GRÁTIS, MOSTRA DO FILME LIVRE CHEGA A SP COM MAIS DE 200 FILMES.

O Homenageado da edição é Maurice Capovilla, diretor de “Nervos de Aço”.

“Um filme livre é o que respeita a gêneses do cinema, inventando sua própria gramática. Lida com fantasmas e rechaça idéias preestabelecidas, encara o abismo e voa para novas dimensões. Um filme livre pode contar uma história, mas nem sempre. Um filme livre é uma alegria em meio ao caos”. Assim é o que define o tipo de produção que compõe a 14ª Mostra do Filme Livre 2015, na visão de sua curadoria. O evento que acontece de 29/04 a 25/05, apresentará mais de 200 filmes em curta, média e longa duração, gratuitamente, no CCBB – SP. Realizadores de todos os cantos

do país estão representados nesta 14ª edição, composta por mais de 15 sessões diferentes, incluindo uma programação especial com convidados.

A abertura do evento acontece às 19h30 na quarta-feira, com a exibição do filme “Nervos de Aço”, de Maurice Capoville, como teste de público.

Na quinta-feira, a programação se inicia às 14hs. O visitante encontrará desde sessões como a Pílulas  com filmes com até 3 minutos; até as esperadas Ser ou Não Ser Trash?; Sexuada e Mundo Livre (filmes feitos por brasileiros que moram no exterior e estrangeiros que moram no país).  Fechando a edição, haverá o lançamento de um Longa Livre de uma cineasta cria da MFL e que tem conquistado prêmios pelos Festivais do Brasil no exterior. Trata-se de Dodô Azevedo, com o longa Girassol. “A MFL é uma rara oportunidade para o público transcender e transgredir seu olhar, permitindo-se ver filmes que dificilmente passarão em outros lugares. A maioria produzido sem recursos de governo ou incentivos fiscais”, avisa Guilherme Whitaker, criador e um dos curadores da MFL. Entrada Franca. Programação completa em:  www.mostralivre.com  / www.bb.com.br/cultura

www.twitter.com/ccbb_sp  /www.facebook.com/ccbbsp

 

A Primeira Semana é praticamente toda dedicada ao homenageado Capô. Sete sessões com suas mais expressivas obras.

Especial Maurice Capovilla 1 a 7  – 30/04 a 03/05 – de quinta a domingo, a partir das 16hs – Sete sessões com as mais expressivas obras de Capô:

Subterrâneos do Futebol (1964); Bahia de Todos os Santos ((1974); Bebel, Garota Propaganda (1967); O Profeta da Fome (1970);  O Jogo da Vida (1977);

Harmada (2003); O Último dia de Lampião ((1975); O Boi Misterioso e o Vaqueiro Menino (1981); Crônica à Beira do Rio (1981); Nervos de Aço (2015) – exibido também no sábado, 02/05, às 18hs, seguido de debate com o autor.

 

As outras sessões que ocorrerão na primeira semana são Mostrinha Livre para crianças até 10 anos; Curta Sampa, com produções de paulistanos; Sexuada com filmes  picantes de temática sexual; Longa Livre 1 – com filmes que impactaram a curadoria. Nesta semana serão exibidos o Rito de Passagem, de Juliette Yu-Ming e A Mulher que

 Amou o Vento, de Ana Moravi

 

“Esse ano recebemos 40% a mais de inscrições (1460 filmes). Dos 209 selecionados, apenas 49 produções (23%), utilizaram verbas públicas. As demais foram feitas sem essa grana, mas com muita gana. A MFL é o único evento de cinema que admite filmes de todos os formatos, gêneros e durações, além de aceitar filmes de qualquer época. A maioria dos festivais aceita obras realizadas no máximo há dois anos”, explica Guilherme Whitaker, criador e organizador da MFL.

“Em 13 edições, nosso público foi de 55 mil pessoas, que viram mais de 3 mil filmes. No ano passado o circuito de Cineclubes da MFL chegou a 25 cidades com público de 2.300 pessoas. Em 2015, 138 cineclubes se inscreveram de 110 cidades diferentes, e 100 serão selecionados para realizarem suas sessões em julho e agosto”, avisa.

 

SERVIÇO                          

14ª Mostra do Filme Livre – MFL 2015

Data: 29 de Abril a 25 de maio

Centro Cultural Banco do Brasil – SP

Cinema (70 lugares) Auditório (30 lugares)

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro,

Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô

(11) 3113-3651 / 11 3113-3652 |

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Horários: entre 14h e 19h30

Ingressos: entrada franca

Horários da bilheteria: das 9h às 21h

Classificação: consultar programação por sessão

Acesso para pessoas com deficiência: Sim

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: CCBB / Ministério da Cultura

Programação completa:  www.mostralivre.com  / www.bb.com.br/cultura

www.twitter.com/ccbb_sp  /www.facebook.com/ccbbsp

Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal // Estacionamento conveniado:

Estapar Estacionamentos – Rua da Consolação, 228 (Edifícios Zarvos) R$ 15,00 pelo período de 5 horas.

Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e

desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a

vinte metros da entrada do CCBB.