HOLLYWOOD PREVÊ O PIOR VERÃO DA ÚLTIMA DÉCADA.

por Wanda de Andrade.

As previsões para a bilheteria do verão estão bastante pessimistas.

Segundo o jornal Los Angeles Times, os estúdios estão esperando uma bilheteria entre maio e setembro 10% abaixo da de 2016 no mesmo período. Para o sítio comScore pode-se esperar uma queda de US$ 4,45 bilhões em 2016 para US$ 4 bilhões em 2017, e de 20% em relação à bilheteria do verão de 2015.

A grande quantidade de continuações está sendo citada como a causa da prevista derrubada.

Piratas do Caribe está no quinto capítulo. Transformers e Alien: Covenant também são continuações, assim como Carros 3, A Múmia e Meu Malvado Favorito 3 entre outros.

Naturalmente há exceções. A continuação de Guardiões da Galáxia faturou mais de US$ 500 milhões globais em menos de 10 dias, enquanto Velozes e Furiosos 8 já arrecadou mais de US$ 1 bilhão.

 

No último fim de semana, Alien: Covenant que estreou com US$ 36 milhões, foi o segundo filme de grande orçamento a fracassar, logo depois da igualmente decepcionante de Rei Arthur: A Lenda da Espada, que estreou na semana passada com US$ 15,4 milhões

 

Até agora, Guardiões da Galáxia Vol. 2 é o único sucesso do verão 2017. Em seu terceiro fim de semana, a continuação do filme da Marvel e da Disney totaliza mais de US$ 300 milhões em casa e US$ 732 milhões globais. Sua bilheteria do fim de semana foi de US$ 35,1 milhões, não muito atrás da decepcionante estreia de Alien: Covenant.

 

A continuação Diary of a Wimpy Kid: The Long Haul também se saiu mal, e a única estreia da semana que escapou da degola foi o filme original Tudo e Todas as Coisas.

 

A produção de continuações apostando no mercado nternacional está se tornando um negócio de risco em casa. Estes filmes estão ficando cada vez mais caros à medida que as séries avançam e nem mesmo o mercado internacional garante a recuperação do investimento.

O grande problema é que junto com a resistência do grande público às continuações vem enfrentando o envelhecimento dos fãs do sexo masculino, ao qual os filmes de ação de destinam. O público das franquias é composto 62% por homens dos quais 66% tem 25 anos ou mais. O que significa que este tipo de filme atinge poucos espectadores além do público alvo.

 

AS Top 10 faturaram US$ 115,2 milhões, 7,4 % atrás dos US$ 124,5 milhões faturados pelas 10 mais na semana passada. E também 6,2 % atrás dos US$ 123 milhões arrecadados no mesmo fim de semana do ano passado, quando Capitão América: Guerra Civil liderou pelo segundo fim de semana consecutivo com US$ 72,6 milhões.

 

Na próxima semana estreiam Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar em 4 mil salas e Baywatch. Em 2011, Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas estreou com US$ 90,1 milhões e foi o único filme da franquia a não atingir os US$ 300 milhões em casa, mas faturou mais de US$ 1 bilhão no mundo todo.

Vejamos como foi tudo isso.

 

 

The Top 10

 

  1. Alien: Covenant (20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 66; Faturou: US$ 36.000.000 em 3.761 salas; MPS (média por sala): US$ 9.572; Totaliza: US$ 36.000.000

 

Alien: Covenant estreou com US$ 36 milhões, com quase 43% vindos da sexta-feira que incluiu US$ 4.2 milhões das pré-estreias na quinta-feira. Uma abertura de menos de US$ 40 milhões decepcionou, já que o filme anterior, Prometheus saiu com US$ 51 milhões há cinco anos.  Ainda bem que custou US$ 97 milhões comparados com os US$ 130 milhões gastos na produção de Prometheus. Aqui vale lembrar que mais de 68% da bilheteria global de Prometheus, US$ 403,4 milhões, foram faturados no mercado internacional, que é onde Alien: Covenant também pretende se recuperar.

 

  1. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Disney) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 35.062.000 (-46%) em 4.347 salas (igual); MPS: US$ 4.347; Totaliza: US$ 301.799.000

Depois de estrear na semana passada om uma bilheteria 55% maior do que a do filme anterior, Guardiões da Galáxia Vol. 2 teve uma queda de apenas 46% em relação à semana de estreia, faturando US$ 35,1 milhões.

