana esta lei incontestável. Ali morre, Sélim aplica a lei e migra para o exterior com sua parte da herança. O que acontecerá á Sélima?

• Sektou (Ils Se Sont Tus / Eles se Calaram)
2009, Argélia, 18 minutos. Direção: Khaled Benaissa.
Elenco: Zahir Bouzrar, Hichem Mesbah

Após uma longa noite de trabalho, Smain não pensa em outra coisa que não a sua cama. Enfim um sono profundo e repousante!
Mas, para sua infelicidade, a extraordinária cama se transforma em um quarto no terceiro andar de um prédio no centro de uma vila mediterrânea. Agora as coisas se complicam para Smain. Pois o sono é um sonho, e este sonho um pesadelo…

• Barakat! (Barakat!)
2006, Argélia, 94 minutos. Direção: Djamila Sahraoui
Elenco: Rachida Brakni, Fettouma Bouamari, Zahir Bouzrar.

Amel é médica de emergência num hospital na Argélia. Ela se esforça, na medida do possível, para conciliar sua profissão e sua juventude, apesar da guerra civil. Uma noite, voltando para casa, Amel constata que seu marido jornalista desapareceu e decide partir a sua procura. Vai acompanhada de Khadidja, uma enfermeira que, em sua juventude, ficou conhecida nos combates pela independência.

2 – Imagens da África Negra

No programa Imagens da África Negra, o destaque fica por conta de “Fantan Fanga – O Poder dos Pobres”, dos malineses Adama Drabo e Ladji Diakiteé. Partindo do assassinato de um albino por caçadores de cabeças de albinos, o filme traça um panorama dos imbricamentos da política, das artes, da cultura e das complexas tradições do povo do Mali.

• Fantan Fanga (Le pouvoir des Pauvres / O Poder dos Pobres)
2008, Mali, 90 minutos. Direção de Adama Drabo e Ladji Diakite.
Elenco: Djenebou Kone, Souleymane Diakité, Durée Length.

Adama, um albino, é pego por caçadores de cabeça de albinos, assassinos que após seus crimes, dominam o campo. Daouda consegue fotografar os bandidos. Fafa, outro albino e amigo do defunto, lança avisos de procura do corpo da vítima. Ele interpela douga, o chefe de polícia, mas este último, face ao caráter explosivo do dossiê, confia as buscas à Fily, uma jovem inspetora inexperiente. Não há a menor chance de se enterrar Adama sem sua cabeça… Se não, a desgraça atingira todo o país.

• Le Feux du Mansaré (Os fogos de Mansaré)
2008, Senegal, 90 minutos. Direção Mansur Sora Wade.
Elenco: Ibrahima Mbaye, Khady Ndiaye Bijou, Cham Joola Marie Diouf, Elhadj Dieng Blanc, Aïcha Emile Adams, Caroline Termoz, Renaud Farah, Claudie Rita Sahna.

Mathias retorna com triunfo à Mansaré, sua cidade natal, após fazer fortuna no estrangeiro em alguns anos. Ele quer fazer negócios e se casar com Nathalie que lhe fora prometida no nascimento, mas dá de frente com a resistência da jovem garota, apaixonada por Lamine, um muçulmano, amigo de Mathias que, por sua vez, é cristão. Entre os dois homens e, paralelamente, entre as duas comunidades, a tensão sobe. Quando Nathalie foge, no dia de seu casamento, Mathias resolve revirar a cidade de ponta à cabeça para encontrá-la, mais por orgulho do que por amor.

• L’absence (A Ausência)
2008, Senegal, 84 minutos. Direção: Mama Keita.
Elenco: William Nadylam, Ibrahima Mbaye, Mouss Diouf, Mame Ndoumé Diop, Jackie Tavernier

Após uma longa estadia na Europa, Adama volta para casa. As lembranças de sua infância o reenviam, dolorosamente, à imagem de seus pais que partiram para o outro lado. Neste contexto, vazio de afetividade, somente sua avó e sua irmã preenchem seu cotidiano. Ele descobre, uma noite, que sua irmã surda-muda se entrega à prostituição.

• Ma Saah-Sah (Ma Sâ Sâ)
2008, Camarões, 95 minutos. Direção Daniel Kamwa.
Elenco: Abdel Aziz Nchankou, Mfouemou Béa Flore , Adamou Njoya.

