GRÁTIS, 1o. FESTIVAL DE CINEMA E MULHERES NO FESTIVAL COMEÇA NESTA QUINTA, 27.

O evento acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro no Museu do Futebol.

De 27 de novembro a 1º de dezembro, o Museu do Futebol se transforma em uma grande sala de cinema para receber o 1º Festival de Cinema Mulheres no Futebol. O evento, inédito e totalmente gratuito, celebra o protagonismo feminino nas telas e nos bastidores do cinema esportivo, com uma mostra competitiva de curtas e longas-metragens de diversos países dedicados ao futebol feminino. As produções revelam histórias de resistência, conquistas e inspiração dentro e fora de campo. Realizada em parceria com o Cinefoot, a programação inclui também filmes infantojuvenis, mesas-redondas, homenagens, oficina artística e uma exposição com acervo fotográfico do museu — todas voltadas a destacar a força e a trajetória das mulheres no futebol. Localizado no Estádio do Pacaembu, o museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.

 

A abertura do Festival será na quinta-feira (27), com a exibição do documentário As Primeiras, de Adriana Yañez, que resgata a trajetória das pioneiras da Seleção Brasileira Feminina e homenagem às atletas. Em seguida, haverá um bate-papo e a inauguração da mostra Mulheres no acervo do Museu do Futebol , com curadoria do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) a partir de imagens de mulheres no acervo do Museu do Futebol. A programação segue com a Mostra Competitiva Internacional, reunindo curtas e longas-metragens de Brasil, Alemanha, Argentina, França, Reino Unido, Itália e uma coproduçao Filipinas/EUA, além de sessões especiais dedicadas às árbitras, à Seleção Brasileira de Futebol de Cegas e uma homenagem à cineasta Laís Bodanzky, que participará de um bate-papo com a atriz e cineasta Bruna Linzmeyer.

 

Entre os destaques, está a mesa-redonda Farol do Futebol Feminino, que reunirá mulheres atuantes nas áreas institucional, da mídia e do esporte profissional para compartilhar experiências e debater as perspectivas para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que será realizada no Brasil.

 

Filmes

As obras exibidas no festival foram selecionadas por meio de convocatória pública e pela curadoria do evento. O público será parte ativa do festival, votando nas produções que serão exibidas no auditório Armando Nogueira dentro da mostra competitiva, que reúne curtas e longas-metragens. Os vencedores serão escolhidos por voto popular nas categorias Mostra Competitiva Internacional de Curta-Metragem e Mostra Competitiva Internacional de Longa-Metragem.

 

Além da exibição de filmes, debates e exposição, haverá também uma ambientação especial na fachada do Pacaembu, com mobiliário, jogos e venda de comidas e bebidas, tudo pensado para convidar o público a permanecer e vivenciar o espaço.

 

 

A cerimônia de encerramento e premiação do Festival será na segunda-feira (01/12), com a exibição do documentário De Virada-Bastidores e Desafios do Futebol, de Carla Meireles e Roberta Cunha e homenagem à cineasta Laís Bodanzky.

 

 

 

O Museu, o cinema e o futebol feminino

O Museu do Futebol tem uma trajetória consolidada de parceria com a produção audiovisual dedicada ao esporte. Desde a primeira edição do CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol, a instituição tem sido parceira constante, abrindo seu auditório para sessões, estreias e encontros com realizadores.

 

Desde 2015, o Museu também se destaca pela pesquisa, difusão e valorização do futebol de mulheres, tornando-se referência nacional no tema. Em 2024, a inclusão do futebol feminino de forma transversal em toda a exposição principal foi um dos marcos das obras de renovação concluídas há cerca de um ano, reforçando o compromisso da instituição com a representatividade e a diversidade no esporte.

 

E! As mulheres do futebol (2019). A nova exposição apresenta uma seleção representativa das mais de 40 coleções hoje existentes no acervo relacionadas à trajetória das mulheres no esporte.

 

Festival de Cinema – Programação Completa

As exibições acontecem no Auditório Armando Nogueira e na Sala Jogo de Corpo.

