FILMES DA MOSTRA TIRADENTES ESTARÃO EM SÃO PAULO ATÉ 11 DE JULHO.

De 4 a 11 de julho, no CineSESC (Rua Augusta, 2075), o público vai conhecer 13 longas e 11 curtas-metragens que marcaram presença na Mostra de Cinema de Cinema de Tiradentes, uma das mais conceituadas do país. Em continuidade às reflexões iniciadas em Tiradentes, o evento irá debater a temática “Fora de Centro”, colocando em evidência o aumento de produções cinematográficas fora do eixo Rio-SP, com a participação de realizadores, produtores, acadêmicos e críticos de cinema. Serão três mesas de debates, incluindo a discussão sobre o futuro da produção audiovisual paulista e o painel “O Cinema Brasileiro nos anos 2000”, seguido do lançamento do livro “Cinema Sem Fronteiras – Reflexões sobre o cinema brasileiro 1998-2012”.

Na abertura do evento, dia 4 de julho, às 20h30, será exibido o filme “Dossiê Jango”, direção de Paulo Henrique Fontenelle, vencedor do Júri Popular, da 16ª Mostra Tiradentes.

Para o Brasil, com sotaque mineiro

“A chegada da Mostra de Cinema de Tiradentes a São Paulo é um desejo antigo dos realizadores e produtores. Como a maioria das produções não conta com distribuidoras, o evento assume seu papel de protagonista para a difusão do cinema independente também para os grandes centros urbanos”, afirma Raquel Hallak, diretora da Universo Produção, que comemora a parceria com o SESC-SP: “A exibição destes filmes em São Paulo amplia olhares e possibilidades de negócios para o audiovisual brasileiro. Encontramos as portas abertas e estamos preparando um evento com as mesmas características da Mostra em Tiradentes”.

Na seleção de filmes que estarão em cartaz, foram priorizados os integrantes da Mostra Aurora, com filmes produzidos por jovens diretores, além de destaques da produção audiovisual de diversas regiões do país. Destaque para “Linz – quando todos os acidentes acontecem, dirigido por Alexandre Veras Costa, do Ceará, que recebeu menção honrosa do Júri da Crítica, em Tiradentes, e as produções pernambucanas “Ferrolho”, de Taciano Valério, e “Boa sorte meu amor”, de Daniel Aragão.

A produção audiovisual mineira também marca presença com oito filmes: os longas “Vertigem Branca”, de Breno Silva, Dellani Lima e Simone Cortezão; “O sol nos meus olhos”, de Flora Dias e Juruna Mallon; “Ventos de Valls”, dirigido por Pablo Lobato; “Semana Santa”, de Leonardo Amaral e Samuel Marotta; os documentários “Nas minhas mãos eu não quero pregos”, de Cris Ventura, e “Matéria de Composição”, de Pedro Aspahan. Nos curtas, representam Minas Gerais o

“Meu amigo mineiro”, dirigido por dirigido por Gabriel Martins e Victor Furtado, e a ficção “Pouco mais de um mês”, de André Novais Oliveira.

Assim como acontece em Tiradentes, haverá a escolha do melhor longa exibido, que será selecionado por um Júri Jovem, formado por seis alunos de cinema da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e SENAC. Os jovens serão selecionados a partir da oficina sobre análise crítica da linguagem cinematográfica, ministrada pelo professor Cleber Eduardo, curador da Mostra Tiradentes.

A expectativa é que, a partir de 2014, a itinerância para São Paulo aconteça logo após a realização da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes (24 de janeiro a 01 de fevereiro).

PROGRAMAÇÃO GERAL

04 DE JULHO – QUINTA

20h30 – ABERTURA OFICIAL
Local: Cine SESC SP

PERFORMANCE AUDIOVISUAL
Participação especial: SÉRGIO PERERÊ
Artista mineiro influenciado pelo blues e rock progressivo sem perder as raízes afro-brasileiras. É coordenador do Bloco Oficina Tambolelê, que tem sido um dos grandes destaques em Minas Gerais no trabalho sociocultural.
Direção: André Amparo

