INÉDITOS NO BRASIL, LONGAS DE LEOS CARAX SERÃO EXIBIDOS NOS CINEMAS.

Inéditos no Brasil, longas-metragens que revelaram o cultuado diretor francês Leos Carax, são exibidos nos cinemas

“Boy Meets Girl” (1984) e “Sangue Ruim” (1986) chegam ao país em cópias digitais com remasterização supervisionada pelo diretor, e levam às telonas Denis Lavant, ator-fetiche de Carax, além de Juliette Binoche e Julie Delpy, aos 22 e 15 anos

A Pandora Filmes lança no Brasil “Boy Meets Girl” (1984) e “Sangue Ruim” (1986), os primeiros longas-metragens de Leos Carax, ainda inéditos no circuito nacional. Ambos chegam em cópias digitais, com remasterização supervisionada pelo diretor. Os filmes estreiam no país no dia 10 de janeiro, quando os cinéfilos terão a chance de vê-los em sequência.

“Boy Meets Girl” é exibido no país 30 anos após a primeira exibição pública no Festival de Cannes, que concedeu ao longa de Carax, na época com 24 anos, o Prêmio da Juventude. O filme tornou o diretor imediatamente conhecido como uma revelação promissora, devido à linguagem inovadora, ousadia estética e romantismo fora do convencional. Em preto e branco, a produção reúne elementos da Nouvelle Vague a influências do cinema noir americano.

O longa marca o início da parceria de Carax com Denis Lavant e o fotógrafo já falecido Jean Yves Escoffier, o preferido do cineasta. Indicado ao prêmio César pela fotografia de “Sangue Ruim”, em 1987, Escoffier ganhou o troféu European Film Award em 1992, por “Os Amantes da Pont Neuf”, também de Carax. O elenco ainda reúne Mireille Perrier, Carroll Brooks e Elie Poicard.

“Sangue Ruim”, misto de romance e ficção científica, foi lançado na França dois anos depois, em novembro de 1986, e se tornou um cult instantâneo no Brasil, após a exibição na 12ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1988. A cópia única de “Sangue Ruim” que existia no país, em 16mm, pertencia à Aliança Francesa e era exibida apenas em cineclubes e salas especiais, entre o final dos anos 80 e início dos 90.

A produção, que recebeu os prêmios Louis Delluc e Alfred Bauer no Festival de Berlim, apresenta, além de Lavant, quase regra nos filmes do diretor, as jovens Juliette Binoche, Julie Delpy e Mireille Perrier, musa de Carax.

A trilha sonora de “Boy Meets Girl” tem músicas de Serge Gainsbourg, Dead Kennedys e David Bowie, com “When I Live My Dream”. Bowie também está em “Sangue Ruim”, com “Modern Love”.

“Boy meets girl” – Um jovem aspirante a cineasta é deixado pela namorada, que o troca por seu melhor amigo. Em crise, ele não consegue desenvolver os seus projetos e, para piorar, terá de se alistar no exército dentro de três dias. Sem perspectiva, passa os últimos momentos de liberdade vagando por lugares obscuros de Paris.

“Sangue Ruim” (Mauvais Sang) – Num futuro próximo, surge um vírus mortal que dizima pessoas que fazem sexo sem amor. Enquanto isso, um homem desesperado e cheio de dívidas, se arrisca num plano para roubar o antídoto num prédio do governo, contando com a ajuda de um rapaz dividido entre duas mulheres: sua namorada adolescente e a amante do próprio líder da ação.

Leos Carax – Nascido na França em 1960, começou a carreira como crítico e fez o primeiro curta-metragem “Strangulation Blues”, em 1980. Após “Boy Meets Girl” (1984) e “Sangue Ruim” (1986), dirigiu “Os Amantes da Pont Neuf” (1988), “Pola X” (1999) e “Holly Motors” (2012). Além dos curtas-metragens “Sans Titre” (1997); “Crystal” (2005); “My Last Minute” (2006) e “Merde”, um segmento do longa-metragem em episódios “Tokyo!” (2008). Holly Motors, o mais recente filme de Carax, foi considerado pela crítica francesa o grande acontecimento do Festival de Cannes em 2012 e está nas listas de melhores filmes do mesmo ano. Carax ainda fez clipes para nomes como Iggy Pop, New Order e Carla Bruni. O nome artístico do diretor é um anagrama criado pelo próprio, extraído do nome de batismo: Alexander Oscar Dupont.

Boy Meets Girl
Direção: Leos Carax
Elenco: Denis Lavant, Mireille Perrier, Carroll Brooks e Elie Poicard
Duração: 100 minutos

Sangue Ruim (Mauvais Sang)
Direção: Leos Carax
Elenco: Denis Lavant, Juliette Binoche, Michel Piccoli e Julie Delpy