FLOYD MAYWEATHER NOCAUTEIA OS VINGADORES NAS BILHETERIAS AMERICANAS

Vingadores: Era de Ultron dominou as bilheterias norte-americananas no fim de semana com US$ US$ 187.656.000, que é a segunda maior bilheteria de abertura de todos os tempos. Infelizmente, a maior é de The Avengers: Os Vingadores (US$ 207.4 milhões), o que tornou a vitória de Era de Ultron um pouco amarga.

Mas a vingança dos heróis veio do exterior, onde o filme já faturou US$ 439 milhões sem ter estreado na China e no Japão. Detalhe: quando fechávamos a coluna saíram os números corrigidos que revelam que a bilheteria de Vingadores: Era de Ultron subiu para US$ 191,3 milhões.

Em casa, a bilheteria de Vingadores: Era de Ultron  significou 85% da soma das 12 maiores bilheterias da semana. Mais do que os 83% de Homem-Aranha.

As expectativas eram de que Vingadores: Era de Ultron fosse a maior bilheteria de todos os tempos, ultrapassando o filme original (US$ 207,4 milhões). Era muito otimismo, já que desde 2012, quando The Avengers: Os Vingadores estreou, nenhum filme chegou nem perto dos US$ 200 milhões no fim de semana de estreia.

Normalmente, a primeira continuação costuma estrear com uma bilheteria melhor do que a do filme original. Aqui vale lembrar que Os Vingadores original recebeu nota “A+” na pesquisa Cinemascore e que as críticas ao novo filme foram menos favoráveis. Ultron ficou cerca de 10%, atrás mesmo num cenário cinematográfico mais favorável (em 2012 os outros filmes das Top 10 significaram 50% da bilheteria). Em compensação a concorrência de grandes eventos esportivos que atrairam o público masculino foi grande: no sábado tivemos eliminatórias da NBA,  a corrida do  Kentucky Derby, o jogo dos Red Sox versus Yankees e, principalmente a luta do século entre os campeões do box Floyd Mayweather Jr. e Manny Pacquiao.

Alguns analistas de bilheteria acreditam que Vingadores: Era de Ultron  poderia ter se aproximado mais, ou até ultrapassado os US$ 200 milhões se na fosse a concorrência da luta transmitida em PPV. O público de cinema caiu 40% de sexta para sábado em Los Angeles e São Francisco, e mais de 50% nos mercados hispanicos como El Paso, no Texas.

Pesquisa da firma C4-R&D, feita com 641 entrevistados, mostrou que 52% das pessoas que não assistiram ao filme foi por causa da luta. Destes, 24% alegaram falta de tempo para ver a luta entre Mayweather e Pacquiao e assistir os Vingadores salvarem o mundo. Entre os que viram a luta, mas não viram o filme, 62% eram homens, dos quais 64% tinham entre 13 e 29 anos. 59% do público de Vingadores: Era de Ultron eram homens, com 22% com idade entre 17 e 25 anos e 27% entre 26 e 34 anos.

Na sexta-feira, Era de Ultron faturou US$ 84,5 milhões a segunda maior estreia depois de último filme de Harry Potter (US$ 91,7 milhões). Em 2012, The Avengers: Os Vingadores faturou US$ 80,8 milhões na primeira 6ª feira. Já no sábado Era de Ultron faturou menos (US$ 57,2 milhões) do que o primeiro filme (US$ 69,6 milhões).

 

A luta faturou US$ 872 milhões com a venda de ingressos e estimados US$ 300 milhões com a venda de PPV, que atingiu estimados 3 milhões de espectadores.

 

Disney e Marvel são responsáveis pelas três maiores bilheterias de estreia de todos os tempos: os dois Vingadores e Homem de Ferro 3, que abriu com US$ 174,1 milhões em maio de 2013. Vingadores: Era de Ultron empurra Harry Potter e as Relíquias da MorteParte 2 (US$ 169,2 milhões) para a 4ª posição. Até hoje, somente oito filmes abriram com US$ 150 milhões ou mais nas bilheterias domésticas.