A ação acontece na região de Bamoun, no Camarões. Nchare tem apenas 16 anos quando seu pai morre. Ele é acolhido por seu tio Achirou e se muda para uma nova aldeia onde, desde sua chegada, ele troca olhares com uma adolecente de 14 anos chamda Mapon. É o começo de um amor recíproco. Ao se tornar adulto e escultor de bronze, Nchare quer merecer ser o noivo oficial de Mapon, mas um rumor tenaz faz pairar a dúvida sobre sua circuncisão. Ele tem que rivalizar com outros pretendentes durante o ritual periódico da dança da sedução, sob os olhos dos habitantes da aldeia e na presença de « Nji-Mâh´Nkam », o Grande Dignitário da mesma. Pouco após a celebração de noivado no respeito das tradições locais, Nchoutpouen, a mãe de Mapon, dá à luz ao seu quarto filho. A criança logo adoece, levando Moumpain, o pai, a aceitar a ajuda financeira de um generoso homem de negócios chamado Moluh. Este último não tarda à pretender que Mapon seja sua quarta esposa, tornando-se um inesperado rival para Nchare. Mapon fica encurralada em uma estranha situação, onde seu pai, além de negar a promessa feita à Nchare, tende a empurrá-la nas mãos de Moluh, o qual ela não deseja, se quer, encontrar. Ela consegue com o Grande Dignatário a promessa de que ele faria com que seu pai voltasse à razão. Mas, ao mesmo tempo, o irredutivel Moluh que, por acaso é o deputado local, busca afastar definitivamente Nchare causando uma intriga na qual este seria presumidamente acusado de roubo… À menos que não se produza uma surpresa de última hora.

• Danse sacrée à Yaka (Dança Secreta em Yaka)
2008 , Burkina Faso, 87 minutos. Direção Guy-Désiré Yaméogo.

Binéta, uma jovem estudante, mora com seus pais em Yaka, uma pequena vila de Burkina. Uma noite, voltando da aula, ela descobre que se casará com Baldé, um velho tabelião da vila. Bénita foge de casa e se instala na cidade. Em sua ausência, o casamento é celebrado e os fetiches da vila se tronam testemunhas desta nova união. Pouco tempo depois, Baldé morre. Em Yaka, em circunstâncias parecidas, a viúva do interessado deve dansar em um ritual para o repouso da alma de seu marido. Convocada, Binéta se recusa a voltar à vila, pois, pra ela, o casamento nunca aconteceu. É o começo de uma série de eventos que a mergulham em uma tormenta.

• Buud Yam
1997, Burkina Faso, 99 minutos. Direção: Gaston Kaboré.
Elenco: Serge Yanogo, Amssatou Maiga, Sévérine Ouddouda.

Wend Kuuni foi encontrado quase morto na selva quando era criança e foi adorado por uma família. Apesar de ter sido aceito pela comunidade da aldeia continua a ser tratado como um forasteiro. A vida em família decorre serena até o dia que Poghnéré, sua irmã adotiva, fica gravemente doente. Wend Kuuni parte em busca de um curandeiro lendário para salvar sua irmã da morte. Sai então de sua aldeia adotiva e começa uma jornada iniciática que o conduzirá rumo às suas próprias raízes

3 – Imagens da África do Sul

O programa Imagens da África do Sul trata de um dos acontecimentos mais importantes do século XX, o fim do apartheid na África do Sul. “Triomf – Triunfo”, baseado no premiado romance de Marlene van Niekerk, narra o que acontece com uma família branca e pobre num subúrbio de Johanesburgo no momento da mudança política.

• Triomf (Triumfo)
2008, Zimbábue, 120 minutos. Direção: Michael Raebum.
Elenco : Pam Andrews, Obed Baloi, Vanessa Cooke.

Baseado na novela Triomf de Marlene van Niekerk.
1994 – 5 dias na vida de uma família afrikaner num subúrbio de Johanesburgo. 1994 – Em cinco dias, a África do Sul conhecerá sua primeira eleição democrática. Esta contagem regressiva é pontuada por extremos que colocam em efervescência o país. As tensões são ainda mais fortes em Triomf, subúrbio branco e pobre de Johannesburg. Neste gueto a família Benade está desamparada ao ponto do Tio Treppie culpar seu débil sobrinho, Lambert, que fará 21 anos no dia da eleição.

• Nothigo but the truth (Nada, mas a verdade)
2008, Africa do Sul, 75 minutos. Direção John Kani.
Elenco: John Kani, Rosie Motene , Motshabi Tyelele.

