INICIADAS AS FILMAGENS DE “400 CONTRA 1″.

Contar a história das origens do Comando Vermelho, tendo como ponto de partida o livro autobiográfico de William da Silva Lima, um dos principais articuladores da polêmica organização.
Este é o grande desafio de toda a equipe do filme 400 Contra 1 – Uma História do Comando Vermelho que começou a ser rodado neste início de 2009, na prisão Provisória de Curitiba – Presídio do Ahú, desativada desde 2006.

Criado no auge da ditadura militar brasileira por um grupo de prisioneiros comandados por William da Silva Lima, o Comando Vermelho nasceu dentro do Instituto Penal Cândido Mendes, mais conhecido como Presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

A explosiva mistura de presos políticos com presos comuns na Galeria B de Ilha Grande, a partir de 1974, fomentou uma situação de extrema incoerência interna dentro do sistema penal, onde, por um lado, criou-se uma relação de respeito e admiração por parte dos presos comuns à organização, disciplina e companheirismo dos revolucionários de esquerda, e que por outro lado culminou num incontornável clima de crescente tensão impossível de não explodir em tragédia.

Este importante capítulo da história recente do Brasil – imprescindível para o entendimento da nossa realidade atual – foi transformado em roteiro cinematográfico por Victor Navas (co-roteirista de Carandiru, Cazuzua – O Tempo Não Pára e Cabra Cega), com fotografia de Rodolfo Sanchez (o mesmo de Pixote, O Beijo da Mulher Aranha e Boleiros 2, entre outros) e produção da Destiny International, Edu Felistoque e Toni Domingues.

O filme terá distribuição da PlayArte.

Destaque absoluto de Cazuza – O Tempo Não Pára, Zuzu Angel e do ainda inédito comercialmente A Festa da Menina Morta, o ator Daniel de Oliveira será o protagonista e narrador de 400 Contra 1 – Uma História do Comando Vermelho, vivendo o papel de William da Silva Lima.

Ao seu lado estará Daniela Escobar, no papel de Teresa, que viverá uma paixão arrebatadora com o protagonista. Daniela se destacou nos cinemas nos filmes Vida de Menina, Diário de um Novo Mundo e Jogo Subterrâneo, além de várias telenovelas e minisséries.

O grande elenco ainda inclui Branca Messina, Negra Li, Anderson Jader e vários outros.

A direção de 400 Contra 1 – Uma História do Comando Vermelho é de Caco Souza, cineasta com larga experiência em filmes publicitários, documentários e curtas metragens em todo o país e também no exterior, incluindo Estados Unidos, Canadá, Indonésia, África do Sul e Portugal. Entre outros filmes, Caco realizou “Tereza” (1992, Documentário), “Flávio de Carvalho: o Revolucionário Romântico” (1993, Documentário), “Clones, Bárbaros e Replicantes” (1994, Documentário) , “A unha preta de um Antônio procura de pigmento” (1995, Documentário), “S’il vous plait ‘one’ biére” (1995, Ficção), “Na Velocidade dos Morcegos” (1996, Documentário), “Arna mance: o cotidiano dos índios Wai Wai” (1996, Documentário), “Amor é um Lugar Vazio” (2001, Documentário), “Eliane” (2002, Documentário), “Senhora Liberdade” (2004, Documentário), “Outras Opções, Aguarde” (2005, Ficção), “Ultravigiado” (2005, Ficção).
Realizou ainda a direção de fotografia para o longa ainda inédito “Inversão”, de Edu Felistoque.

Confirma mais informações em:
http://400contra1.blogspot.com