INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 9o. BRLAB.

O BrLab, único laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil que incentiva e recebe projetos de toda América Latina e Península Ibérica, acaba de abrir a sua convocatória anual para diretores e produtores interessados em participar da sua nona edição. Projetos de longa-metragem de ficção poderão ser inscritos de 26 de março até 26 de abril de 2019 no site do evento www.brlab.com.br.

A nona edição do BrLab acontecerá de 3 a 9 de outubro de 2019 em São Paulo e os profissionais interessados em participar poderão inscrever seus projetos gratuitamente até o dia 26 de abril de 2019 pela convocatória. Projetos de longa-metragem de ficção em desenvolvimento de qualquer país da região ibero-americana poderão ser inscritos, desde que já tenham produtor e diretor definidos e que estes possam comparecer a todos os dias do evento em São Paulo.

“É uma excelente oportunidade para que profissionais do Brasil, América Latina e Península Ibérica inscrevam seus projetos para participar de um workshop intensivo, que oferece um ambiente internacional de imersão com projetos de diferentes países e o trabalho com consultores e palestrantes brasileiros e estrangeiros, a partir de um formato único no Brasil que estimula não somente coproduções oficiais, mas também colaborações criativas, cooperações econômicas e culturais, e que se constitui cada vez mais como um espaço importante para capacitação, reflexão e pensamento para profissionais do setor audiovisual brasileiro e internacional”, explica Rafael Sampaio, diretor do BrLab.

Histórico BrLab:

 

BrLab é o único laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil que incentiva e recebe projetos de toda a América Latina e Península Ibérica, por meio de bolsas para que profissionais de diferentes países e regiões do Brasil participem de diversas atividades e sejam orientados sobre seus projetos por renomados consultores internacionais. Por essa razão é que acumula casos bem-sucedidos de filmes lançados no Brasil e no exterior e que se consolidou, rapidamente ao longo dos seus oito anos de existência, como um espaço de referência internacional dentre as principais plataformas, laboratórios e iniciativas similares que existem fora do país. Em oito anos, foram recebidas um total de 1.990 inscrições e mais de 250 profissionais foram qualificados diretamente pelo programa; através de 108 projetos que participaram do BrLab e que representaram 17 países e 10 estados brasileiros.

Dentre os projetos participantes, 21 já foram finalizados e lançados como longas metragens; 11 títulos estão atualmente em finalização; e outros 15 estão em estágios avançados de financiamento, o que permite à organização projetar o número de 47 longas metragens participantes do programa lançados e finalizados até 2021.

Durante o BrLab, duplas de representantes dos projetos selecionados dispõem de consultoria integrais aos seus projetos em aspectos fundamentais para uma melhor realização de seus produtos: roteiro, direção, produção e distribuição. As atividades incluem ainda palestras e encontro com profissionais do Brasil e do exterior.

Em 2019, além da realização do workshop principal para projetos em desenvolvimentos, o BrLab também promoverá a segunda edição do 3 Puertos Montagem – BrLab, um workshop de montagem para obras já filmadas, realizado com a plataforma internacional 3 PUERTOS CINE, e a segunda edição de um pioneiro Workshop de Design de Audiênciaem parceria com TorinoFilmLab e Projeto Paradiso.

Ainda, promoverá na sua próxima edição em outubro a 3a edição do BrPlot – Encontro de Roteiristas, espaço de mesas e atividades abertas ao público dedicado às questões da narrativa audiovisual e roteiro. Também neste ano, pela primeira vez promoverá um Seminário Internacional em parceria com o Projeto Paradiso com questões pungentes e atuais sobre os caminhos da indústria audiovisual brasileira e internacional.

Convocatória: http://brlab.com.br/ano/2019/

Mais informações: http://www.brlab.com.br/