GRAMADO ANUNCIA MUDANÇAS E HOMENAGEIA ZEZÉ MOTTA

O 35º Festival de Cinema de Gramado, a ser realizado em agosto, aumentou em um dia o evento, que agora inicia no domingo (dia 12/8) e se estende até o sábado (dia 18/8). Este ano, 11 filmes vão participar da mostra competitiva, entre longas nacionais e estrangeiros, e 13 filmes integrarão a mostra de curtas nacionais.
A partir deste ano, a exemplo dos Troféus Oscarito e Eduardo Abelin, será entregue o Troféu Kikito de Cristal, que, em 2007, será concedido a Eduardo Coutinho, pelo conjunto da obra.
Além disso, foi criado o Troféu Cidade de Gramado, que vai premiar o melhor roteirista e o melhor filme em longa brasileiro. No prêmio de melhor filme, o produtor poderá indicar um roteirista que ganhará uma estadia de um mês em Gramado, para criar um novo roteiro.
E ainda a apresentação de um projeto educacional o CINEDUC, que já existe no Rio de Janeiro, coordenado por Marialva Monteiro, e funciona em escolas públicas. O curso é destinado a crianças de 9 a 13 anos, que serão selecionadas em escolas de Gramado, e farão um curso sobre cinema durante o Festival.
Os filmes de curta metragem, ganharam horário especial de exibição. A mostra competitiva de curtas vai acontecer a partir das 17 horas, e não mais entre os filmes longas. Valorizando a produção de curtas nacionais.
O projeto Júri Popular, iniciado na 34º edição do Festival com um novo conceito, agora volta em caráter definitivo e com a participação ampliada de jornais de vários estados brasileiros. Este ano, as parcerias para a escolha do Júri Popular serão com os principais jornais de nove estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. A tarefa dos jurados será assistir a todos os filmes da mostra competitiva em longas nacionais e estrangeiros, e depois votar. Ao contrário do que acontecia anteriormente, quando o júri popular era formado pela platéia que assistia aos filmes.
Os homenageados da 35º edição do Festival de Cinema de Gramado marcam a nova fase do evento. O troféu Oscarito, que há 17 anos exalta atores e atrizes brasileiros que contribuíram para a trajetória no cinema nacional será concedido para Zezé Motta, uma das grandes damas do nosso cinema. Já o troféu Eduardo Abelin, pela primeira vez, desde sua criação há seis anos, vai para uma Instituição: A Casa de Cinema de Porto Alegre.
Mais informações pelo site www.festivaldegramado.net