 

A estreia de Vingadores: Era de Ultron causou uma devastação na bilheteria dos filmes já em cartaz, com nove deles dividindo uma bilheteria de US$ 30 milhões (comparados com os US$ 187 milhões de Ultron). A Mulher de Ouro foi o filme que mais resistiu, caindo apenas 50%, apesar de ter perdido 855 salas. Até Ex-Machina, que vinha surpreendendo, caiu 58% apesar de ter expandido para mais 24 salas. Velozes e Furiosos 7, que dominou as bilheterias por quatro fins de semana consecutivos, foi duramente atingido pelos Vingadores, caindo 66% depois de faturar US$ 6,1 milhões.

 

A bilheteria total do fim de semana somou US$ 227 milhões graças aos super-heróis. O que significou um aumento de 47,3% em relação mesmo fim de semana do ano passado, quando O Incrível Homem-Aranha 2 faturou US$ 91,6 milhões.

Vejamos como foi o fim de semana.

 

As Top 10

  1. Vingadores: Era de Ultron (Buena Vista) – Estreia – Obteve nota “A” na pesquisa Cinemascore; ”B-“ na Criticwire; 66 na Metacritic. Faturou US$ 187.656.000 em 4.276 salas; MPS (média por sala): US$ 43.886. Totaliza: US$ US$ 187.656.000 milhões.

Apesar dos detratores, qualquer abertura acima de US$ 180 milhões é uma fantástica abertura, e vem reforçar o domínio da família Marvel sobre as bilheterias norte-americanas.

59% do público de Vingadores: Era de Ultron eram homens com mais de 25 anos. E eles deram uma nota “A” ao filme. Famílias representaram 22% da audiência total e estimados US$ 18 milhões foram faturados por salas IMAX, que representaram 9,6% da bilheteria.

Vingadores: Era de Ultron irá enfrentar uma concorrência inicial maior que o filme anterior enfrentou em maio de 2012, pelo menos em teoria. Nos próximos dias estrearão Escolha Perfeita 2, da Universal, Mad Max: Estrada da Fúria, da Warner,  Tomorrowland: Terra do Amanhã, da própria  Disney e ainda Poltergeist: O Fenômeno, da Fox e Belas e Perseguidas, da Warner.

Ainda é preciso verificar como Vingadores: Era de Ultron se comporta no próximo fim de semana, mas as expectativas são de que não chegue aos US$ 500 milhões, o que signficaria uma queda de mais de 25% em relação ao filme anterior.

Mas ainda assim, será a maior bilheteria de estreia de 2015, pelo menos até a estreia de Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força, um pouco antes do Natal.

 

  1. A Incrível História de Adaline – Está na segunda semana e subiu da 3ª para a 2ª posição. Faturou US$ 6.250.000 (-53%) em 2.991 salas (igual); MPS: US$ 2.090; Totaliza US$ 23.424.000

Perdeu muita receita para Vingadores: Era de Ultron, embora tenha caido menos (53%)  do que todos os outros filmes menos Cinderela, que ressuscitou. Subiu para a segunda posição ultrapassando Velozes e Furiosos 7, o que não é pouca coisa. Se conseguir se manter na próxima semana , quando estreia A Escolha Perfeita 2 devendo atrair o público feminino, terá chances de se tornar um filme lucrativo, já que custou em torno de US$ 25 milhões sem as despesas de marketing.

O diretor Lee Toland Krieger despertou atenção pela primeira vez no festival de Sundance de 2009 com The Vicious Kind, inédito no Brasil, e depois com Celeste e Jesse Para Sempre. Nenhum dos dois foi grande sucesso de crítica, mas atraiu o público jovem, o que lhe garante a presença em lançamentos do tipo A Incrível História de Adaline.

 

  1. Velozes e Furiosos 7 – Está na 5ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou US$ 6.114.000 (-66%) em 3.305 salas (-503); MPS: US$ 1.850; Totaliza US$ 330.539.000

Depois de liderar as bilheterias por quatro fins de semana consecutivos, Velozes e Furiosos 7 finalmente caiu para a 3ª posição com estimados US$ 6,1 milhões. Perdeu 66% da bilheteria, perfeitamente compreensíveis diante da estreia de Vingadores: Era de Ultron e dos eventos esportivos do sábado. Até agora sua bilheteria acumulada é de US$ 330,52 milhões em 31 dias. Portanto, 45% à frente dos US$ 228,62 milhões arrecadados em 31 dias por Velozes e Furiosos 6 em 2013.