Sua bilheteria no segundo fim de semana foi superior ao dos outros filmes de super-heróis Marvel como Os Vingadores: A Era de Ultron. Homem de Ferro 2 e Thor: Um Mundo Sombrio.

Guardiões da Galáxia Vol. 2, que totaliza US$ 301,8 milhões domésticos, está quase empatando com o Guardiões da Galáxia oroginal.

 

  1. Tudo e Todas as Coisas Everything, Everything (Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 51; Faturou: US$ 12.000.000 em 2.801 salas; MPS: US$ 4.284; Totaliza: US$ 12.000.000

Tudo e Todas as Coisas estreou com US$ 12 milhões, corrspondndo às expectativas mais altas. O público deu nota A na pesquisa CinemaScore, e, como era de esperar, 82% do público eram compostos por mulheres. No total 74% da audiência tinham menos de 25 anos e 18% mais de 35. O filme custou US$ 10 milhões.

 

  1. Snatched (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 7.600.000 (-61%) em 3.511 salas (+10); MPS: US$ 2.165; Totaliza: US$ 32.783.000

O segundo fim de semana da comédia estrelada por Amy Schumer e Goldie Hawn teve uma queda superior à esperada, caindo 61% e faturando US$ 7,6 milhões. A produção de US$ 42 milhões totaliza US$ 32,7 milhões em casa, e não parece ir muito além disso.

 

  1. Diary of a Wimpy Kid: The Long Haul (20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 41; Faturou: US$ US$ 7.200.000 em 3.157 salas; MPS: US$ 2.281; Totaliza: US$ 7.200.000

Diary of a Wimpy Kid: The Long Haul, o quarto filme baseado na série juvenil de Jeff Kinney, Diário de Um Banana estreou com US$ 7,2 milhões em 3.157 salas. David Bowers, que dirigiu os filmes dois e três volta à série depois de quase cinco anos, mas os resultados parecem indicar que a série acabou por aqui.

O filme, que recebeu nota B na pesquisa CinemaScore, é dirigido ao público com idades entre 6 e 12 anos. Faturou metade do filme anterior, Diário de um Banana: Dias de Cão, que estreou com US$ 14.623.599 em agosto de 2012 e fechou com US$ 49.002.815. Os dois primeiros filmes estrearam com cerca de US$ 20 milhões cada. Uma fator que pode ter contribuído para o mau desempenho foram somente  23% de críticas positivas no Rotten Tomatoes.

 

  1. Rei Arthur: A Lenda da Espada (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 6.850.000 (-55%) em 3.702 salas (igual); MPS: US$ 1.850; Totaliza: US$ 27.201.000

Rei Arthur: A Lenda da Espada é a maior bomba do verão 2017. O filme que custou US$ 175 milhões caiu 55 % em seu segundo fim de semana, faturando US$ 6,8 milhões em 3.702 salas totalizando em casa US$ 27,2 milhões em 10 dias.

No mercado internacional Rei Arthur: A Lenda da Espada faturou US$ 27,7 milhões em 64 países, totalizando US$ 93,4 milhões globais sem ter estreado no Japão.

 

  1. Velozes e Furiosos 8 (Universal) – Está na 6ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 3.174.000 (-41%) em 2.287 salas (-780); MPS: US$ 1.388; Totaliza: US$ 219.884.000

 

  1. O Poderoso Chefinho (20th Century Fox) – Está na 8ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 2.800.000 (-38%) em 2.071 salas (-840); MPS: US$ 1.352; Totaliza: US$ 166.153

 

  1. A Bela e a Fera (Disney) – Está na 10ª semana e caiu da 5ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.403.000 (-50%) em 1.792 salas (-380); MPS: US$ 1.341; Totaliza: US$ 497.782.000

A Bela e a Fera faturou US$ 2,4 milhões em casa está quase chegando aos US$ 500 milhões domésticos, sendo somente o oitavo filme a ultrapassar esta quantia. Já é a 10ª bilheteria global (US$ 1,22 bilhão), ultrapassando Homem de Ferro 3

 

  1. Como se Tornar um Conquistador (How to Be a Latin Lover/Lionsgate) – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.200.000 (-43%) em 948 salas (-175); MPS: US$ 2.321; Totaliza: US$ 29.459.000

 

As Independentes

No último fim de semana as distribuidoras independentes estavam em Cannes  preocupadas em comprar pequenos filmes que esperam transformar em grandes sucessos. Em casa lançaram apenas três filmes dignos de alguma atenção,  Dois deles mostraram algum potencial, embora lançados em apenas uma sala em Nova York: Wakefield e Abacus: Small Enough to Jail.

