GRÁTIS, CURSO “É NÓIS NA FITA” ABRE INSCRIÇÕES PARA 2016.

Curso Gratuito de Cinema para jovens de 15 a 20 anos chega agora a sua 3ª edição.

A primeira turma de 2016 do curso de cinema É Nóis na Fita” será na Escola da Cidade, na Região Central da capital. As inscrições para a seleção dos candidatos já estão abertas e podem ser feitas até 29 de fevereiro. Serão 25 vagas para jovens entre 15 e 20 anos. As aulas irão de 12 de março a 22 de maio, aos sábados e domingos, das 9h às 18h.

Ao longo de 9 finais de semana, os alunos entram em contato com todas as etapas da criação e produção audiovisual – roteiro, direção, fotografia, arte, som, edição e finalização – com profissionais e professores das melhores faculdades de audiovisual de São Paulo. E ainda produzem 2 curtas-metragens.

A carga horária do curso é dividida entre teoria e prática, mas o ápice do processo, segundo os próprios alunos, são os dias de gravação do curta. Eliana acredita que o processo de ver uma ideia sair da cabeça para o papel, do papel para o set e do set para a tela é extremamente gratificante e rico em experiências tanto no nível artístico como no pessoal.

 

Quem concorda com isso são os 250 alunos da 1ª e da 2ª edições, que em 27 de fevereiro se encontrarão no Cinearte (Av. Paulista, 2073) para a exibição dos 10 curtas produzidos em 2015. Este, aliás, é outro ponto alto que o É NÓIS NA FITA proporciona: a oportunidade de ver os filmes numa sala profissional de cinema, com toda qualidade de som e em tela grande!

 

É NÓIS NA FITA tem Patrocínio Master do Banco Bradesco e Copatrocínio da ALB Air Liquide Brasil.

 

Em 2016, o projeto será realizado nas 5 regiões da cidade de São Paulo. Até o momento, já foram abertas inscrições para as 3 turmas do 1º semestre: Centro, Zona Sul e Zona Oeste.

Todos os professores do projeto É NÓIS NA FITA são profissionais atuantes em cinema, TV ou publicidade, com grande experiência no ensino universitário e na realização de oficinas para jovens.

Confira abaixo os responsáveis por cada área e um breve resumo de suas realizações como artistas, técnicos e educadores.

Eliana Fonseca (foto) – Coordenação, Linguagem Cinematográfica, Roteiro e Direção.

Michael Ruman – Linguagem Cinematográfica, Roteiro e Direção.

Luciane Toffoli – Produção.

Ana Giannasi – Produção.

Leandro Martins Borges – Fotografia.

Luisa Bairão – Direção de Arte.

Ana Mara Abreu – Direção de Arte.

João Godoy – Som.

Guilherme Lima de Assis – Som.

Giuliano Ronco – Edição.

 

ELIANA FONSECA

Formada pela Escola de Comunicações de Artes (ECA/USP) em Cinema e pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP), com pós-graduação (especialização) em pedagogia no ensino superior, atua há mais de 30 anos nas áreas de cinema, teatro e TV .
Em cinema, dirigiu e escreveu 5 curtas, entre eles FRANKSTEIN PUNK e A REVOLTA DOS CARNUDOS, premiados em diversos festivais no país. Dirigiu 3 longas: ILHA RA TIM BUM, ELIANA E O SEGREDO DOS GOLFINHOS e COISA DE MULHER, no qual assina também o roteiro. Como atriz, atuou em dezenas de filmes, de curta e longa metragem, tendo recebido vários prêmios por suas interpretações.
Em teatro, dirigiu e atuou em mais de 20 produções, acumulando destaques de crítica e alguns prêmios de direção.
Em TV, destaca-se seu trabalho de direção, roteiro e atuação em programas infanto-juvenis e de humor, tendo atuado também em 2 novelas e dezenas de séries dramáticas. Entre os destaques, os programa RA TIM BUM e CASTELO RA TIM BUM, na TV Cultura, o humorístico CASSETA & PLANETA, as séries de comédia OS NORMAIS e A GRANDE FAMÍLIA, e a novela DESEJO PROIBIDO, todos na Rede Globo. Atualmente, dirige 2 séries para TV: SEGREDOS MÉDICOS (2ª temporada), exibida pelo Multishow, e MÁXIMO E CONFÚCIO, para a TV Cultura.
Há 6 anos é professora de roteiro, direção e direção de atores no curso de bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário SENAC.
Idealizadora do projeto É NÓIS NA FITA, Eliana é responsável pela coordenação geral do curso e professora de Linguagem Cinematográfica, Roteiro e Direção.

