“JOGOS VORAZES” SUPERA US$ 300 MI E AFUNDA “TITANIC 3D”.

Apesar da estreia de dois títulos competitivos, “Jogos Vorazes” continuou dominando as bilheterias norte-americanas pelo terceiro fim de semana consecutivo. “American Pie: O Reencontro” estreou na segunda colocação e “Titanic 3D” não confirmou os prognósticos de liderança e acabou na 3ª posição.

“Jogos Vorazes” perdeu somente 43% da bilheteria e faturou estimados US$ 33,5 milhões totalizando US$ 302,8 milhões. O filme ultrapassou os US$ 300 milhões em somente 17 dias, o mais rápido que um filme fora da temporada de blockbusters de verão já conseguiu.
Somando-se sua bilheteria norte-americana à bilheteria internacional, “Jogos Vorazes” ultrapassou os US$ 400 milhões na sexta-feira, embora sua carreira no exterior não seja tão exuberante, pois os livros que lhe deram origem não são conhecidos em muitos países.

“American Pie: O Reencontro” (American Reunion) marcou a volta da franquia às telas, depois de um intervalo de nove anos e diversos lançamentos diretos em DVD. Abriu com US$ 21,5 milhões e trouxe de volta o mesmo elenco do filme original, de 1999: Jason Biggs, Seann William Scott e Eugene Levy.
A comédia recebeu uma nota “B+” na pesquisa Cinemascore e mais de 60% de seu público tinham mais de 25 anos. Unindo todos os lançamentos, entre cinema e DVD, a franquia “American Pie” já arrecadou mais de US$ 1,1 bilhão no mundo todo.

“Titanic 3D”, que custou US$ 18 milhões para ser convertido para 3D, não conseguiu o mesmo feito de “O Rei Leão”, que faturou US$ 30,1 milhões no relançamento e acabou chegando a US$ 94,2 milhões nas bilheterias domésticas.
“Titanic 3D” estreou em 2.674 alas, incluindo 79 salas IMAX, que contribuíram com US$ 2 milhões (8%) para a bilheteria total. Arrecadou US$ 17,5 milhões, e a bilheteria por sala foi de US$ 25 mil. O filme vai se espalhar por mais cinemas Imax na próxima semana. O relançamento, que coincidiu com os 100 anos do naufrágio do transatlântico, recebeu uma nota “A” na pesquisa CinemaScore. 51% do público tinham menos de 25 anos, e provavelmente estavam vendo o filme de James Cameron pela primeira vez. 60% das plateias eram compostos por mulheres.

“Fúria de Titãs 2″ perdeu 55% da bilheteria da estreia na semana anterior, faturando estimados US$ 15 milhões, acumulando US$ 58,9 milhões em 10 dias. 44% menos do que o filme anterior. Deverá fechar em torno de US$ 90 milhões.

Também na segunda semana, “Espelho, Espelho Meu” se segurou melhor
por causa das férias escolares na Semana Santa, perdendo somente 39% da bilheteria, arrecadando US$ 11 milhões. Acumulou US$ 36,5 milhões e deverá chegar aos US$ 70 milhões, uma das melhores bilheterias de Julia Roberts na última década.

Em seu quarto fim de semana, “Anjos da Lei” faturou estimados US$ 10,2 milhões depois de perder somente 31% da bilheteria da semana anterior. Totaliza US$ 109,6 milhões, até o momento.

“O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida” caiu 36% faturando US$ 5 milhões, totalizando US$ 198,2 milhões em seis semanas. Está 37% na frente de “Horton e o Mundo dos Quem” e 51% à frente de “Rio”.
.
A transmissão direta do Metropolitan Opera House no sábado da ópera “Manon”, estrelando Anna Netrebko, faturou US$ 2 milhões em 850 salas espalhadas pelos EUA. Mais de 105.000 pessoas assistiram à transmissão em mais 41 países.

Independentes
Entre os independentes, “Jiro Dreams of Sushi” se tornou o primeiro documentário do ano a chegar aos US$ 1 milhão. “Damsels” e “Habemus Papam” estrearam bem.
E as continuações “Bully”, “The Raid: Redemption”, “Salmon Fishing In The Yemen” e “Jiro Dreams of Sushi” tiveram boas sustentações.

Estréias:
“Damsels in Distress” (Sony Pictures Classics) foi a melhor estreia da semana. É o primeiro filme de Whit Stillman (“Barcelona”) em quase 15 anos. Lançado em quatro salas, faturou US$ 64.199, com uma média de US$ 16.050 por sala. É a sexta melhor média por sala de 2012, e a melhor de qualquer filme em cartaz, incluindo “Jogos Vorazes” e “Titanic 3D”.

