GOIÂNIA MOSTRA CURTAS DESTACARÁ FILMES E LIVRO SOBRE FUTEBOL.

Em 2013, a Goiânia Mostra Curtas reflete sobre o futebol arte, por meio da Curta Mostra Especial – Futebol Arte (13 curtas escolhidos pelo curador Antônio Leal, diretor do Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol) e demais atividades da programação – oficinas, encontros, debate, homenagens e mostras competitivas. “A programação deste ano fortalece o compromisso do Icumam e da Goiânia Mostra Curtas com a democratização do acesso, formação de plateia crítica e qualificação profissional para o audiovisual nacional. Especialmente este ano, a última Goiânia Mostra Curtas antes da Copa do Mundo de 2014 coloca em pauta o significado do futebol na vida brasileira e poder de união em meio à diversidade cultural do país”, reflete Maria Abdalla, diretora geral do festival e presidente do Icumam.

Para o curador Antônio Leal, o futebol avançou pelo país impregnando uma atmosfera repleta de encanto e um forte sentimento de pertencimento a uma nação. “Cinema e futebol caminham juntos há mais de um século trilhando trajetórias de encantamento junto ao povo brasileiro. O Cinefoot, que inicia sua trajetória em Goiás com essa parceria com a 13ª Goiânia Mostra Curtas, acredita no papel transformador do futebol e na diversidade cultural nele contida e temos como característica marcante levar para as telas filmes com potencial de imprimir estes conceitos no imaginário dos nossos espectadores”, avalia Leal.

Ele e Maria Abdalla ressaltam ainda a importância do Canal 100 para a produção, preservação e difusão da cinematografia de futebol no país. “Será a primeira vez filmes do Canal 100 serão exibidos em Goiás”, comemora Abdalla. Desde os anos de 1950, o Canal 100 criou a legenda dos cinejornais e, por meio deles, levou à televisão e ao cinema brasileiros a arte do futebol no país, seus personagens e histórias. “Alexandre Niemeyer, filho do criador do Canal 100, Carlos Niemeyer, estará conosco durante o festival e receberá, em nome do canal, a homenagem de abertura da 13ª Goiânia Mostra Curtas”, antecipa Abdalla.

No lançamento da 13ª Goiânia Mostra Curtas também será lançado o livro Adílio – Camisa 8 da Nação, de Renato Zanata Arnos. O escritor resume a carreira de um dos maiores jogadores do futebol brasileiro em sua posição. Para contar as façanhas de Adílio nos gramados, ele analisou minuciosamente dezenas de videotapes de partidas que tiveram o camisa 8 em campo. Editado pela iVentura, com um relato descontraído, Zanata retrata a carreira brilhante deste craque.

Programação – A décima terceira edição do festival reúne filmes e vídeos de curta-metragem produzidos em vários estados brasileiros, de um universo de 724 produções inscritas. Com a curadoria de Abdalla, a Curta Mostra Brasil traz um panorama do que há de mais significativo e atual na produção audiovisual de todas as regiões do Brasil. A produção audiovisual realizada fora das capitais ganha espaço na Curta Mostra Municípios, com filmes selecionados pelo curador Fabrício Cordeiro. Na Curta Mostra Goiás, espaço para a veiculação de curtas-metragens goianos, as produções foram escolhidas pelo curador Rafael Parrode. Os filmes da Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e Curta Mostra Brasil concorrem a prêmios de incentivo à produção concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apoiam o festival, além do Troféu Icumam, concedido também pelo melhor filme segundo o júri popular.

O festival também programa a 12ª Mostrinha, dedicada à formação de público infantil para o cinema nacional, com curtas-metragens curados pelo professor André Barcelos; além da Curta Mostra Cinema nos Bairros, mostra itinerante que leva o cinema para bairros da periferia da capital goiana. Maria Abdalla também é a curadora desta categoria. Tanto a mostra infantil quanto a itinerante contam com júri popular para eleger o melhor filme, que leva o Troféu Icumam.

Oficinas e Icumam Lab – Até 2 de setembro estão abertas as inscrições gratuitas para o Icumam Lab – Laboratório de fomento à produção audiovisual no Centro-Oeste, que será realizado pela primeira vez durante o festival, sob a orientação da produtora Fernanda De Capua, do roteirista e diretor Marco Dutra e do produtor e curador Rafael Sampaio. O laboratório vai selecionar e desenvolver 12 projetos de primeiro ou segundo longa-metragem ficcional ou documental do Centro-Oeste.
O festival realiza ainda, até 18 de setembro, pelo site www.goianiamostracurtas.com.br, inscrições para as três oficinas gratuitas da 13ª Goiânia Mostra Curtas: Construindo o Figurino, com a figurinista Joana Gatis; Laboratório – Princípios e Ferramentas da Narrativa Audiovisual, com o autor, roteirista e produtor de cinema Aleksei Abib; e E se eu fosse o autor? – Produção de Vídeo Adaptações Literárias, com os educadores Aluísio Cavalcante e Leila Dias. As vagas serão distribuídas, preferencialmente, entre os candidatos residentes no Estado de Goiás, onde se realiza o festival.