GOIÂNIA MOSTRA CURTAS DIVULGA SELECIONADOS.

A décima quarta edição da Goiânia Mostra Curtas reúne o total de 82 filmes de curta-metragem produzidos em 17 estados, de um universo de 960 produções inscritas. Entre os selecionados, predominam os filmes de ficção (50), seguidos dos documentários (15), animações (11) e experimentais (seis). A lista completa de filmes está disponível em anexo e no site www.goianiamostracurtas.com.br.

A 14ª Goiânia Mostra Curtas será realizada entre os dias 07 e 12 de outubro, no Teatro Goiânia. Com a proposta de democratizar o acesso à produção audiovisual de todo o País, o festival é constituído por seis mostras, além de oficinas, debates, encontros, palestra e lançamento literário.

Categorias – Com a curadoria realizada pela diretora geral do evento, Maria Abdalla, a Curta Mostra Brasil este ano traz 47 produções. Nesta categoria, o estado de São Paulo entra com 15 produções e o Rio de Janeiro, com sete. O destaque fica à cargo dos filmes goianos, que bateram recordes de inscritos (85), com o total de 16 selecionados para a exibição em mostras competitivas do festival, sendo que dois participam da Curta Mostra Brasil.

Com uma crescente produção audiovisual goiana, serão exibidos na Curta Mostra Goiás o total de 16 curtas-metragens escolhidos pelo curador Rafael Parrode. São filmes que reiteram o amadurecimento na produção regional, que se justifica pela profissionalização e aprendizado, democratização da tecnologia e políticas públicas.

O mesmo acontece na Curta Mostra Municípios, com curadoria de Fabrício Cordeiro. Dez filmes foram selecionados para a mostra que valoriza curtas que encontram alternativas para a realização audiovisual fora das capitais. Os filmes selecionados para a Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e Curta Mostra Brasil concorrem a prêmios de incentivo à produção concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apoiam o festival.

A 14ª Goiânia Mostra Curtas também programa a 13ª Mostrinha, dedicada à formação de público infantil para o cinema nacional, com nove curtas-metragens escolhidos à dedo pelo professor André Barcelos. Para completar a lista dos selecionados das mostras que compõem o festival, a Curta Mostra Cinema nos Bairros leva seis filmes para três bairros da capital goiana. Maria Abdalla também é a curadora desta categoria. Tanto a mostra infantil quanto a itinerante contam com júri popular para eleger o melhor filme, que leva o Troféu Icumam.

De acordo com Abdalla, o resultado da seleção são filmes contemplativos, ousados e intensos. Todas as produções, por exemplo, perpassam os gêneros da ficção, drama, comédia, suspense e tragédia. “De modo geral, observa-se a excelente qualidade de curtas-metragens, a evolução no desenvolvimento da identidade de cada diretor, a preocupação com a estética, a qualidade técnica. O público de Goiás terá uma grande oportunidade de conhecer grandes produções de diversas regiões do País.”

A lista dos filmes selecionados para a Curta Mostra Especial será divulgada somente no lançamento da 14ª Goiânia Mostra Curtas, realizado no dia 02 de setembro, na Fnac Goiânia. Na ocasião, ainda será revelado o tema da mostra, assim como toda a programação do festival.

OFICINAS – Além disso, o festival realiza, até o dia 15 de setembro as inscrições para as três oficinas gratuitas que compõem o festival: Criação, Desenvolvimento e Roteiro, ministrado pelo roteirista e diretor de televisão e cinema, David França; Assistência de Direção, com Laura Mansur; Construção de Personagem, com a Atriz, escritora e ilustradora Rita Carelli; Introdução a Elaboração e Apresentação de Projetos para TV, ministrado pela produtora audiovisual Mariana Brasil; Oficina Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças, também por Rita Carelli. As inscrições podem ser feitas através do site oficial do evento: www.goianiamostracurtas.com.br.

SERVIÇO
Filmes selecionados para a 14ª Goiânia Mostra Curtas: www.goianiamostracurtas.com.br e lista em anexo
Inscrições oficinas: até 15 de setembro pelo site
Mais info: 62 3218-3779 / producaogmc@icumam.com.br