Sipho Akhaya trabalha na Biblioteca Central de Porto Elisabeth. Ele é o diretor adjunto e espera , após quarenta e três anos de bons e leais serviços, de humilhações e sofrimentos sob o apartheid (durante o qual seu filho é assassinado) enfim chegar à direção. A política da nova África do Sul não visa a promoção dos negros?Sipho só com sua filha, Thando, que acompanha os debates da Comissão verdade e Reconciliação na esperança de conhecer enfim a verdade sobre a morte de seu irmão…

• Behind the rainbow (Atrás do arco-íris)
2009, Egito, 125 minutos. Documentário. Direção: Jihan El-Tahiri.

Este documentário explora a transição do CNA (Congresso Nacional Africano) para uma organização liberal no partido da situação da África do Sul, pela evolução da relação entre dois de seus mais proeminentes quadros, Thabo Mbeki e Jacob Zuma. Exilados pelo Apartheid, eram irmãos de causa, sob Mandela, eles lealmente trabalharam pela construção de um estado não racial, agora eles são rivais amargos. O duelo entre ambos ameaça separar o CNA e o país, enquanto os pobres desesperadamente procuram esperança na mudança e a elite briga pelo mimo da vitória. O filme trás entrevistas com os líderes antigos incluindo Jacob Zuma, Kgalema Motlanthe, Pallo Jordan, Thabo Mbeki e Terror Lekota e os atuais.

Imagens do Caribe

Segundo a curadora Maria Belén Moncayo, para o Imagem dos Povos 2009, “foi desprezado o mapa hegemônico para dar importância a outras vozes, a outras visões, outras cores: foi selecionada a arte atual da imagem em movimento, concebida ao redor do universo caribenho que reconhece um parentesco com a francofonia”.

Entre os destaques da programação está uma pequena retrospectiva da filmografia de Arnld Antonin, cineasta e economista haitiano que, desde 1974, já realizou quarenta e cinco filmes e ganhou inúmeros prêmios internacionais. “Um autor, professor e militante comprometido com os direitos humanos das comunidades afro, com os estudantes, as mulheres e as camadas sociais mais vulneráveis”, diz Moncayo.

1 – SELEÇÃO CORPOS

Programa 1

• Acto primero escena cuarta (Primeiro Ato, cena quatro)
2009, México, 8 minutos. Video experimental. Direção: Elías Brossoise
Interpretes: Anna Netrebko (soprano), Elina Garanca (mezzo-Soprano).

Duas mulheres, dois tempos, um diálogo imperceptível.
Evocação da diva cinematográfica, da diva da ópera. As imagens fixas falam também…

• De Hombres y Dioses (De Homens e Deuses)
2002, Haiti, 52 minutos. Documentário. Direção: Anne Lescot e Laurence Maglorie.

Esse documentário filmado no Haiti é sobre homossexuais e gays no Vodou. O encontro desses dois mundos nos leva a um ambiente poderoso, místico e simbólico onde a liberdade de ser, de existir e de encarnar os deuses é expressada através de emoções profundas e teatrais. Através disto nós aprendemos a necessidade que esses homens tem em achar um significado de suas vidas dentro de uma sociedade no qual a homossexualidade ainda é um tabu.Através do Vodou, alguns Haitianos homossexuais acham uma explicação para sua sexualidade e consideram-se as”crianças” dos deuses, e por isso são providos de proteção. Essa mesma proteção divina é também a mesma força que faz a sociedade civilizada a aceitar e respeitar a extensão desses homens. Esse filme é uma longa jornada, explorando um tema extremamente sensível com a ajuda de tocantes personagens com o desejo de viver e ser quem eles são independente dos obstáculos que encontram no caminho.

Programa 2

• Connexion (Conexão)
2009, Haití, 11 minutos. Documentário. Direção: Elodie Barthélemy.

Jovens mulheres haitianas fazem tranças nos cabelos umas das outras. Enquanto se penteiam conversam sobre o seu cotidiano, desenham seus penteados em pedaços de papel. Quando terminam de trançar, seus corpos e seus cabelos se tecem e formam uma rede compacta que se move pelo espaço… poesia feminina contemporânea em estado puro

• La vie Révée de Sarah
2008, Haiti, 26 minutos. Documentário. Direção: Giscard Bouchotte.
Elenco: Sarah Antoine, Jaurès Pierre, Motif Jules, Jolicoeur Daron, Guy St-Germain, Jocelyne Pierre