 

  1. Segurança de Shopping 2 – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 4ª posição. Faturou US$ 5.550.000 (-62%) em 3.548 salas (-85); MPS: US$ 1.564; Totaliza US$ 51.186.000

A comédia de baixo orçamento lidrada por Kevin James perdeu 62% da bilheteria em relação ao fim de semana anterior. Arrecadou US$ 51, 19 milhões em 17 dias. Continua correspondendo às expectativas estando  13,5% atrás dos US$ 59.21 milhões arrecadados em 17 dias por O Zelador Animal, filme anterior de James.

 

  1. Cada Um na Sua Casa – Está na 6ª semana e caiu da 4ª para a 5ª posição. Faturou US$ 3.300.000 (-59%) em 2.852 salas (-459); MPS: US$ 1.157; Totaliza US$ 158.132.000

Cada Um na Sua Casa se mantem entre as cinco primeiras posições por seis fins de semana, totalizando US$ 158,1 milhões. No mundo todo está em US$ 328,3 milhões.

 

6 – Cinderela – Está na 8ª semana e subiu  da 12ª para a 6ª posição. Faturou US$ 2.357.000 milhões (-14,8%) em 1.411 salas (- 608) com uma MPS de 1.670. Totaliza US$ 193.651.000 milhões.

A maior parte da bilheteria de Cinderela no fim de semana veio como o segundo filme atrelado a Vingadores: Era de Ultron em cinemas drive-in.  Deverá chegar aos US$ 200 milhões em casa, e se aproxima dos US$ 500 milhões no mundo todo, o que deverá garantir outras tantas versões com personagens reais para os desenhos Disney.

 

  1. Ex-Machina – Está na 4ª semana e caiu da 6ª par a 7ª posição. Faturou US$ 2.231.000 (-59%) em 1.279 salas (+24); MPS: US$ 1.744; Totaliza: US$ 10.868.000

Apesar das ótimas críticas e forte boca a boca, Ex-Machina não ficou imune ao efeito Vingadores. Caiu 58%, faturando  US$ 2.2 milhões.

Há duas semanas, em sua primeira semana de grande circuito, entrou para as Top 5. Mas na segunda semana de wide-release perdeu 58,3% da bilheteria. Mesmo assim, já totaliza quase US$ 11 milhões nas bilheterias domésticas. Acabará sendo uma das maiores histórias de sucesso do ano.

 

  1. Unfriended – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 8ª posição. Faturou US$ 1.988.000 (-68%) em 2.221 salas (-554); MPS: US$ 895; Totaliza: US$ 28.531.000.

Foi  a maior queda de bilheteria da semana, mas como custou somente US$ 1 milhão está no lucro. E que lucro.

 

  1. A Viagem Mais Longa – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 9ª posição. Faturou US$ 1.700.000 (-60%) em 2.115 salas (-1.025); MPS: US$ 804; Totaliza US$ 33.240.000

 

  1. A Mulher de Ouro – Está na 5ª semana e manteve a 10ª posição. Faturou US$ 1.681.000 (-50%) em 1.126 salas (-855); MPS: US$ 1.493; Totaliza: US$ 24.588.000.

Num terreno (obras de arte de proprietários judeus conficadas pelos nazistas) onde até George Cloone patinou com seu  Caçadores de Obras Primas,  só Helen Mirren explica a presença desta produção independente entre as Top 10.

 

 

As independentes

Foram três estreias significativas no circuito independente.

Longe Deste Insensato Mundo (Far from the Madding Crowd/Fox Searchlight) recebeu nota “B+” na pesquisa Criticwire e 70 no Metacritic. Faturou US$ 172.000 em 10 salas; MPS : US$ 17.200

A adaptação do romance inglês de Thomas Hardy, dirigida por Thomas Vinterberg e estrelada por Carey Mulligan, recebeu críticas positivas, que não corresponderam à bilheteria. Longe Deste Insensato Mundo estreia na próxima semana em mais 19 cidades em cerca de 100 cinemas, quando poderá ser melhor avaliado.