 

 

QUINTA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO

 

 

20h | Fala institucional e abertura da mostra Mulheres no acervo do Museu do Futebol com curadoria do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB)

20h15 | Homenagem às jogadoras pioneiras

20h45 | Exibição do filme As Primeiras, de Adriana Yañez
Documentário, 78 min, Brasil, 2024

22h | Bate-papo com:
Marisa, Fanta, Fia Carioca – protagonistas do filme
Adriana Yañez – diretora
Gal Buitoni – produtora
Aira Bonfim – pesquisadora
 

As Primeiras
Dir. Adriana Yañez | Documentário | 78 min | Brasil, 2024

O documentário retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, que estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: elas são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Quando elas começaram a jogar, o esporte era proibido para mulheres.

 

 

Local: Auditório do Museu do Futebol

 

 

SEXTA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO
Durante todo o dia: Mostra Acervo CRFB, área de convivência e jogos na fachada do Estádio do Pacaembu.

 

1º Encontro Farol do Futebol Feminino: ações Rumo à Copa 2027

 

10h | Mesa 1 – Ações rumo à Copa de 2027 do ponto de vista institucional
Debate sobre estratégias, políticas públicas, governança e os desafios para preparar o país para receber a primeira Copa do Mundo Feminina no Brasil.

 

11h | Mesa 2 – Relatos, experiências e expectativas para a cobertura da Copa de 2027

Jornalistas e comunicadoras compartilham percepções sobre a cobertura esportiva, desafios de visibilidade, bastidores e perspectivas da imprensa para um evento histórico.
Mediação: Lu Castro (jornalista, pesquisadora e escritora)
Participações: Luciana Mariano (ESPN), Natália Santana (Rede TV) e Bianca Molina (TNT)

 

12h | Mesa 3 – Jogadoras e profissionais do futebol: relatos e expectativas para a Copa no Brasil
Atletas, treinadoras e profissionais narram experiências pessoais, transformações recentes no futebol de mulheres e projeções para a Copa 2027.
Mediação: Giovana Capucim (pesquisadora e professora)
Participações: Treinadora Jéssica de Lima, Letícia Santos (Corinthians e Seleção Brasileira) e as jogadoras pioneiras Marisa, Fanta e Fia Carioca.

Local: Auditório

 

14h30 | Sessão Especial de Acessibilidade – homenagem às atletas brasileiras do futebol de cegas com a presença da Seleção Brasileira
Filme: Eu quero ir
Direção: Pablo Polo
Ficção, 38 min, Brasil, 2024
Aos 12 anos, Iara é uma jovem talentosa e obstinada que enfrenta o machismo para realizar o sonho de jogar futebol. Sessão com audiodescrição e recursos de acessibilidade.

Local: Auditório

 

 

 

16h30 | Mostra Competitiva Internacional de Longas-Metragens

 

Mulheres não podem jogar (Girls Can’t Kick It)
Direção: Torsten Körner
Documentário, 90 min, Alemanha, 2024
O documentário retrata a luta pela criação de uma seleção nacional feminina na Alemanha Ocidental e Oriental, revelando as conquistas esquecidas das pioneiras do futebol e os estereótipos de gênero do período.

 

18h30 | Mostra Competitiva Internacional de Longas-Metragens

 

México 71
Direção: Carolina Gil Solari e Carolina M. Fernández
Documentário, 64 min, Argentina, 2023
Em 1971, um grupo de jogadoras de futebol argentinas viajou para o México para representar seu país pela primeira vez em uma Copa do Mundo. Com muita determinação e talento, conquistaram o coração do público mexicano e hoje formam um dos capítulos mais importantes da história do futebol argentino.

Local: Auditório

 

 

18h30 | Mostra Competitiva Internacional de Curtas-Metragens

 

Passa a bola
Direção: Guilherme Herrera Falchi
Ficção, 14 min, Brasil, 2024
Duas irmãs rivais precisam unir forças para enfrentar um trio de meninos em uma partida de futebol de rua.

Local: Auditório

 

20h30 | Sessão-Homenagem às Árbitras
Com as presenças das árbitras Renata Ruel, Ana Paula Oliveira, Carol D’Eleutério e Tati Sacilotti.
Exibição dos filmes que revelam bastidores da arbitragem feminina e suas trajetórias de resistência.

 

Campos conquistados: a luta das mulheres na arbitragem brasileira de futebol
Direção: Jéssica Gomes
Documentário, 30 min, Brasil, 2022
O filme investiga a trajetória de árbitras brasileiras que desafiaram rótulos e barreiras dentro do futebol.