FILME DE ABERTURA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
DOSSIÊ JANGO
DOCUMENTÁRIO, COR, DIGITAL, 102MIN, RJ, 2012
Direção: Paulo Henrique Fontenelle
Dossiê Jango traz à tona o conturbado período em que o ex-presidente João Goulart viveu no exílio e as nebulosas circunstâncias de sua morte. Partindo desse fato, o documentário alimenta o debate em torno da necessidade de investigação e esclarecimento público desse período negro de nossa História, a Era das ditaduras militares latino-americanas.
* Longa vencedor Júri Popular da 16ª Mostra Tiradentes

05 DE JULHO – SEXTA

19h – LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP
VERTIGEM BRANCA
EXPERIMENTAL, COR, DIGITAL, 65MIN, MG, 2012
Direção : Breno Silva, Dellani Lima e Simone Cortezão
Elenco:Ana Moravi, Breno Silva, Cecília Bizzoto, Daniela Fontes, Flaviana Lasan, Kicila de Sá e Naiara Beleza
O que me resta é promover a minha própria ruína. Consciente da solidão.
* Recomendado para maiores de 16 anos

21h – LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP
LINZ – QUANDO TODOS OS ACIDENTES ACONTECEM
FICÇÃO, COR, DIGITAL, 81MIN, CE, 2013
Direção: Alexandre Veras Costa
Elenco: Dellani Lima, Maria Marlene Menezes, Façanha Martin, Maria do Livramento, Fiúza de Araújo, Anthony Moraes Almeida, Mateus Jose de Moraes
Como imprevisto, o acidente se coloca numa linha de frente, um confronto, como aquilo que provoca uma aderência ao corpo, para o corpo, atravessa e rasga um corpo possível e se move.
* Menção honrosa do Júri da Crítica na Mostra Aurora

06 DE JULHO – SÁBADO

16 às 18h30 – DEBATE
Local: Cine SESC SP
Tema: FORA DE CENTRO
Na produção dos realizadores surgidos nos últimos anos é visível uma perda de centralidade organizadora. Os sistemas de produção também perderam um centro único de viabilização. O jovem cinema brasileiro vem de todos os lugares. O debate pretende discutir a descentralização da produção cinematográfica, a partir de uma nova economia e processos de realizações.
Convidados:
Taciano Valério – cineasta – PE
Alexandre Veras – cineasta – CE
Daniel Aragão – cineasta – PE (a confirmar)
Francis Vogner dos Reis – professor e crítico – SP
Luiz Carlos Merten – critico de cinema – SP (a confirmar)
Mediador: Cássio Starling Carlos – SP

19h – LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP
FERROLHO
ficção, p&b, digital, 91min, PE, 2012
Direção: Taciano Valério
Elenco: Paulo Philippe, Everaldo Pontes, Zezita Matos, Verônica Cavalcanti, Igor Lopes, Julliana Soares e Severino Florêncio
Enquanto um time de futebol realiza seus jogos, acontecimentos são vivenciados nos interiores das casas. Noutros espaços o barro é a medida do conflito de uma família.
* Recomendado para maiores de 16 anos

21h – LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP
O SOL NOS MEUS OLHOS
ficção, digital,70 min,MG, 2012
Direção: Flora Dias e Juruna Mallon
Elenco: Rômulo Braga e Cecília Bizzotto
Um homem chega em sua casa depois de um dia de trabalho e encontra sua mulher morta. Em um surto silencioso, pega o corpo e parte em uma viagem rumo ao mar
* Recomendado para maiores de 14 anos

07 DE JULHO – DOMINGO

16 às 18h30 – DEBATE
Local: Cine SESC SP
Tema: PERSPECTIVAS DO CINEMA PAULISTA
O debate coloca em discussão os modos de produção, os processos de realização em São Paulo e a repercussão crítica dos filmes produzidos em São Paulo – o Estado com maior investimento em cinema no país.
Convidados:
Marco Dutra – cineasta – SP
Max Eluard – Associação Brasileira de Documentarista – ABD
Paulo Sacramento – cineasta – SP (a confirmar)
Sara Silveira – produtora – SP (a confirmar)
Mediador: Sérgio Alpendre – crítico de cinema – SP

