GOIÂNIA MOSTRA 169 CURTAS DE 17 ESTADOS.

A nona edição da Goiânia Mostra Curtas reúne 169 filmes e vídeos de curta-metragem produzidos em 17 Estados brasileiros. Outras produções foram convidadas a integrar a Curta Mostra Mídias Portáteis, Curta Mostra Petrobras e a Mostra Especial Lucas Bambozzi, todas não-competitivas.

A lista de filmes selecionados já está disponível no site www.goianiamostracurtas.com.br. A 9ª Goiânia Mostra Curtas é um festival de cinema nacional de curta-metragem realizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), entre 6 e 11 de outubro, no Teatro Madre Esperança Garrido, do Colégio Santo Agostinho de Goiânia-GO. O projeto conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet; Novo Mundo, via Lei Goyazes; Sesi – Conselho Nacional; e apoio do Fundo Nacional de Cultura – Secretaria Nacional do Audiovisual/MinC e Sebrae-GO.

Categorias – A Curta Mostra Brasil traz 69 produções. Nesta categoria, o Estado de São Paulo entra com 32 produções e o Rio de Janeiro, com 22. Destaque também para o número de curtas do Rio Grande do Sul, oito ao todo, e em Minas Gerais, sete. A curadoria da Curta Mostra Brasil é de Maria Abdalla, diretora geral da 9ª Goiânia Mostra Curtas.

A produção audiovisual realizada heroicamente fora das capitais ganha espaço na Curta Mostra Municípios, com a curadoria do cineasta Carlos Cipriano. Treze filmes foram selecionados para a mostra que contempla oito Estados e promete dar grande visibilidade a curtas que, geralmente, têm dificuldade para entrar no circuito dos festivais. O mesmo acontece na Curta Mostra Goiás, espaço para a veiculação de curtas-metragens goianos, cuja produção encontra-se em franco crescimento. A curadoria da Curta Mostra Goiás é do jornalista e crítico de cinema Rodrigo Cássio, que classificou 20 vídeos para esta edição. Os curtas selecionados para essas duas categorias, assim como os da Curta Mostra Brasil, concorrem a prêmios de incentivo à produção concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apóiam o festival e, este ano, também ao prêmio do júri popular (Troféu Icumam).

O festival também programa a 8ª Mostrinha, dedicada à formação de público infantil para o cinema nacional, com sete curtas-metragens e curadoria de Carlos Cipriano. Além da Curta Mostra Cinema nos Bairros, que, numa mostra itinerante, leva cinco filmes a bairros da capital goiana que têm acesso restrito às salas de cinema. O cineasta Carlos Cipriano também é curador desta categoria. Tanto a mostra infantil quanto a itinerante contam com júri popular para eleger o melhor filme, que leva o Troféu Icumam.

Durante os seis dias de festival, o público é convidado a assistir ainda a três mostras especiais: a Mostra Especial Lucas Bambozzi, a Curta Mostra Petrobras e a Curta Mostra Mídias Portáteis. A 9ª Goiânia Mostra Curtas é dedicada às mídias portáteis, tema que permeia todas as atividades do festival: oficinas, debates, homenagens, mostras. O desafio de reunir uma mostra representativa do gênero é do cineasta Francisco César Filho, curadora da Curta Mostra Mídias Portáteis.

Mais informações:www.goianiamostracurtas.com.br