No Sudeste do Haiti, a Villa de Mahotière é vista com o Éden protegido pelos deuses. Apesar da pobreza da população local, estamos longe da amarga miséria e incontrolável violência de Porto Príncipe. Nos últimos anos Sarah vive em Mahotière, mãe ou avó de um grande numero de crianças, mesmo não tendo nenhum filho próprio. Em um intimo retrato, esse filme quebra a forma estereotipada de ver o Haiti. Como desinformados ocidentais diferenciam entre suas visões sobre intoleráveis favelas da Cidade de Sol e as de Mahotière, no qual o antropologo Gérard Barthélémy chama de “país do de fora”? Enquanto as visões de motins fazem as manchetes, esse filme ilustra a vida de pessoas comuns e suas relações diretas com a natureza, e assim criando um universo idealista. Em 2008, como pode alguém sobreviver o dia a dia em tais condições, de extrema pobreza, e mesmo assim preserva o segredo da felicidade? Na porta de sua casa , Sarah compartilha algumas memórias com espectadores, assistindo a modernidade passar, como a quem de seu país.

Programa 3

• Connexion
2009 Haití, 11 minutos. Documentario. Direção: Elodie Barthélemy.
Jovens mulheres haitianas fazem tranças nos cabelos umas das outras. Enquanto se penteiam conversam sobre o seu cotidiano, desenham seus penteados em pedaços de papel. Quando terminam de trançar, seus corpos e seus cabelos se tecem e formam uma rede compacta que se move pelo espaço… poesia feminina contemporânea em estado puro.

• Jakmelman (Jakmelman)
2007, Haiti, 9minutos. Vídeo Performático. Direção: Maksaens Denis
VÈVÈ é um desenho que normalmente é desenhado no chão com farinha durante a cerimônia de vodou para chamar os espíritos. O artista Jadriz fez desse filme uma performance e desenha o vèvè no chão com farinha.

• Le Complexe de Cedrillon (O Complexo de Cinderela)
2008, Haiti, 12 minutos. Vídeo Performático. Direção: Barbara Prézeau

O trabalho feminino nas sociedades pós-coloniais, do Caribe e América Latina: o branco vestido de noiva, o véu transparente, pétalas de rosa… Usando um lindo vestido de noiva, e instalada em uma janela (como a prostituta de algumas cidades europeias), a artista vai fixando, com a ajuda de uma agulh, pétalas de flores artificial em 10 metros de véu. Quem é Cinderela?

2 – SELEÇÃO DIÁSPORAS

• Passenger
2008, Estados Unidos, 2 minutos. Direção: Edgar Endress

O “Tchalas” é um livro que pode ser comprado nas ruas do Haiti. Neles, os sonhos são traduzidos em números, para que se possa jogar na loteria. “Passageiro“ utiliza como cenário estúdio de fotografia no Haiti, estes estúdios foram estabelecidos quase simultaneamente pelo poder colonial francês como foi inventado na França. O retrato então é uma expressão massiva de identidade. Os fundos pintados evoluíram, de cenas realistas, de cenas realistas passaram a expressões populares com uma forte tendência naif, representando paisagens idealizadas, construções de diásporas imaginárias de cidades e cenas utópicas. Um exemplo é o fundo que reproduz uma cena de neve, resultado direto de uma fotografia que receberam no Haiti de familiares vivendo em países do norte. Neste contexto se pode entender a montagem cenográfica nos estúdios como uma viagem iniciática, como uma negação da realidade caótica, a autoconstrução de seu próprio imaginário e um ideal utópico. O ato do “retrato” se converte simultaneamente em um ato de memória, ao deixar cópias das imagens para outros, para que recordem e imaginem como o retratado decidiu ou para soar como uma viagem ao lugar imaginário do retrato.

• Femme Comme
2009, Guadalupe, 78minutos. Documentário. Direção: Stèphanie y Steve James.

Maxette OLSSON, Guadelupe/Suécia. Nascida em Guadalupe, Maxette vivem há mais de trinta anos na Suécia. Seu trabalho apaixonado em divulgar a música caribenha lhe rendeu o apelido de “sol da Suécia.”
Angela HERON, Jamaica/Etiópia. Ainda minina na Jamaica, Angela sempre sonhou em regressar à terra de seus ancestrais, a Terra Santa da Etiópia. Ex-diretorada Universidade das Índias Ocidentais, eela agora dirige a escola Shashamane, um pequeno pedaço do Caribe no coração da África.
Souria ADELE, Martinica/França. Para descrever as dificuldades enfrentadas pelos Antilhanos que vivem na França hexagonal, atriz Souria Adele criou a personagem “Marie-Thérèse Barnabé..” É também o fundadora do “colectivo crioulo no ensino secundário em França.”

