IMPERDÍVEL, RETROSPECTIVA COMPLETA MILOS FORMAN VAI ATÉ 15/05.
A retrospectiva do cineasta tcheco naturalizado norte-americano Milos Forman exibirá, no CineSesc, em São Paulo, todos os longas metragens do diretor Milos Forman feitos para o cinema. Cópias em 35mm, do início de sua carreira, virão do Arquivo Nacional do Filme, em Praga, República Tcheca, e de outras cinematecas europeias, como o Deutsche Kinemathek, em Berlim. Outras cópias em digital também serão exibidas, algumas em 4K. As exibições ocorrerão de 02 a 15 de maio de 2019.
Além dos longas haverá a exibição do curta-metragem Saudades de Sonia Henie e o documentário Visions of Eight, feitos em parceria com outros cineastas. Esse ultimo é um filme em episódios sob encomenda do Comitê Olímpico Internacional, que conta com a participação de Claude Lelouch, Arthur Penn, Kon Ichikawa, entre outros diretores. O making of do curta Sonia Henie, também exibido, é inédito no Brasil.
Retrospectiva Milos Forman
14 longas (Amadeus com cópia da versão do diretor), 1 documentário, 1 curta-metragem e 1 making of
Dobre placená procházka | Uma Caminhada De Valor | Milos Forman | 2009 | 85 min |
Goya’s Ghosts | Sombras de Goya | Milos Forman | 2006 | 113 min |
Man on the Moon | O Mundo de Andy | Milos Forman | 1999 | 118 min |
The People VS. Larry Flynt | O Povo contra Larry Flint | Milos Forman | 1996 | 130 min |
Valmont | Valmont – Uma História de Seduções | Milos Forman | 1989 | 137 min |
Amadeus | Amadeus | Milos Forman | 1984 | 180 min |
Ragtime | Na Época do Ragtime | Milos Forman | 1981 | 155 min |
Hair | Hair | Milos Forman | 1979 | 121 min |
Um Estranho no Ninho | One Flew Over the Cuckoo’s Nest | Milos Forman | 1975 | 134 min |
Visions of Eight | Visions of Eight | Milos Forman, Arthur Penn, Kon Ichikawa, Claude Lelouch, entre outros. | 1973 | 110 min |
Taking Off | Procura Insaciável | Milos Forman | 1971 | 90 min |
Making of Sonia Henie | Making of Sonia Henie | Karpo Godina | 1972 | 32 min |
I Miss Sonia Henie | Saudades de Sonia Henie | Milos Forman | 1971 | 16 min |
Horí, Má Panenko | O Baile dos Bombeiros | Milos Forman | 1967 | 72 min |
Lásky Jedné Plavovlásky | Os Amores de uma Loira | Milos Forman | 1965 | 84 min |
Cerny Petr | Pedro, o Negro | Milos Forman | 1963 | 86 min |
Konkurs | Audição | Milos Forman | 1953 | 80 min |
Todos os títulos serão exibidos 2 (duas) vezes. Um catálogo ilustrando os filmes, com as fichas técnicas, fotos, textos sobre sua obra e informação crítica acompanha a mostra. As exibições também serão acompanhados de um curso ministrado pelo critico Sérgio Alpendre, que dará um panorama da influência do cineasta desde a Nouvelle Vague Tcheca até a Hollywood dos anos 80.
Milos Forman
O cineasta tcheco naturalizado americano Milos Forman é considerado um dos grandes cineastas estrangeiros que escolheram Hollywood nos anos 70 e 80, fugidos da repressão comunista de sua terra natal. Formado na academia de Filmes de Praga, se destacou no começo da carreira com outros cineastas como Ivan Passer, formando o que se convencionou chamar a Nouvelle Vague Tcheca.
Desse início em Praga há filmes como Pedro, o Negro e O Baile dos Bombeiros, onde satirizava o regime comunista. Com Os amores de uma Loira, entretanto, despertou a atenção internacional para sua obra. Esses filmes foram banidos de exibição por um longo período durante a ocupação soviética.
Já nos EUA, a partir de 1968, seus primeiro longa não obteve sucesso de público: Procura Insaciável, mergulhando o diretor em uma crise depressiva que apenas se livraria com o sucesso de O Estranho no Ninho, que o catapultou para o primeiro time de Hollywood, embora sempre se manteve subversivo dentro do esquema Hollywoodiano.
Um Estranho no Ninho levou alguns Oscar para casa e possibilitou escolher levar ao cinema o musical Hair, adaptação da Broadway.
Apos Hair produziu a obra-prima Amadeus, a história de inveja e da admiração que Antonio Salieri sentia por Mozart. O filme ganhou oito Oscar e tornou-se um dos mais importantes filmes dos anos 80.
Em O Povo contra Larry Flint ganhou o Urso de ouro em Berlim. O filme, uma biografia do controverso magnata da pornografia Larry Flint, abriu debates sobre a liberdade de expressão e da censura nos EUA.
Mios Forman obsessivamente fez uma escolha muito consciente de reportar em seus filmes a opressão que sujeitos considerados párias sociais, desajustados, fora da ordem, sofriam perante a sociedade de suas épocas. A luta inglória do indivíduo contras as instituições.