JACK BLACK LIDERA AS BILHETERIAS COM “O MISTÉRIO DO RELÓGIO NA PAREDE”.

por Wanda de Andrade. 

Jack Black está de volta, e na primeira posição pela 5ª vez este ano, com a aventura/fantasia. O Mistério do Relógio na Parede que estreou com US$ 26,9 milhões em 3.592 salas com uma ótima média por sala de US$ 7.475. No início do ano, Jack Black liderou as bilheterias com Jumanji: Bem-Vindo à Selva por quatro fins de semana não consecutivos.

Foi também a melhor estreia do diretor Eli Roth, e a primeira vez que ele dirige um filme para a família. As críticas foram boas, mas a presença de Jack Black ao lado de Cate Blanchett ajudou. Roth nunca perdeu dinheiro com um filme. Cabana do Inferno (2002) recuperou 15 vezes o orçamento, O Albergue (2005) recuperou 20 vezes e O Albergue 2(2007) recuperou três vezes o investimento. Todos só com o cinema.

Produzido pela Amblin Entertaiment, de Steven Spielgerg, O estúdio revelou que 52% do público eram homens, dos quais 54% tinham menos de 25 anos, que deram nota B+ na pesquisa CinemaScore, enquanto a crítica deu 68% de críticas positivas no Rotten Tomatoes.

 

O suspense Um Pequeno Favor se sustentou bem na 2ª semana, e até subiu da 3ª para a segunda posição. Faturou US$ 10,4 milhões, com uma perda de apenas 35%. Totaliza US$ 32,6 milhões, devendo fechar em torno de US$ 55 milhões. A audiência para o filme estrelado por Anna Kendrick era basicamente feminina e jovem.

 

A Freira perdeu 44% da bilheteria, compatíveis para quem está na 3ª semana e perdeu 169 salas, e faturou US$ 10,3 milhões, ultrapassando a barreira dos US$ 100 milhões em 21 dias. Já na próxima semana, A Freira deverá se tornar a segunda maior bilheteria da série Invocação do Mal, atrás somente do primeiro filme.

Caindo 65% na 2ª semana, O Predador faturou US$ 8,7 milhões, totalizando US$ 40,4 milhões, não devendo ultrapassar os US$ 52 milhões do filme inicial.

 

O azarão Podres de Ricos está há seis semanas entre as cinco maiores bilheterias norte-americanas. Faturou US$ 6,5 milhões perdendo apenas 25%, da receita, a menor queda da semana.  Totaliza US$ 159,4 milhões, devendo chegar aos US$ 180 milhões.

 

Michael Moore, o rei das bilheterias de documentários, não se saiu bem dessa vez. Fahrenheit 11/9 não decolou na estreia. Faturou apenas US$ 3,1 milhões em 1719 salas com uma MPS de US$ 1.803. As críticas foram boas, mas não há documentário que se saia bem num circuito wide (mais de 1000 salas). Criticando o presidente Trump, as eleições de 2016 e outros assuntos da política americana, o documentário já chega datado, pois a televisão e as redes sociais são muito mais rápidas para divulgar as notícias.

 

Megatubarão perdeu 39% da bilheteria em relação à semana passada. Faturou US$ 2,4 milhões em seu sétimo fim de semana, totalizando US$ 140, 5 milhões em casa e US$ 516,4 globais.

 

Fora das 10 Mais, alguns lançamentos de estúdio se saíram mal e alguns independentes foram muito bem.

Life Itself, da Amazon, não conseguiu transferir os milhares de fãs do seriado This is US para os cinemas e faturou somente US$ 2,1 milhões em 2.609 salas, com uma MPS de US$ 807. Depois de estrear no festival de Toronto em setembro, o filme foi mal recebido pela crítica (0% de críticas positivas no Rotten Tomatoes e B+ no CinemaScore). Apesar do elenco formado pelos astros da série com o reforço de Annete Bening e Antonio Banderas, não passou da 11ª colocação.

 

Pior desempenho ainda teve Assassination Nation, da Neon, que foi lançado em 1.403 salas e faturou somente US$ 733 por sala, totalizando US$ $1.028.600 milhão. Recebeu 67% de críticas positivas no Rotten Tomatoes e nota 52 no Metacritic. Ficou na 15ª posição.

 

A bilheteria total da semana foi de US$ 91,7 milhões, 15.5% abaixo do fim de semana anterior e 22,2% atrás do mesmo fim de semana do ano passado quando Kingsman: O Círculo Dourado liderou com US$ 39 milhões. No ano, as bilheterias 2018 totalizam US$ 8,75 bilhões, 8,7% à frente do ano passado.

 

No próximo fim de semana, a Warner Bros lança sua mais nova animação, Pé Pequeno em 4.000 salas, a Lionsgate estreia no dia de Halloween Parque do Inferno em 2.200 salas; a Universal traz Kevin Hart e Tiffany Haddish na comédia Night School em 2.800 locations e a independente Pinnacle Peak lança Little Women em 600 salas.

 

Vejamos a semana.

