INDIE ABRE INSCRIÇÕES PARA 20º EDIÇÃO.

Estão abertas as inscrições para a 20º edição do INDIE 2021 que esse ano se realizará de 19 a 25 de agosto, as sessões dos filmes, pelo segundo ano, serão online no site do festival www.indiefestival.com.br, exclusivamente para o território brasileiro.

O INDIE recebe inscrições de longas, médias e curtas de ficção e documentário, nacionais e internacionais, produzidos entre 2020 e 2021. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de junho no site https://filmfreeway.com/indiefestivalbrazil. As inscrições para filmes brasileiros é gratuita. Os filmes internacionais não devem ter sido exibidos no Brasil antes do festival e devem ter sua estreia no INDIE 2021. Filmes nacionais não devem ter sido exibidos comercialmente no Brasil até a data do Festival.

Prêmios e prêmios

Um júri selecionado será responsável pela escolha dos melhores filmes apresentados nesta edição online do festival. Serão entregues três prêmios:

Melhor Filme Mostra Mundial: Para o melhor longa internacional

Melhor Filme Indie Brasil: Para o melhor longa nacional

Melhor Filme Fluxus: Para o melhor curta nacional ou internacional.

Para o Melhor Filme Mostra Mundial, será concedido um prêmio de distribuição. O filme selecionado poderá ser distribuído em cinemas no Brasil pela Zeta Filmes. Outros prêmios serão dados e anunciados a tempo.

Sobre o INDIE: o festival foi criado em 2001 em Belo Horizonte, e desde 2007 acontece também em São Paulo. A missão do festival é levar o cinema independente internacional ao maior público possível no Brasil. O Festival visa fornecer uma alternativa cultural à experiência do cinema comercial, apoiar cineastas independentes e promover a arte do cinema. O festival foi criado para incentivar a exibição de novos filmes sem distribuição no Brasil, principalmente de novos diretores. Nos últimos anos, o festival contou com mais de 400.000 espectadores. Muitos diretores têm seus trabalhos exibidos em retrospectivas completas: Apichatpong Weerasethakul, Béla Tarr, Brillante Mendoza, Charles Burnett, Naomi Kawase, Koji Wakamatsu, Hong Sang-Soo, Claire Denis, Philippe Grandrieux, Wang Bing, Jean-Claude, Brisseau, Kiyoshi Kurosawa , entre muitos outros.