3 – POÉTICAS DO CARIBE

• Making History (Fazendo História)
2008, Francia/Martinica/Jamaica, 10 minutos. Documentario. Direção: Caecilia Tripp and Karen McKinnon

Edouard Glissant é conhecido como um dos mais importantes escritores caribenhos da ultima metade do século. Em 2002 Lindon Kwesi Johnson se torna o único segundo poeta vivo e o primeiro poeta negro a ter seu trabalho publicado na serie Penguin’s Classic. Ambos os poetas são figuras importantes desse ultimo século, Lindon Kwesi Johnson é o pai da poesia de Dub e Edouard Glissant, foi indicado ao Premio Nobel de Literatura por seus textos sobre os precessos de creolização e estéticas de tratados. Esses amigos de longa data se encontram em New Cork em um dia de verão.

• Cyrano Fernández
2008, Venezuela, 95 minutos. Direção: Alberto Arvelo
Elenco: Edgar Ramirez, Jessika Grau, Pastor Oviedo, Ximo Solano, Rafael Uribe, Alberto Benitez, Leonidas Urbina, Leandro Arvelo.

Baseado em Cyrano de Bergerac, Cyrano Fernádez é uma versão livre e crua de um dos mais sensuais e violentos clássicos de todos os tempos. Cyrano (Edgar Ramírez), Roxana (Jessika Grau) e Cristian (Pastor Oviedo) protagonizam um triangulo amoroso que se desenvolve em um dos mais impactantes cenários urbanos do mundo: as labirínticas ruas e escadas de um bairro venezuelano. Cyrano é também um herói social; é um personagem que defende a ética e a dignidade popular a todo custo chocando-se com a realidade todos os dias. A história de Cyrano Fernadéz é de algum modo a de todos os homens, a de qualquer de nós, ou melhor, o abismo que há entre o que realmente somos e o que sonhamos ser.

4 – MOVIMENTO

Programa 1

• Voilà L’Histoire
2006, México, 19 minutos. Documentario. Direção: Elías Brossoise
Vozes: Agnes Merat (narraçāo), Boris Burlan (voz masculina), Isabelle Ramos (voz feminina), Hussein Meckibes (voz árabe).

Esta produção faz parte de uma investigação que o autor está realizando em torno dos conceitos de historicidade, contexto social e “objeto – acontecimento”. Neste caso em particular a partir de um testemunho vinculado ao tráfico de armas no Kosovo.

• Almendrón mi Corazón

2008, Guadalupe, 52 minutos. Documentário. Direção: Stèphanie e Steve James.

Os carros americanos antigos fazem parte da herança cultura e histórica de Cuba e são símbolo real de resistência e ingenuidade desse povo.

Programa 2

• A Mulher Invisível (A Mulher Invisível)
2008, Haiti, 6 minutos. Direção: Pascale Óbolo

Uma jovem negra está na busca dos rostos de sua comunidade em posters de filmes de cinema. Essa coleção obsessiva nas ruas de Paris a absorve em loucura.

• Motoboy, Cacau, Mad Dog
2008, Haití, 38 minutos. Documentário. Direção: Caecilia Tripp

Uma viagem por São Paulo noturna que segue o trajeto do trabalho de Cacau, um jovem motoboy negro que ganha a vida como entregador de pacotes. Suas anedotas, suas peripécias, sua vida.

Programa 3

• Closer to the Dream (Mais perto do Sonho)
2008, França/Estados Unidos, 102 minutos. Documentário. Direção: Guetty Felin e Hervé Cohen
Elenco: Joakim Cohen, Yeelen Cohen, Barack Obama, Michelle Obama, Amie Inman.

Ela (Guetty Felin) foi criada em Nova York, cineasta exilada em Paris pelos últimos 20 anos, ele (Hervé Cohen) é um documentarista e videografista francês. Juntos com seus dois filhos Yeelen (16) e Joakim (12), eles trazem uma perspectiva cultural única – Francesa, Sephardic, Parisiense e Haitiano – Americano,exilado, internacional – para uma campanha (filme de estrada) sobre a improvável disputa de Barack Obama nas preliminares de 2008, até sua presidência dos Estados Unidos.

5 – MOZART E OUTROS REIS

Programa 1

• Jakmelman
2007, Haití, 9 minutos. Video Performance. Direção: Maksaens Denis

VÈVÈ é um desenho que normalmente é desenhado no chão com farinha durante a cerimônia de vodou para chamar os espíritos. O artista Jadriz fez desse filme uma performance e desenha o vèvè no chão com farinha.