 

Por trás do apito
Direção: Angelo Martins
Documentário, 19 min, Brasil, 2024
Histórias inéditas sobre a vida fora do campo de profissionais da elite da arbitragem feminina, com bastidores e intimidades raramente mostrados.

Local: Auditório

 

 

SÁBADO, 29 DE NOVEMBRO

O sábado é dedicado à diversidade etária e temática, com sessões infantojuvenis, oficinas, debates, exibições competitivas e homenagens. Durante todo o dia: Mostra Acervo CRFB, área de convivência e jogos na fachada do Estádio do Pacaembu.

 

10h às 11h |Sessões Infantojuvenis

Louise
Direção: Amanda Gomes, Andressa Fernandes e Nathanael Cruz

Animação, 5 min, Brasil, 2018
Durante uma brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos, a bola cai perto de Louise e Bia. Ao ver a habilidade das meninas, Juca as convida para jogar, mas enfrenta resistência de Iago, que não aceita a presença delas em campo.

Local: Auditório

 

Meninas falam sobre futebol (Girls Talk About Football)
Direção: Paola Sorrentino
Animação, 7 min, Itália, 2021
Como é ser uma garota no mundo dos meninos. Seis meninas compartilham suas próprias experiências jogando futebol feminino em um esporte dominado pelos homens.

Local: Auditório

 

 

Eu quero ir

Direção: Pablo Polo

Ficção, 38 min, Brasil, 2024

Aos 12 anos, Iara é uma jovem apaixonada por futebol que enfrenta o machismo para realizar seu sonho de jogar profissionalmente.

Local: Auditório

 

 

12h | Oficina de Artes Plásticas com Marina Ciegle

Voltada ao público infantojuvenil, a oficina estimula a criatividade e a reflexão sobre a presença e a representação das mulheres no futebol, por meio de uma prática artística acessível e colaborativa. Conduzida pela artista integrante da exposição temporária ¡Cancha Brava: Futebol sudamericano en disputa, a atividade propõe experimentações com materiais, cores e histórias que celebram o futebol sul-americano.

Local: Área externa

 

14h30 | Bate-papo sobre pesquisa e produção audiovisual no futebol feminino
Discussão sobre métodos, desafios e caminhos da pesquisa e produção audiovisual, com realizadoras e pesquisadoras que investigam o futebol de mulheres.
Mediação: Letícia Costa Marcolan (pesquisadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro)
Participações: Beatriz Calheta Silva (diretora e pesquisadora), Aira Bonfim (pesquisadora e CEO Repertório Cultural) e Sabrina Nudeliman Wagon (CEO ELO Studios)

Local: Auditório Armando Nogueira

 

16h30 | Mostra Competitiva Internacional de Longas-Metragens

 

Copa 71
Direção: Rachel Ramsay e James Erskine
Documentário, 91 min, Reino Unido, 2024
Produzido por Serena e Venus Williams, o filme recupera imagens de arquivo e entrevistas inéditas para contar a história da Copa do Mundo Feminina não oficial de 1971.

 

 

 

DOMINGO, 30 DE NOVEMBRO

Durante todo o dia: Mostra Acervo CRFB, área de convivência e jogos na fachada do Estádio do Pacaembu.

 

10h às 11h | Sessões Infantojuvenis

 

Louise
Direção: Amanda Gomes, Andressa Fernandes e Nathanael Cruz

Animação, 5 min, Brasil, 2018
Durante uma brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos, a bola cai perto de Louise e Bia. Ao ver a habilidade das meninas, Juca as convida para jogar, mas enfrenta resistência de Iago, que não aceita a presença delas em campo.

Local: Auditório

 

 

Meninas falam sobre futebol (Girls Talk About Football)
Direção: Paola Sorrentino
Animação, 7 min, Itália, 2021
Como é ser uma garota no mundo dos meninos. Seis meninas compartilham suas próprias experiências jogando futebol feminino em um esporte dominado pelos homens.

Local: Auditório

 

 

Filme: Eu quero ir
Direção: Pablo Polo
Ficção, 38 min, Brasil, 2024
Aos 12 anos, Iara é uma jovem apaixonada por futebol que enfrenta o machismo para realizar seu sonho de jogar profissionalmente.