 

Welcome to Me (Alchemy)  recebeu nota  “B-” na pesquisa Criticwire e 67 na Metacritic. Faturou US$ 38.168 em 2 salas; MPS: US$ 19.084

A estratégia da atriz de comédias Kristen Wiig de alternar produções de estúdio com filmes independentes vem dando certo. Aqui, ela usa seu prêmio na loteria para financiar um talk show de TV sobre sua vida.

Os resultados da estreia em um cinema de Los Angeles e outro de Nova York são melhores do que aparentam. A maior parte da receita veio do prestigiado cinema Angelika em Nova York ( US$ 28.000 é um ótimo resultado para um único cinema). E infelizmente o cultuado Arclight em Los Angeles não estava disponível, o que teria elevado a MPS para US$ 30.000. O filme estreia em mais 50 cidades na próxima semana.

 

Iris (Magnolia) recebeu nota “A-“ na Criticwire e 80 no Metacritic. Faturou US$ 63.500 em 6 salas, com uma MPS de US$ 10,583.

O penúltimo documentário do famoso diretor Albert Maysles, de Gimmy Shelter, sobre os Rolling Stones e Quando Éramos Reis sobre a luta de Mohamed Ali e George Foreman, entre outros, teve uma ótima estreia. Desta vez o tema do diretor falecido em março é a carismática Iris Apfel, legendária fashionista de Nova York já com 90 anos.

 

Em sua segunda semana The Water Diviner, de Russell Crowe, abriu para mais 65 salas, mas a MPS caiu para mais da metade e, ao que tudo indica, não chegará aos US$ 5 milhões. Faturou US$ 659.000 em 385 salas e totaliza US$ 2.333.000.

 

As internacionais

Vingadores: Era de Ultron dominou as bilheterias globais com uma bilheteria internacional de US$ 168 milhões. Totaliza  US$ 626.7 milhões no mundo todo em 12 dias de exibição. Foi a maior abertura de todos os tempos no Brasil, México e Hong Kong. Na semana passada quebrou o recorde IMAX com US$ 25 milhões no mundo todo.

Está em cartaz em 71% do mercado intenacional, mas só estreia na China em 12/5 e em 4/7 no Japão.

 

A estratégia de programar Cinderela com Vingadores: Era de Ultron  elevou as bilheterias internacionais do conto de fadas para mais de US$ 1 milhão.

 

Velozes e Furiosos 7 continuou sua ótima carreira intenacional, acrescentando US$ 52,8 milhões a sua bilheteria global de US$ 1,4 bilhão. Já é a quarta maior bilheteria mundial, ultrapassando Harry Potter e as Relíquias da MorteParte 2, ficando atrás apenas de The Avengers: Os Vingadores (US$ 1.5 bilhão), Titanic (US$ 2,2 bilhões) e Avatar (US$ 2.8 bilhão). Na China, Velozes e Furiosos 7 faturou US$ 45,63 milhões, ultrapassando u pacote de comédias românticas domésticas durante o competitivo fim de semana de 1 de maio. Totaliza US$ 370,83 milhões no país. Em 22 dias de exibição já é a maior bilheteria chinesa de todos os tempos. N fim de semana teve 7,18 milhões de esepctadores.

 

Silent Separation, uma adaptação de um romance muito popular na China, ficou na 3ª posição internacional com US$ 28 milhões.

 

As Top 5 internacionais incluiram Cada Um na Sua Casa com US$ 17 milhões, e o thriller chinês de Hong Kong Helios, com US$ 16,9 milhões.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Vingadores: Era de Ultron $187,656,000 $187,656,000
2 A Incrível História de Adaline $6,250,000 $23,424,118
3 Velozes e Furiosos 7 $6,114,250 $330,538,605
4 Segurança de Shopping 2 $5,550,000 $51,186,396
5 Cada Um na Sua Casa $3,300,000 $158,132,277
6 Cinderela $2,357,000 $193,651,000
7 Ex Machina $2,230,576 $10,868,213
8 Unfriended $1,987,795 $28,531,460
9 A Viagem Mais Longa $1,700,000 $33,240,443
10 A Mulher de Ouro $1,681,000 $24,588,473
Fonte: Rentrak