• Le Mozart Noir à Cuba (O Mozart Negro de Cuba)
2006, Guadalupe, 52 minutos. Documentário. Direção: Stèphanie y Steve James.

Le Chevalier de Saint-Georges é uma figura ilustre na historia de Guadalupe. Filho de um nobre francês com uma escrava senegalesa, Joseph Boulogne, ou Chevalier de Saint-Georges, foi uma das figuras mais famosa e carismáticas de seu tempo.
Numa época em que a escravidão ainda era freqüente, o jovem mulato utilizou de todos os meios disponíveis para desafiar o preconceito racial e conseguir o respeito na corte francesa. Virtuoso violinista e compositor, sua música foi comparada àquela produzida por Mozart.

Programa 2

• Passenger
2008, Estados Unidos, 2 minutos. Direção: Edgar Endress

O “Tchalas” é um livro que pode ser comprado nas ruas do Haiti. Neles, os sonhos são traduzidos em números, para que se possa jogar na loteria. “Passageiro“ utiliza como cenário estúdio de fotografia no Haiti, estes estúdios foram estabelecidos quase simultaneamente pelo poder colonial francês como foi inventado na França. O retrato então é uma expressão massiva de identidade. Os fundos pintados evoluíram, de cenas realistas, de cenas realistas passaram a expressões populares com uma forte tendência naif, representando paisagens idealizadas, construções de diásporas imaginárias de cidades e cenas utópicas. Um exemplo é o fundo que reproduz uma cena de neve, resultado direto de uma fotografia que receberam no Haiti de familiares vivendo em países do norte. Neste contexto se pode entender a montagem cenográfica nos estúdios como uma viagem iniciática, como uma negação da realidade caótica, a autoconstrução de seu próprio imaginário e um ideal utópico. O ato do “retrato” se converte simultaneamente em um ato de memória, ao deixar cópias das imagens para outros, para que recordem e imaginem como o retratado decidiu ou para soar como uma viagem ao lugar imaginário do retrato.

• Three Kings of Belize (Os Três Reis do Belize)
2007, Belice, 88 minutos. Documentario. Direção: Katia Paradis
Elenco: Paul Nabor, Florencio Mess, Wilfred Peters.

No Belize, um pequeno país da América Central,povoado por menos de 285.000 habitantes, três músicos anciãos nos falam de sua vida cotidiana . Paul Nabour, pescador e famoso compositor garifuna vem tocando com a mesma guitarra há 53 anos. Florencio Mess, harpista maya, cuida da sua solidão fabricando violinos tradicionais na espera da próxima viagem. Wilfred Peters se orgulha de ter tocado para a Rainha da Inglaterra. Seu incrível senso de humor lhe serve de antídoto para a velhice . Este documentário propõe uma viagem direto ao coração do Belize com ternura e poesia ao cotidiano surpreendente destes três extraordinários músicos que nos oferecem um raio de esperança, liberdade e humanidade.

6 – RETROSPECTIVA DE ARNOLD ANTONIN

Programa 1

• Prefete Duffaut

2006, Haití, 34 minutos. Documentario. Direção: Arnold Antonin

É o pintor mais famoso do Haiti. Resolveu propor uma organização do mundo e da paisagem em torno da piedade e dos espíritos.Ele é comparado aos grandes primitivos italianos e iugoslavos. Ele quis ser reconhecido como surrealista. É um pintor incomparável que não queria que sua vida devore o seu sonho nem seu sonho devore a sua vida.Velho , hoje sonha com seus 83 anos em procriar com sua nova companheira, enquanto que continua criando e construindo seu excepcional destino.

• Jacques Roumain – La Passion D’Un Pays (Jacques Roumain – A Paixão de um País)
2008, Haití, 100 minutos. Documentário. Direção: Arnold Antonin

Jaques Roumain, escritor, poeta, dirigente revolucionário e fundador do primeiro partido comunista haitiano é um dos mais importantes escritores e políticos do Haiti.Apesar da sua vida breve, marcou a vida deste pequeno país do Caribe e é considerado hoje como um dos maiores escritores do Caribe. Este documentário nos permite descobrir a sua vida, feita de sacrifícios e lutas com prisões e exílios e também sua obra tanto poética como em prosa e o grande amor por seu país e pela sua gente, em particular os camponeses. Este longa metragem nos faz descobrir a vida atormentada e a obra do mais célebre escritor e homem político do Haiti. A extrema atualidade das mesmas problemáticas de cem anos atrás. Ao mesmo tempo uma visão do Haiti do século 19 e da primeira metade do século 20.