 

As Top 10

  1. 1. O Mistério do Relógio na Parede (Universal) – ESTREIA – Cinemascore: B+; Metacritic: 59; Orçamento: US$ 40 milhões. Faturou US$ 26.850.000 em 3.592 salas; MPS (média por sala): US$ 7.475; Totaliza: US$ 26.850.000

 

  1. Um Pequeno Favor (Lionsgate) – Está na 2ª semana e subiu da 3ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 10.400.000 (-35%) em 3.102 salas (igual); MPS: US$ 3.353; Totaliza: US$ 32.562.000

 

  1. A Freira (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 10.250.000 (-44%) em 3.707 salas (-169); MPS: US$ 2.765; Totaliza: US$ 100.895.000

 

  1. O Predador (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 8.700.000 (-65%) em 4.073 salas (+22); MPS: US$ 2.138; Totaliza: US$ 40.435.000

 

  1. Podres de Ricos (Warner Bros.) – Está na 6ª semana e manteve a 5ª colocação. Faturou: US$ 6.515.000 (-25%) em 2.802 salas (-583); MPS: US$ 2.325; Totaliza: US$ 159.439.000

 

  1. White Boy Rick (Sony)- Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 5.000.000 (-44%) em 2.504 salas (igual); MPS: US$ 1.997; Totaliza: US$ 17.410.000

 

  1. A Justiceira (STX) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 3.720.000 (-38%) em 2.680 salas (-300); MPS: US$ 1.388; Totaliza: US$ 30.333.000

 

  1. Fahrenheit 11/9 (Briarcliff) – ESTREIA – Cinemascore: A; Metacritic: 71; Orçamento: US$ 4 milhões. Faturou US$ 3.101.000 em 1.719 salas; MPS: US$ 1.804; Totaliza: US$ 3.101

 

  1. Megatubarão (Warner Bros.) – Está na 7ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 2.350.000 (-39%) em 2.003 salas (-808); MPS: US$ 1.173; Totaliza: US$ 140.523.000

 

  1. Buscando (Sony) – Está na 5ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.175.000 (-32%) em 1.787 salas (-222); MPS: US$ 1.217; Totaliza: US$ 23.115.000

 

Bilheterias independentes

O outono independente, repleto de prováveis indicados na temporada de premiações, incluindo o Oscar, começou pra valer no último fim de semana.

 

Dois lançamentos independentes, Colette (Bleecker Street) com Keira Knightley no papel da a escritora do famoso romance Gigi que inspirou o filme com Leslie Caron, e o western The Sisters Brothers (Annapurna), o primeiro filme de língua inglesa do diretor francês Jacques Audiard. Ambos tiveram ótimas aberturas num circuito limitado de cinemas.

 

Como mencionamos acima, ainda no último fim de semana três lançamentos independentes, sucesso recente em festivais – Fahrenheit 11/9, Life Itself e Assassination Nation — abriram em mais de mil salas sem sucesso.

Colette fez uma ótima bilheteria em sua estreia em somente quatro salas, faturando US$ $156,788 em quatro salas, com a ótima MPS de US$ 39.197, a maior do fim de semana. Dirigido por Wash Westmoreland, o filme recebeu 92% de críticas positivas no Rotten Tomatoes e Keira Knightley, como Colette junta-se a Glenn Close a disputa dos prêmios de melhor atriz.

 

Sisters Brothers, da Annapurna, também teve uma ótima estreia, faturando US$ 122.028 com a MPS de US$ 30.507 em quatro salas.  A comédia western passada no século 19 é estrelada por Joaquin Phoenix e John C. Reilly como os assassinos Eli e Charlie Sisters, enviados ao oeste para roubar os planos de um químico na corrda do Ouro da Clifórnia. Precedido de ótimas crítcas (82% no Rotten Tomatoes) abre para mais salas na próxima semana.

 

A Roadside Attractions abriu Lizzie para 240 salas. Estrelado por Kristen Stewart e Chloe Sevigny o drama faturou US$ 256,510 totalizando US$ 325.239 em 10 dias.

 

Finally, The Wife, está se aproximando dos US$ 5 milhões, depois de faturar US$ 975.000 em 468 salas no  6º fim de semana, aumentando as chances de Glenn Close no Oscar.

 

As Internacionais

 

A Freira lidera as bilheterias internacionais por três fins de semana consecutivos com US$ 35,4 milhões em 80 países. Totaliza US$ 192 milhões internacionais e US$ 292,8 milhões globais.

 

Na segunda posição internacional, O Mistério do Relógio na Parede faturou US$  8,7 milhões em 14 países, totalizando uS$ 8,7 internacionais e US$ 35,58 milhões globais.

 

O Predador faturou US$ 15,3 milhões em 82 países, totalizando US$ 54,5 milhões internacionais e US$ 94,39 globais.

 

O filme de ação chinês Golden Job estreou na 4ª posição internacional da semana com US$ 23.200.000 em seis países.

 

Johnny English Strikes Again ficou em 5º lugar nas bilheterias internacionais com US$ 17,2 milhões em 27 países, totalizando US$ 22,1 milhões. Este é o terceiro filme da série Johnny English estrelado por Rowan Atkinson. Esreia dia 28/10 nos EUA e no Reino Unido em 5/10.

 

Podres de Ricos cruzou os US$ 200 milhões globais. A comédia romântica da Warner faturou US$ 5,1 milhões em 35 países, totalizando US$ 47 milhões internacionais, junto com US$ 159 milhões nos EUA.