19h – LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP
VENTOS DE VALLS
documentário digital, 88min, MG, 2013
Direção: Pablo Lobato
Ventos de Valls é um ensaio dedicado à infância. As linhas do filme convergem à menina Ana, num enlace de gerações. Seu pai dirige o documentário, nos tempos da câmera, na proposição da viagem. A família Panadés, da qual Ana descende, está reunida, de volta à terra natal catalana após mais de cinquenta anos de imigração para o Brasil. O filme evoca a Guerra Civil Espanhola, a sobrevivência do pós-guerra, os riscos e a coragem de seguir, uma tragédia e a resiliência da vida na lembrança dos cheiros, dos sabores, das melodias e canções, trajetos, medos, alegrias, sensações e distâncias, que insistem e resistem na experiência da criança.
21h – LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP

A BALADA DO PROVISÓRIO
ficção, digital, 92min, p&b, RJ, 2012
Direção: Felipe David Rodrigues
Elenco: Edson Zille, Clara Maria, Thiare Maia, Helena Ignez, Otávio III, Maria Clara Guim, Maurício Garcia, Prazeres Barbosa, Igor Paiva, Ricardo Gonçalves
Dois dias na vida de um vagabundo profissional chamado André Provisório. Morador do bairro carioca Catete – onde circulam carrinhos de bebês, craqueiros e seresteiros asmáticos – Provisório ganha uns trocados lavorando como detetive particular, aviãozinho, sedutor cara de pau e professor particular de aulas de educação artística. Entre um biscate e outro, conhece Mariana, jovenzinha aspirante a modelo, a atriz de teatro experimental picareta e a manequim busto 36.

08 DE JULHO – SEGUNDA

19h – CURTAS
Local: Cine SESC SP

O Ouvido de Vinicius, de Sérgio Oliveira e Ezequiel Pierri
ficção, digital, 25min, PE, 2013
Algúem no futuro, de Salomão Santana
ficção, digital, 18min, CE, 2013
Pouco Mais de um Mês, de André Novais Oliveira
ficção, digital, 22min34,MG, 2013
A Voz do Poço, de Patrícia Black
documentário, digital, 22min52,SP, 2013
Cova aberta, de Ian Abé
ficção, digital, 20min, PB, 2012

21h–LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP
BOA SORTE MEU AMOR
Ficção, 35mm, 95min, p&b, PE, 2012
Direção: Daniel Aragão
Elenco: Vinicius Zinn e Christiana Ubach
Boa Sorte, meu Amor é um antirromance do impacto entre a música e o silêncio.
* Recomendado para maiores de 16 anos

09 DE JULHO – TERÇA

19h – LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP
SEMANA SANTA
ficção, digital, 71min, MG, 2013
Direção: Leonardo Amaral e Samuel Marotta
Elenco: Higor Moreira, Leandro Marotta, Leonardo Amaral, Samuel Marotta, Pedro Leal, Pedro Calambau, Stine Krog-Pedersen, Zé Geraldo, Geraldo Veloso, João Dumans, José Aguilar, Christian Bravo, Flávio C. von Sperling, Roberto Cotta, Daniela Eugênia, Anna Flávia Oliveira, Anna Luísa Silveira, Luana Baeta, Lucas Fainblat, Theo Duarte, Letícia Alves Rodrigues, Paulo Raic, Siomara Faria, Rafa Barros
“Pai, perdoai-os, eles não sabem o que fazem!”
* Recomendado para maiores de 12 anos

21h –CURTAS
Local: Cine SESC SP
Pátio, de Aly Muritiba
documentário, digital, 22min34, PR, 2013
Quando o Céu desce ao chão, de Marcos Yoshi
ficção,35mm,16min55,SP, 2012
Meu Amigo Mineiro, de Gabriel Martins e Victor Furtado
ficção, digital, 23min,MG, 2012
Através, de Amina Jorge
ficção, digital,9min54, SP, 2012
A Onda Traz, O Vento Leva, de Gabriel Mascaro
documentário, digital,25min,PE, 2012
Púrpura, de Tavinho Teixeira
ficção, digital,18min30, PB, 2013

10 DE JULHO – QUARTA

19h–LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP
NAS MINHAS MÃOS EU NÃO QUERO PREGOS
documentário, digital, 70min, MG, 2012
Direção: Cris Ventura
Maurino de Araújo mora no bairro Primeiro de Maio (Belo Horizonte) há mais de 30 anos, escultor reconhecido internacionalmente, tem uma vasta produção de obras em madeira, vive numa casa modesta e dança pelas ruas com seu guarda-chuva em dias de sol.

