GRÁTIS, 4ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS TRAZ 12 FILMES INÉDITOS NO BRASIL.

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe de 4 a 14 de outubro a 4ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS DE SÃO PAULO, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp. A programação deste ano reúne um total de 12 filmes premiados em festivais internacionais e totalmente inéditos no Brasil. Tudo com entrada gratuita.

Com curadoria do Wang Yao, da Beijing Film Academy, a mostra traz um panorama dos cineastas da “Nova Geração da Mongólia Interior”, região autônoma da China, além das retrospectivas do diretores “Liu Julie” e “Qiao Lian”. Este último vem ao Brasil para participar de um bate-papo com o público.

Eleito o Melhor Filme no Festival de Moscou em 2017, “Ave Rara” de Qiao Liang, abrirá a Mostra para convidados no dia 4 de outubro. O filme conta a história de um jornalista que para fazer uma reportagem sobre o aparecimento de uma ave rara retorna à cidade natal. Seu trabalho, porém, põe em risco uma fábrica que é fonte de renda para os habitantes locais. O conflito de interesses desperta a discussão sobre a degradação ambiental.

Na Retrospectiva “Qiao Liang” o público ainda poderá assistir aos longas “Voar” (2006), “Keelung” (2014) e a “A ex-mulher”, que terá sessão seguida de debate com o diretor no dia 6 de outubro (sábado) às 15h.

Já a retrospectiva do diretor “Liu Julie” exibirá os títulos “Esconde-esconde” (2016), “A montanha nevada” (2010), “Juventude” (2013) e “De Lan” (2015), vencedor do Festival Internacional de Xangai. “De Lan” se passa nos anos 80, onde um jovem imaturo da etnia han se apaixona por uma mulher tibetana casada, envolvendo-se num intenso e complexo caso de amor.

 

Completa a programação da Mostra de Cinema Chinês, o Panorama “A Nova Geração da Mongólia Interior” com os filmes “Besta velha” (2017) de Zhou Ziyang, “A ira do silêncio” (2017) de Xin Yukun, “Dizer adeus”(2015)de Degena Yun, vencedor do prêmio de Melhor roteiro do Festival de Cinema de Tóquio e melhor longa no Festival de Torino no Canada, e o documentário “Da San” (2018) de Tong Jiasheng, que fez parte da seleção oficial 2018 do Festival Internacional da Austrália, Beijing e Montreal (Canadá).  A obra mostra a trajetória de um homem de um metro e dez de altura que sonha em escalar o Monte Everest.

 

A Mostra de Cinema Chinês é uma realização do Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com o Centro Cultural São Paulo e a Spcine.

 

Programação completa: www.institutoconfucio.unesp.br

 

Serviço:

4ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS

04 a 14 de outubro no CCSP – Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo)

Sala Lima Barreto| 99 lugares

ENTRADA GRATUITA

Classificação Indicativa: Livre

Retirada dos ingressos: 1h30 antes da sessão

 

Sinopses

 

RETROSPECTIVA LIU JIE

 

De Lan de Liu Jie (2015)| 90 min| Drama

Prêmios: Festival Internacional de Xangai (2016)

Nos anos 1980, um jovem imaturo da etnia han se apaixona por uma mulher tibetana casada, envolvendo-se num intenso e complexo caso de amor.

 

“Esconde-esconde” de Liu Jie (2016)| 106 min|Thriller

Um homem busca pistas do irmão desaparecido. Um estranho de capacete de motociclista passa a surgir frequentemente, aterrorizando sua esposa. Em meio a tudo isso, um segredo antigo começa a vir à tona.

 

A montanha nevada  de Liu Jie (2010)| 93 min| Drama

Um casal da etnia Lisu vê sua união impedida por tradições locais. No dia de seu casamento de conveniência com um gângster local, a noiva desaparece misteriosamente na montanha.

 

Juventude de Liu Jie (2013)| 91min| Drama/Romance

No último ano do ensino médio, um adolescente é obrigado a lidar, de uma só vez, com a perda do primeiro amor e a reprovação escolar. Nesse processo de amadurecimento, descobre ainda que nem mesmo as segundas chances são perfeitas.