MICHAEL RUMAN
Formado em Cinema e Publicidade pela ECA-USP, exerce as atividades de Diretor, Montador, Roteirista, Produtor e Editor de Som em Cinema e TV. Como Diretor, realizou o seriado 9MM SÃO PAULO (canal Fox); o longa metragem OS XERETAS (lançado nos cinemas em 2001); 5 curtas metragens e o seriado DISNEY CRUJ (SBT). Como montador e editor de som, participou de 10 Longas Metragens e mais de 30 curtas metragens, acumulando mais de 15 prêmios em festivais de cinema do Brasil e exterior, além de prêmios em publicidade como diretor e criador de efeitos especiais eletrônicos.
Foi professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, curso de Publicidade e Propaganda, nas cadeiras de Produção em Cinema, Rádio e Televisão (1995-98 e 2003-2004), Cinema Publicitário (1997-2000 e 2003-2004) e Produção/Roteiro (curso de RP, 1997-2000 ); Direção Cinematográfica (1998, Curso de Cinema na ECA/USP) ; Produção e Roteiro (2003-2004, ECA/USP). Atualmente, é coordenador de projetos da Moonshot Pictures e leciona direção de atores na Escola de Atores Wolf Maya.
No projeto É NÓIS NA FITA, Michael é professor de Linguagem Cinematográfica, Roteiro e Direção.

LUCIANE TOFFOLI
Graduou-se no curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1987. Desde 2006, é professora no curso de Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac, em São Paulo. Especializada em docência no Ensino Superior do Centro Universitário Senac. Como assistente de direção trabalhou nos curtas metragens de ficção IMMINENTE LUNA, produzido pela O2 Filmes, e LEMBRANÇAS DO FUTURO, dirigido por Flavio de Souza. Entre 2002 e 2005, exerceu a função de diretora de publicidade na Produtora Associados, em São Paulo. Desde 2014, é coordenadora de conteúdo em projetos audiovisuais na produtora Cine.
No projeto É NÓIS NA FITA, Luciana é professora de Produção.

ANA GIANNASI
Criadora do Projeto Pedagógico e professora do curso de Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac desde janeiro de 2006. Coordenadora do mesmo curso de 2006 a 2008 e de 2012 a 2013. Tem experiência em docência desde 1998 e na área de Artes, com ênfase em Administração e Produção de Filmes e Audiovisuais. Mestrado defendido na ECA – USP. Como produtora, diretora de produção ou produtora executiva, atuou em longas, médias e curtas metragens. Entre eles: “Hia Sa Sa Hay Ya”, “Mulher Índia”, “Chá Verde e Arroz”, “O Cantor de Samba”, “Amor Materno”, “Um Céu de Estrelas”, “Os Matadores”, “O Velho”, “Os Três Zuretas”, “Eu Não Conhecia Tururu”.
No projeto É NÓIS NA FITA, Ana é professora de Produção.

LEANDRO MARTINS BORGES
Graduou-se no curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo em 2003. Desde janeiro de 2007 é professor no curso de Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac em São Paulo. Atualmente, faz mestrado na Pontifícia  Universidade Católica de São Paulo. Como diretor de fotografia trabalhou nos curta metragens de ficção O acaso de Gregório Sean produzido pela Central SP dirigido por Alexandre Leal. Entre 2000 e 2006, exerceu a função de editor de imagens, ass. de elétrica, produção e ass. de foto em diversas produtores de comerciais e vídeos institucionais.
No projeto É NÓIS NA FITA, Leandro é professor de Fotografia.

LUISA BAIRÃO
Formada em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1987, como Bacharel em Comunicação Visual e Cenografia. Curso de Direccion Artística na Escuela de Cine de Barcelona, ECIB- Espanha. VII Prêmio Produção Brasil 1993/1994. Destaque de Cenografia e Direção de Arte pelo filme publicitário CÃEZINHOS, para a marca Walita. Prêmio de melhor Direção de Arte pelo curta O CANAL, de Carlos Baliu, no 22º Festival Cine Ceará, em 1995. Prêmio de Direção de Arte pelo curta A PENSÃO DOS CARANGUEIJOS, no Festival de Cinema de Itu em 2009.
No projeto É NÓIS NA FITA, Luisa é professora na disciplina Direção de Arte.

