GRATUITA, MOSTRA DO MUSEU DA PESSOA ABRE SUA QUARTA EDIÇÃO NO CINESESC, EM SÃO PAULO.

A 4.ª edição da Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa, que neste ano aborda “Vida, Morte e Fé”, realiza sua cerimônia de premiação e exibição dos filmes vencedores na terça-feira, dia 05/12, a partir das 20h30, no CineSesc, em São Paulo. O evento, aberto ao público e gratuito, também será transmitido pelo canal do Youtube do Museu.

 

“Vida, Morte e Fé” reúne curtas-metragens temáticos, selecionados por um júri de profissionais do mercado audiovisual, que estarão presentes na premiação. Luciana Bobadilha, diretora executiva do Instituto Criar e uma das juradas convidadas, comenta sobre como os vídeos selecionados trabalharam o tema em suas produções:

 

“Muita gente acertou em como compor depoimentos em que caibam dor e alívio, em que caibam profundos desesperos e arrependimentos, com fé, espiritualidade, com inspiração, vontade de continuar. As narrativas são muito emocionantes! Alguns usaram imagem de cobertura, animação, poemas, outras referências. A composição de pessoas que estão olhando para isso vai trazer uma composição de filmes lindos para esta Mostra”.

 

Ao todo, serão exibidos 15 filmes durante o evento, os dez premiados desta edição, e cinco menções honrosas.

 

Sobre a Mostra

Em sua 4ª edição, a Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa, que em 2023 propôs o tema “Vida, Morte e Fé”, convidou o público a produzir uma leitura audiovisual de até 3 minutos a partir de vídeos de entrevistas presentes no acervo do Museu. Os participantes foram provocados a explorar as formas como a vida, a morte e a fé estão presentes no cotidiano das pessoas, cujas entrevistas de história de vida foram registradas. Em edital aberto para todo o Brasil, mais de 550 cineastas amadores, estudantes ou profissionais, inscreveram seus vídeos.

 

As dez melhores produções recebem prêmios, que incluem uma Mentoria individual oferecida pelo Projeto Paradiso, por meio do Programa Paradiso Multiplica. Outras cinco produções, por decisão do júri, ganham menção honrosa e garantem um ano de assinatura grátis no serviço de streaming Curta!On. Além disso, duas das menções honrosas também recebem, a critério do júri, a mentoria individual oferecida pelo Projeto Paradiso.

 

Após a premiação, todos os vídeos selecionados, e as biografias dos participantes, estarão disponíveis para o público de forma permanente no site https://mostra.museudapessoa.org.

 

A Mostra audiovisual “Vida, Morte e Fé” é realizada pelo Museu da Pessoa, em parceria com o Sesc São Paulo, Instituto Criar, Festival In.Finito e Casa Redonda, com o apoio da Spcine, Canal Curta e Curta!On, Futura e Projeto Paradiso.

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991 com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades.

Acesse e Compartilhe!

https://museudapessoa.org