Local:  Auditório

 

 

12h | Oficina de Artes Plásticas com Marina Ciegle

Voltada ao público infantojuvenil, a oficina estimula a criatividade e a reflexão sobre a presença e a representação das mulheres no futebol, por meio de uma prática artística acessível e colaborativa. Conduzida pela artista integrante da exposição temporária ¡Cancha Brava: Futebol sudamericano en disputa, a atividade propõe experimentações com materiais, cores e histórias que celebram o futebol sul-americano.

Local: Área externa

 

 

14h30 | Sessão Especial Não Competitiva

Nunes FC

Direção: Cristiano Fukuyama, Edson de Lima e Luiz Nascimento; Entrevistados: Gabi Nunes, Roberto Nunes, Neide Nunes e Roberto Nunes Júnior.

Doc, 21 min, Brasil, SP, 2019

“Nunes FC” é um curta-metragem que traça a trajetória de uma família que, depois de décadas de suor, conseguiu cumprir seu objetivo e vive um sonho a cada apito do árbitro.

 

Donas do Baba / Torcedoras

Direção: Tais Bichara e Rodrigo Luna
Documentário, 26 min, Brasil, 2020

O documentário acompanha as histórias de duas mulheres baianas que vivem o futebol de formas distintas: Rosicleide Aquino, torcedora emblemática do Vitória, e Stéfani Coutinho, presidente da torcida feminina Tricoloucas, do Bahia. Inspirado na cultura do “baba” – jogo informal típico da Bahia –, o filme segue cada uma delas em partidas de seus clubes, revelando rituais, vínculos afetivos e a relação que mantêm com seus estádios-casa, mesmo sem a presença de um clássico Ba-Vi.

 

 

Radar, um time! Uma nação!,

Direção: Douglas Lima e Jefferson Rodrigues
Documentário, 25 min, Brasil, 2019

Quando o futebol feminino foi autorizado no Brasil em 1979, um clube saiu da praia para dominar os campos e a modalidade na década de 80. O RADAR E.C. foi o precursor do futebol feminino no Brasil, encheu o Maracanã, e foi responsável pela formação da primeira Seleção Brasileira. Uma história apaixonante de um clube que representou uma nação.

 

Guardiãs do Jaraguá

Direção: Roseane Rete Mirim e Ulisses Sulivan
Documentário, 36 min, Brasil, 2025

O documentário acompanha mulheres Guarani Mbya na Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo, e suas lutas pela preservação do território, do futebol feminino e da cultura Guarani Mbya.

 

Local: Auditório

 

 

 

16h 30 | Mostra Competitiva Internacional de Curtas-Metragens

 

Pênalti
Direção: Julia Leite
Filme-ensaio, 4 min, Brasil, 2024
Uma carta de uma jogadora que escreve (ou uma escritora que joga) para todos aqueles que perguntam quando ela vai parar de jogar futebol depois de se lesionar tanto.

 

O topo da montanha (Maybe It’s Just the Rain)
Direção: Reina Bonta
Documentário, 15 min, Filipinas-EUA, 2025
A trajetória de jovens mulheres da diáspora filipina que superam adversidades para formar a primeira equipe filipina a vencer em uma Copa do Mundo.

 

Corpos reais, torcedoras reais (Cuerpas reales, hinchas reales)
Direção: Erica Voget
Documentário, 5 min, Argentina, 2022
Projeto audiovisual reúne as perspectivas de 40 fotógrafas ibero-americanas para construir um relato coletivo sobre as mulheres e pessoas LGBTQUIAP+ que habitam o futebol a partir das arquibancadas.

 

Dilma Mendes – Futebol e raça
Direção: Tais Amordivino
Documentário, 18 min, Brasil, 2025

A história de uma das maiores técnicas de futebol feminino do Brasil, a mulher negra, baiana e percussora, Dilma Mendes. Nascida e criada em Camaçari (BA), a treinadora descobriu cedo o significado de resiliência, futebol e fé.

 

Moleca travessa: a história do Juventus no futebol feminino
Direção: Lucas Gomes de Azevedo
Documentário, 27 min, Brasil, 2025
A trajetória do Juventus no futebol feminino, base para diversas atletas com passagem pela Seleção e outros clubes da elite do campeonato brasileiro e um dos projetos mais importantes para o desenvolvimento da modalidade no Brasil.