ANA MARA ABREU
Formou-se em cinema pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e fez cursos de pós graduação no Design Department da Tisch School of Arts da New York University (NYU). Trabalha com direção de arte e cenografia em filmes de longa metragem, filmes publicitários, documentários e cenários para TV. Seus trabalhos em longa metragens incluem CALIFORNIA, de Marina Person, OS AMIGOS, A VIA LACTEA e TONICA DOMINANTE, de Lina Chamie, É PROIBIDO FUMAR e DURVAL DISCOS, de Anna Muylaert, OS DOZE TRABALHOS, de Ricardo Elias, UM CÉU DE ESTRELAS e ATRAVES DA JANELA, de Tata Amaral, entre outros. Muitos destes trabalhos receberam prêmios de Melhor Direção de Arte nos Festivais de Brasilia, de Gramado e de Pernambuco. Recebeu também o Fulbright Grant para cursos de especialização nos Estados Unidos. Já ministrou cursos de direção de arte na Academia Internacional de Cinema, na Escola São Paulo e foi professora palestrante na ECA/USP.
No projeto É NÓIS NA FITA, Ana Mara é professora na disciplina Direção de Arte.

 JOÃO GODOY
João Godoy é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É professor da área de som do Curso Superior do Audiovisual do departamento de Cinema, Radio e Televisão da ECA-USP. Iniciou a carreira de Técnico de Som Direto em 1987. Entre os trabalhos realizados, destaca-se a captação do som direto nos longas-metragens de ficção UM CÉU DE ESTRELAS – 1995, de Tata Amaral; CONTRA TODOS – 2002, de Roberto Moreira; CHEGA DE SAUDADE – 2006, de Lais Bodanski; BRODER – 2008, de Jefferson D; HOJE – 2011, de Tata Amaral; SERRA PELADA – 2012, de Heitor Dhalia; AMOR EM SAMPA – 2013, de Carlos Alberto Riccelli; e nos documentários FÉ – 1998, de Ricardo Dias; e O MILAGRE DE SANTA LUZIA – 2008, de Sergio Roizenblit; entre outros.
No projeto É NÓIS NA FITA, João Godoy é professor de Som.

GUILHERME LIMA DE ASSIS
Graduou-se em Produção Fonográfica na Universidade Anhembi Morumbi em 2010, e fez sua pós graduação em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário Senac em 2013. Também fez cursos de curta duração em algumas instituições internacionais, como Emory University (Introduction to Digital Sound Design), University of Copenhagen (Scandinavian Film and Television) e Berklee College of Music (Introduction to Music Production). Como produtor musical, já participou de 3 discos lançados dentro e fora do Brasil e como sound designer participou da produção de alguns curtas de animação, como “Urbanismo” e “Entranhas Familiares”. Atua como docente desde 2011 e também é professor no Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac e na Fábrica de Cultura do Jardim São Luis.
No projeto É NÓIS NA FITA, Guilherme Lima de Assis é professor de Som.

GIULIANO RONCO
Formado em Cinema e Vídeo pela ECA-USP em 1999. Especializou-se em edição, acumulando trabalhos como freelancer, até ser contratado pelo Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP, onde editou documentários por dois anos. Ao término do contrato teve suas primeiras experiências como editor para televisão. Passou pelos canais Bandsports e Rede Globo, sempre vinculado ao núcleo de esportes. Em 2008, foi contratado pelo Centro Universitário Senac como professor de edição para o Curso Superior do Audiovisual. Desde 2009, faz parte do quadro de professores da Academia Internacional de Cinema, na área de edição. Em 2012 concluiu uma especialização em Docência no Ensino Superior pelo Senac.
No projeto É NÓIS NA FITA, Giuliano é professor de Edição.

 

Mais informações:

www.enoisnafita.com.br

www.vimeo.com/enoisnafita

 

É NÓIS NA FITA – Curso Gratuito de Cinema 2016

Inscrições pelo site: www.enoisnafita.com.br

Candidatos devem ter de 15 a 20 anos.

 

1º Curso 2016: Escola da Cidade

Rua General Jardim, 65 – Vila Buarque – São Paulo/SP

Estação República do metrô (Linha 3 Vermelha e Linha 4 Amarela) – Zona Central

Aulas de 12 de março a 22 de maio, sábados e domingos das 9h às 18h.

Inscrições abertas até 29/02.

 

2º Curso 2016: CEU Heliópolis

Estrada das Lágrimas, 2.385 – João Clímaco – São Paulo/SP

Estação Sacomã do metrô (Linha 2 Verde)

Aulas: 09 de Abril a 12 de Junho de 2016.

Inscrições abertas até 23/03.

 

3º Curso 2016 – CEU Jaguaré

Endereço: Avenida Kenkiti Simonoto, 80, Jaguaré – São Paulo/SP.

Estação Jaguaré de trem

Aulas: 14 de Maio a 10 de Julho de 2015.

Inscrições abertas até 24/04.