Wakefield (IFC) recebeu nota 60 no Metacritic e faturou US$ 14.120 em 1 sala.

Bryan Cranston sucesso na TV, no cinema e na Broadway é Howard Wakefield, sócio de um escritório de advocacia em Manhattan, que depois de um colapso nervoso deixa a casa e a família para viver num sótão, de onde se torna o observador passivo de sua família e comunidade. Abre para mais salas na próxima semana.

Abacus: Small Enough to Jail (PBS) recebeu nota 72 no Metacritic, e faturou US$ 13.626 em 1 sala.

O diretor Steve James (Basquete Blues) retorna com mais um documentário bem recebido que retrata a vida de excutivos de um banco presos na crise financeira de 2008.

Paris Can Wait (Sony Pictures Classics) faturou US$ 203.633 em 23 salas (+19); MPS: US$ 8.854; Totaliza US$ 334.215.

O filme de Eleanor Coppola obteve ótimos resultados no segundo fim de semana. Nele Anne (Diane Lane), casada há muito tempo com um produtor de cinema que não lhe dá muita atenção, faz uma viagem de Paris a Cannes com um sócio do marido. O resultado já se sabe. O que deveria ser uma viagem de sete horas se torna uma aventura de dois dias envolvendo paisagens maravilhosas, bons restaurantes, humor e romance, despertando em Anne um novo gosto pela vida. Dedicado ao público mais velho, que já tornou outros filmes em sucesso, Paris Can Wait, que conta com Alec Baldwin e Arnaud Viard no elenco, deverá seguir o mesmo caminho.

As Internacionais

Alien: Covenant agradou mais no mercado internacional do que em casa e faturou US$ 66,3 milhões globais.

O outro filme de ficção científica em cartaz Guardiões da Galáxia Vol. 2 ficou na segunda posição, cruzando a marca dos US$ 700 milhões globais com US$ 732.6 milhões

 

Velozes e Furiosos 8 faturou mais de US$ 10 milhões globais no fim d semana, totalizando US$ 1,212 bilhão atingindo a 12ª posição na lista ds maiores bilheteria detodos os tempos, ultrapassando Homem de Ferro 3.

 

Snatched faturou US$ 3,3 milhões em 14 países..

 

Rei Arthur: A Lenda da Espada também não brilhou no eterior. Faturou US$ 34.550.000  em 64 países, totalizando no exterior e US$ 93,4 milhões globais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 Alien: Covenant 36.000.000 36.000.000
2 Guardiões da Galáxia Vol. 2 35.062.000 301.799.474
3 Tudo e Todas as Coisas 12.000.000 12.000.000
4 Snatched 7.600.000 32.782.600
5 Diary Of A Wimpy Kid: The Long Haul 7.200.000 7.200.000
6 Rei Arthur: A Lenda da Espada 6.850.000 27.201.221
7 Velozes e Furioso 8 3.173.565 219.883.865
8 O Poderoso Chefinho 2.800.000 166.152.550
9 A Bela e a Fera 2.403.000 497.782.049
10 Como se Tornar um Conquistador 2.200.000 29.458.810
Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Global Total
(US$ ) (US$ )
1 Alien: Covenant 66.300.000 117.800.000
2 Guardiões da Galáxia Vol. 2 63.062.000 732.599.474
3 King Arthur: A lenda da Espada 34.550.000 93.401.221
4 Dangal 32.650.000 128.866.761
5 Corra 13.832.550 229.527.255
6 Vida 13.200.000 93.505.342
7 Tudo e Todas as Coisas 12.000.000 12.000.000
8 Snatched 10.900.000 39.982.600
9 Velozes e Furioso 8 10.373.565 1.212.583.865
10 O Poderoso Chefinho 7.900.000 467.852.550
 
Fonte: Rentrak.Comscore