 

Varzeanas: guardiãs de territórios em disputa

Direção: Beatriz Calheta Silva

Documentário, 24 min, Brasil, 2025

Um time de mulheres indígenas no Jaraguá, um clube operário centenário despejado por uma multinacional na Água Branca, uma equipe de Santo André fundada pelas moradoras de uma ocupação durante a ditadura civil-militar. Três lugares distintos e suas guardiãs a dizer que a várzea e a memória são territórios em disputa.

 

18h 30 | Mostra Competitiva Internacional de Curtas-Metragens

 

Sissi

Direção: Ana Rieper

Documentário, 27 min, Brasil, 2022

Sissi é um documentário sobre a jogadora que encantou com a camisa da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA Feminina de 1999. Depois de vencer a Chuteira de Ouro, ela nunca mais jogou uma partida pela competição. Sua personalidade forte e sua luta como mulher ajudam a entender o porquê.

 

 

20h 30 | Mostra Competitiva Internacional de Curtas-Metragens

 

 

À margem (Sur la Touche)

Direção: Kahina Ben Amar

Ficção, 19 min, França, 2023

Amra deixou recentemente sua família para fazer sua estreia como jogadora de futebol profissional. Mas seus avós, que a criaram, já não são mais jovens, e ela não tem certeza se pode confiar em sua irmã mais nova. Preocupada, ela volta para casa para passar um fim de semana com a família.

 

Local: Auditório

 

18h30 | Mostra Competitiva Internacional de Longas-Metragens

 

Um jogo só nosso (Un juego propio),

Direção: Julia Martinez Heimann e Natalia Laclau
Documentário, 74 min, Argentina, 2024

Um jogo próprio entrelaça as histórias de três mulheres futebolistas na Argentina, no contexto do movimento feminista que, desde 2015, desempenha um papel central na política local e global. As protagonistas cruzam seus caminhos em busca de um objetivo comum: que nenhuma outra geração de mulheres e pessoas LGBTQIAP+ fiquem sem espaços para jogar.

 

 

20h30 | Lucy – O destino de uma pioneira (Lucy – Un destino da pioniera),

Direção: Roberto Pili
Documentário, 54 min, Itália, 2023

A obra retrata a carreira e os desafios pessoais de Maria Lúcia Alves Feitosa, a “Lucy”, pioneira do futebol feminino no Brasil e primeira jogadora brasileira a atuar na Itália e na Europa, além de participante do Torneio Mundial Experimental Feminino da FIFA em 1988. A narrativa acompanha sua trajetória por três continentes, explorando temas como inclusão, discriminação e transformação social, sempre tendo o futebol como eixo central.

Local: Auditório

 

SEGUNDA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO

 

20h | Sessão especial de encerramento, premiação e homenagem para a diretora Laís Bodanzky e bate-papo com Bruna Linzmeyer

 

Cartão Vermelho

Direção: de Laís Bodanzky
Ficção, 14 min, Brasil, 1994

Esse premiado curta-metragem da diretora Laís Bodanzky, revela o mundo de Fernanda, uma adolescente que joga futebol com os meninos, quando é surpreendida pelos desejos de mulher. O primeiro trabalho de Laís Bodanzky em cinema foi o curta-metragem Cartão Vermelho que recebeu 10 prêmios no Brasil e no exterior. Em 1995, o filme foi selecionado para o New York Film Festival e foi exibido no Canal Plus da França e da Espanha.

 

De virada: bastidores e desafios do futebol

Direção: Carla Meireles e Roberta Cunha
Documentário, 71 min, Brasil, 2025

No coração do futebol, florescem as histórias de três mulheres que conquistam espaço e liderança num ambiente altamente competitivo e masculino. Roberta Fernandes (Fluminense), Tamires Dias (Corinthians) e Edina Alves (Árbitra) compartilham suas vitórias e dramas reais, usando paixão e inteligência tática para obter respeito e provar que inspiração não tem gênero.

 

Local: Auditório

SERVIÇO: 1º Festival de Cinema Mulheres no Futebol

Data: 27 de novembro a 1º de dezembro

Local: Museu do Futebol – Auditório Armando Nogueira

GRÁTIS