Programa 2

• Aubelin de Jolicoeur, Mister Haiti (Aubelin de Jolicoeur, Senhor Haiti)
2007, Haití, 26 minutos. Documentário. Direção: Arnold Antonin

Aubelin Jacmel nasceu no que geralmente é a última morada de sua cidade natal : o cemitério de Jacmel. Ele viu nisso um destino fora do comum. De pequeno provinciano de um rincão perdido de Jacmel , decide transformar-se em um aristocrata e um dandy. Sem medo do ridículo cria a sua personagem. è Assim que sobrevive a 40 anos de histórias de horrores e humilhações criando um lugar especial acima de todos com suas vestimentas, seus gostos, suas amizades e seus trabalhos. Decide viver um conto de fadas no qual será o mago e o príncipe encanado num reino onde reina um ogro e seus asceclas. Em meio a tudo isso, como verdadeiro dandy, cultiva relações com o sexo belo e as damas de salão. Sua fama de D. Juan se impõe no Haiti e no Jet set internacional. Gram Greene y Meter Glenville o imortalizaram como o “Petit Pierre” de “Os Comediantes”. Acusado por alguns de ter estado de acordo com a ditadura dos Duvalier, foi defendido por membros do movimento de resistência contra a ditadura. Ele descobre um dia que não foi senão um bufão da corte e se torna um paladino da liberdade de expressão. A sombra de Aubelin Jolicoeur apenas falecido, plaina todavia sobre a sociedade haitiana e sobre Jacmel.

• GNB Kont Atila, Une Autre Haiti est Posible (GNB Um Outro Haiti é possível)
2004, Haiti, 110 minutos. Documentario. Direção: Arnold Antonin.

Este documentário reconstitui os eventos que levaram à queda de Jean Bertrand Aristide o 29 e fevereiro 2004. Um hino à coragem e à imaginação dos estudantes que foram a ponta de lança de uma extraordinária mobilização popular As imagens, tomadas durante as manifestações, mostram momentos dramáticos e dolorosos, confrontos heróicos, bem como momentos de grande alegria e criatividade.

Programa 3

• ¿Tiene SIDA el Presidente? (O Presidente tem AIDS?)
2006, Haiti, 123 minutos. Direção: Arnold Antonin.
Elenco: Jimmy Jean Louis, Jessica Geneus.

Dao, Super Star do “Compa”, música popular haitiana, se autodenomina “Presidente”. Arrogante, acha-se que tudo lhe é permitido: mulheres, drogas, álcool, carreiras de carroça… Até que se encontra com Nina, jovem e bela, que, apesar das pressões sociais, não o segue em sua rota para a destruição…

Imagens do Brasil

A seleção Imagens do Brasil programou uma breve coletânea de filmes brasileiros que se beneficiaram dos expedientes franceses de financiamento em diferentes estágios da sua realização – da preparação do projeto à finalização e distribuição.

• Os Famosos e os Duendes da Morte
2009, Brasil, 101 minutos. Direção: Esmir Filho.
Elenco : Ismael Caneppele, Tuane Eggers, Henrique Larré.

Baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele. O filme conta a história de uma cidade em que cada um de seus habitantes sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na internet. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até o surgimento de Julian, uma figura misteriosa que desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível.

• KFZ-1348
2008, Brasil, 81 minutos. Documentário. Diretor: Gabriel Mascaro, Marcelo Pedroso.

Em 1965, um fusca é vendido a um jovem engenheiro civil de São Paulo. Quarenta anos se passam e o carro vai parar num ferro-velho do Recife, com a placa KFZ-1348. Nessa trajetória de quatro décadas, o carro passou pelas mãos de outros sete proprietários. De um empresário paulista a uma cabeleireira do interior de Pernambuco. Para cada um deles, o fusca teve seu valor, sua importância, em diferentes momentos da história do Brasil. O documentário KFZ-1348 parte em busca dessas histórias, tendo o carro como fio condutor e a vida de seus proprietários como janela privilegiada para observação da sociedade brasileira.

• Mutum
2007, Brasil, 95 minutos. Direção: Sandra Kogut.
Elenco: Thiago da Silva Mariz, Wallison Felipe Leal Barroso, João Miguel, Izadora Fernandes, Rômulo Braga, Paula Regina Sampaio da Silva.

Mutum é um local isolado do sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago (Thiago da Silva Mariz) e sua família. Thiago tem apenas 10 anos e, juntamente com seu irmão e único amigo Felipe (Wallison Felipe Leal Barroso), é obrigado a enxergar o nebuloso mundo dos adultos.