19h30 – CINEMA DA VELA E LANÇAMENTO DE LIVRO
Local: Hall – Cine SESC SP

CINEMA DA VELA
Tema:O CINEMA BRASILEIRO DOS ANOS 2000: PERSPECTIVAS EXPANDIDAS
A Mostra Tiradentes é testemunha da renovação no cinema brasileiro. O debate pretende apresentar e refletir como se deu essa renovação etária-geracional no cinema brasileiro? Delineou algum movimento estético? Investiu em um novo caminho de organização dramática de personagens e ações? Quais os diferentes segmentos estilísticos da produção brasileiras nos últimos 15 anos?
Convidados:
Cleber Eduardo – professor, crítico de cinema e curador da Mostra Tiradentes – SP
Ismail Xavier – professor e critico de cinema – SP ( a confirmar)
Participações:
Raquel Hallak – diretora Universo Produção e coordenadora Mostra Tiradentes – MG
Fernanda Hallak – diretora Universo Produção e coordenadora Mostra Tiradentes – MG

LANÇAMENTO DO LIVRO CINEMA SEM FRONTEIRAS

“Cinema sem Fronteiras – 15 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes – Reflexões do Cinema Brasileiro – 1998-2012”
Organizadoras: Raquel Hallak e Fernanda Hallak
Edição: Universo Produção
Revisita a trajetória e momentos históricos do cinema brasileiro nos últimos 15 anos traduzidos em reflexões,crônicas, artigos, entrevistas, depoimentos, pesquisas e registros do maior evento do cinema brasileiro contemporâneo realizado no País.
21h–LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP
UM FILME PARA DIRCEU
documentário, digital, 80min, cor, PR, 2012
Direção: Ana Johann
Recebo uma ligação. A pessoa que está no telefone diz que quer fazer um filme sobre a sua vida, porque tem muitas semelhanças com Os Dois Filhos de Francisco, com a diferença que ele não é o Zezé nem o Luciano é o Dirceu. Aos 17 anos, Dirceu ficou paraplégico e depois de um ano voltou a andar. Dirceu é gaiteiro e seu sonho é viver da música. A proposta é acompanhar a vida de Dirceu durante três anos e incorporar o próprio processo do filme dentro do documentário.

11 DE JULHO – QUINTA

19h –LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP
MATÉRIA DE COMPOSIÇÃO
documentário,digital, 85min, MG, 2012
Direção: Pedro Aspahan
Documentário sobre o processo de criação da composição musical erudita contemporânea brasileira na relação com o cinema. Entregamos um mesmo videoensaio a três compositores e encomendamos deles uma peça musical que dialogasse com o vídeo. Dois anos depois, após acompanhar todo o processo, da composição aos ensaios, concerto, gravação e mixagem das músicas, chegamos a este filme.

21h – LONGA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Local: Cine SESC SP
EM BUSCA DE UM LUGAR COMUM
Documentário, digital, 80min,RJ ,2012
Direção: Felippe Schultz Mussel
Rio de Janeiro, 2011. Anunciadas mundo afora como principal cenário das mazelas sociais brasileiras, as favelas cariocas se consolidaram como um dos pontos mais visitados do Rio, produzindo não só uma remodelação dos roteiros turístico tradicionais, mas uma mudança nas memórias que os estrangeiros guardam da cidade. Imerso nos passeios pela Favela da Rocinha, o documentário investiga os desejos e as imagens envolvidas na construção deste disputado destino turístico. Um mercado que, atento as demandas, não cessa em projetar seus novos atrativos.

22h30 – ENCERRAMENTO
Local: Cine SESC SP
Anúncio do vencedor, premiação e entrega do Troféu Barroco
 Melhor longa eleito pelo Júri Jovem

OFICINA ANALISE CRITÍCA JURI JOVEM
Local: Cine SESC SP
Instrutor: Cleber Eduardo (SP)
Nº de vagas: 15
Faixa etária: 18 a 25 anos
Público-alvo: Estudantes universitários do curso de cinema da FAAP, ECA e SENAC

***
TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

As obras audiovisuais são classificadas indicativamente pela organização do evento, nos termos da Portaria no 3.023/2010, do Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Justiça/Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação.

***
Acompanhe a Mostra Tiradentes – SP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2013.
No Twitter: www.twitter.com/universoprod
No Facebook: universoproducao
Na Web: www.mostratiradentes.com.br
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366