 

RETROSPECTIVA QIAO LIANG

 

Ave Rara de Qiao Liang (2017)| 107 min| Drama

Prêmios: Melhor Filme no Festival de Moscou

Designado para fazer uma reportagem sobre o aparecimento de uma ave rara, um jornalista retorna à cidade natal. Seu trabalho, porém, põe em risco uma fábrica que é fonte de renda para os habitantes locais. O conflito de interesses abala relações entre velhos conhecidos, além de pôr em evidência a discussão sobre a degradação ambiental.

 

Voar de Qiao Liang (2006)| 88 min| Drama

Após enfrentar o escárnio dos habitantes de seu vilarejo e o abandono da mãe e da namorada de infância, um camponês decide construir e decolar seu próprio avião, nesse conto sensível sobre o idealismo.

Keelung de Qiao Liang (2014)| 95min| Romance

Pelas vielas da zona portuária de Keelung, em Taiwan, um pescador da China continental e uma garota abandonada pela família buscam conforto e apoio mútuos.

 

A ex-mulher de Qiao Liang|

Filme de tom fortemente literário, surgiu a partir de uma história verídica.  Natural de Pequim, o velho jornaleiro Ding cuida da ex-mulher e dos ex-sogros, compartilhando a casa com todos eles. Mesmo sem contribuir significativamente para a sociedade, é o herói da família e modelo ético para seus concidadãos. Conseguindo escamotear todas as contradições de sua situação familiar, suporta pressões e desconfianças de toda sorte.

 

 

NOVA GERAÇÃO DA MONGÓLIA INTERIOR

 

Da San de Tong Jiasheng (2018)| 102min| Documentário

Prêmios: Australian International Film Festival, Official Selection / Beijing International Film Festival / Documentary Competition Unit of Montreal International Film Festival, Official Selection.

O documentário mostra a história de um homem de um metro e dez de altura que sonha em escalar o Monte Everest.

 

A ira do silêncio  de Xin Yukun (2017)| 120 min|Thriller

Um minerador retorna à cidade natal para procurar o filho desaparecido. Por conta de antigas disputas com seus conterrâneos, é recebido com ressentimento e desconfiança pelos habitantes do lugar, que não se deixam sensibilizar pelo desaparecimento do garoto.

 

 

Besta velha de Zhou Ziyang (2017)| 110 min| Drama

Um homem de negócios falido tenta tomar o dinheiro que os filhos juntaram para a cirurgia de sua esposa. A disputa judicial desencadeia uma tragédia familiar sem precedentes.

 

Dizer adeus de Degena Yun (2015| Drama| 100 min

Prêmios: The Spirit of Asia Award, Asian Future Section, 25th Tokyo International Film Festival / Best Screenplay Award / 33rd Torino Film Festival / Best Feature Film, 9th First International Film Festival of Xining / Emerging Filmmaker Award, Minneapolis St. Paul International Film Festival /

Uma adolescente retorna a Pequim após anos estudando na Inglaterra. Seu pai, doente terminal, está perplexo diante da morte iminente. Aos poucos, os dois descobrem uma forte conexão, graças às suas incertezas e medos diante do futuro.

PROGRAMAÇÃO

 

Quinta-feira, 04/10 – Abertura – Convidados

20h45 – “Ave Rara” de Qiao Liang

 

 

Sexta-feira, 05/10:

16h – De Lan;

18h –  A Montanha Nevada;

20h – Esconde-esconde;

 

Sábado, 06/10:

15h – A Ex-mulher;

17h30 – Q&A;

20h – Ave Rara;

 

Domingo, 07/10:

16h – Keelung;

18h – Esconde-esconde;

20h – Juventude;

 

Terça-feira, 09/10:

18h – Dizer Adeus;

20h – Besta Velha;

 

Quarta-feira, 10/10:

18h – A Ex-mulher;

20h – Da San;

 

Quinta-feira, 11/10:

16h – A Montanha Nevada;

18h – Keelung;

20h – Ave Rara;

 

Sexta-feira, 12/10:

15h30 – Juventude;

17h30 – Voar;

19h30 – A Ira do Silêncio;

 

Sábado, 13/10:

15h30 – De Lan;

17h30 –  Voar;

19h30 – A Ira do Silêncio;

 

Domingo, 14/10:

16h – Ave Rara;

18h – Dizer Adeus;

20h – Besta Velha;