• Jururã – O Espírito da Floresta
2008, Brasil, 81minutos. Documentário. Direção: Armando Lacerda.

Oeste filme traz para a telona a vida do único indígena a ocupar uma cadeira no Parlamento brasileiro, o cacique xavante Mário Juruna. A partir da biografia apresentada pelo primogênito Diogo Amhó, o documentário busca resgatar para as novas gerações a história do deputado e levantar as diferenças que separam e estigmatizam os povos indígenas brasileiros. A narrativa abrange, a partir de expressivo material de som e imagem registrados no Congresso Nacional, universidades e instituições indígenas, informações sobre a organização social e política do povo Xavante, os elementos de sua cosmologia e a sonoridade da língua Jê.

• Antigone Sans Terre – Carnet de vouyage dans le Nordeste
2009, França, 48 minutos. Documentário. Direção: Caroline Chomienne

Tudo começou com um mito e uma mulher: Antigone. O mito cruzando-se com o destino do conjunto dos sem-terras do Brasil nos dias de hoje, é o que nos conta este filme.

• Madame Satã
2002, Brasil, 105 minutos. Direção: Karim Aïnouz
Elenco: Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flávio Bauraqui, Felippe Marques, Emiliano Queiroz, Renata Sorrah, Floriano Peixoto, Gero Camilo.

Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua “esposa”; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), sem amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme Madame Satã (1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou.

• Natal da Portela
1988, Brasil, 100 minutos. Direção: Paulo Cesar Seraceni
Elenco: Mílton Gonçalves, Almir Guineto, Grande Otelo, Zezé Motta, Adele Fátima
A trajetória de um garoto humilde que perde um braço durante a infância, nos trilhos de uma ferrovia, mas, ainda assim, torna-se um poderoso banqueiro de jogo do bixo e sustenta uma escola de samba, hospital e orfanatos.

ANTIGONE SANS TERRE – Carnet de voyage dans le Nordeste
2009, França, documentário, 48 minutos. Direção: Caroline Chomienne
Tudo começou com um mito e uma mulher: Antigone. O mito cruzando-se com o destino do conjunto dos sem-terras do Brasil nos dias de hoje, é o que nos conta este filme.

Imagens de Minas

Como acontece todos os anos, o Imagem dos Povos, abre uma janela especial para as produções recentes do audiovisual mineiro. Oxicianureto de Mercúrio (2008) curta metragem de ficção dirigido por André Carrearas, a animação Oxossi e o Pássaro das feiticeiras de Tatu Guerra e o documentário Jururã de Armando Lacerda apresentam um painel da diversidade do audiovisual feito em Minas Gerais.

• Oxicianureto de Mercúrio
2008, Brasil, 15 minutos, Diretor: André Carrera
Elenco: Alexandre Vasconcelos, Leonardo Bertholini, Inês Peixoto, Adilson Maghá, Odilon Esteves, Rômulo Braga

Amâncio, um jovem boêmio da década de 30, encontra amigos em um bar e reata o seu doloroso tratamento com Oxicianureo de Mercúrio par se curar de uma úlcera sifilítica no estômago. Enquanto a sua história toma ares de fantasia e aventura, um homem bruto e bêbado desafia Amâncio a provar que realmente está curado.

• Oxossi e o Pássaro das Feiticeiras
2009, Brasil, 3,27 minutos. Animação de recorte digital. Direção: Tatu Guerra.

Em meio as comemorações da colheita do inhame na terra de Ifé, lugar de origem de todos os Orixás, um enorme pássaro, enviado por feiticeiras, aparece para acabar com a festa. O rei então convoca os maiores caçadores do reino para abater a enorme ave. É nesse contexto que surge Oxóssi o Orixá caçador.

.: SERVIÇO

Mostra Internacional Imagem dos Povos 2009-08-04

Data: 21 a 27 de agosto – Belo Horizonte
28 a 30 de agosto – Ouro Preto

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Belo Horizonte
Cine Vila Rica – Ouro Preto

Imagem dos Povos 2009 é realizado pela T’ai criação e Produção , integra a programação oficial das comemorações do ano da França no Brasil e conta com o patrocínio e apoio das seguintes empresas , instituições e Leis de Incentivo :

Mostra Internacional Imagem dos Povos

Data: 21 a 27 de agosto – Belo Horizonte
28 a 30 de agosto – Ouro Preto

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Belo Horizonte
Cine Vila Rica – Ouro Preto