FILMES QUE DENUNCIAM VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES SÃO DESTAQUE NO FAM 2016.  

Curta brasileiro “Quem Matou Eloá?” e longa argentino “Paulina” retratam o tema no FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul.

Das 35 produções de seis países que formam as quatro mostras do FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul, pelo menos duas delas abordam um dos temais mais urgentes e recorrentes da sociedade atual: a violência contra as mulheres.

O curta paulista “Quem Matou Eloá?”, de Lívia Perez,  traz uma análise crítica sobre a espetacularização do assunto, e investiga a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher.  O ponto de partida do curta de 24 minutos é o crime cometido em 2009, quando Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias.

“Quem Matou Eloá?” será exibido no FAM neste sábado, 18, dentro da Mostra Curtas Mercosul do 20º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul.

Já na quarta-feira, 22, será a vez do argentino “Paulina, de Santiago Mitre. O longa fala de uma advogada (Dolores Fonzi) de Buenos Aires que decide voltar à sua cidade natal, Posadas, para se dedicar à atividade social. Pouco tempo após sua chegada, ela é brutalmente atacada por uma gangue. Ante a surpresa de todos que a rodeiam, inclusive seu pai (Oscar Martínez, de “Relatos Selvagens), Paulina se descobre grávida e opta por não abortar e não denunciar os que a atacaram.

Paulinaé um dos destaques da Mostra de Longas Mercosul, dentro do 20º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul.

Mais informações pelo site www.famdetodos.com.br

O Florianópolis Audiovisual Mercosul acontece entre os dias 17 e 24 de junho no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.