“Habemus Papam”, de Nanni Moretti, estreou em três salas em Nova York e Los Angeles e faturou US$ 31.500 com uma média de US$ 10.500 por sala.
Foi uma estreia muito melhor do que “O Quarto do Filho”, também de Moretti , que fez US$ 4.887 em uma única sala em 2002 e acabou sua carreira com mais de US$ 1 milhão.

Continuações:
“Jiro Dreams of Sushi” (Magnolia) conta a história de um sushi man de 85 anos. Abriu de 44 para 70 salas no último fim de semana. Fez US$ 240.000, com uma média por sala de US$ 3.428, e se tornou o primeiro documentário de 2012 a cruzar a barreira do US$ milhão.

“Bully” (The Weinstein Company), documentário de Lee Hirsch, documentarista de TV, abriu para apenas mais uma sala na segunda semana antes da grande expansão programada para a próxima semana. Em cartaz em apenas seis salas, perdeu 36% da bilheteria, faturando US$ 74.686 com uma média por sala de US$ 12.464 (metade da semana anterior). Soma até agora uma bilheteria de US$ 235.196, mas seu teste pra valer será na semana que vem quando abre para 55 salas.

“Turn Me On, Dammit”, filme norueguês que estreou na semana passada, se segurou bem em duas salas, ma não foi além de US$ 6.320, totalizando US$ 21.111.

“October Baby” caiu consideravelmente em sua terceira semana depois de sair de 387 para 339 cinemas. Faturou US$ 367.096 com uma média por sala de US$ 1.083, mas acumula uma bilheteria de US$ 3.782.295, ou seja, quase quatro vezes seu custo de US$ 1 milhão. Vai bem e abre para mais salas na próxima sexta-feira.

“The Raid: Redemption” (Sony Pictures Classics) abriu de 46 para 176 salas e viu sua bilheteria subir 109% chegando a US$ 564.585 com uma média por sala de US$ 3.208. Totaliza US$ 1288.195 em 17 dias.

“The Deep Blue Sea”, de Terence Davies, estrelado por Rachel Weisz, e que estreia no Brasil em 11 de maio pela Imagem, passou de 49 para 51 salas, faturando US$ 98.741, com uma média de US$ 1.936 por sala. Totaliza US$ 495.831.

Entre as outras continuações, “Casa de mi Padre” (Lionsgate), “Jeff Who Lives at Home” (Paramount Vantage), “Footnote” (Sony Pictures Classics) perderam receita, enquanto “O Garoto da Bicicleta”, “Salmon Fishing In The Yemen” e “A Separacão” continuaram em alta.

Internacional
“Furia de Titãs 2″ mantém a primeira colocação, enquanto “American Pie: O Reencontro” quebrou o recorde da franquia.
“Titanic 3D” ficou na segunda colocação com US$ 35,5 milhões, mas “Jogos Vorazes”’ perdeu receita, e ficou na terceira colocação internacional.

“Furia de Titãs 2″ se manteve na primeira colocação nas bilheterias internacionais, depois de cair somente 43%, faturando US$ 43 milhões em 13.540 cinemas de 60 países. Já faturou US$ 152,5 milhões – quase metade da bilheteria internacional do filme anterior, “Fúria de Titãs”.

Apesar de muito antecipado, “Titanic 3D” não aguentou a “Fúria dos Titãs”. Faturou US$ 35,5 milhões em 5.579 cinemas de 84 países. Abriu em primeiro lugar no Reino Unido, segundo lugar na França, e quinto na Austrália. Sua bilheteria total no exterior (incluindo a primeira exibição) está em cerca de US$ 1,29 bilhão, a segunda maior de todos os tempos atrás apenas de “Avatar”, também de David Cameron, que faturou US$ 2.031 bilhões em 2009.

Caindo da segunda posição para a terceira, “Jogos Vorazes” faturou US$ 25,5 milhões em 60 países. Uma queda de somente 27%. A bilheteria internacional está acumulada em US$ 157,1 milhões, bem menos do que do que a norte-americana, acumulada em US$ 302,8 milhões.

“American Pie: O Reencontro” estreou em 28 países, faturando US$ 19,3 milhões, soma que lhe garantiu a quarta posição internacional.

“O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida” ficou em quinto lugar, arrecadou US$ 11,8 milhões em 49 países, e elevou seu total internacional para US$ 59 milhões.

Balanço
As bilheterias totais do fim de semana chegaram a US$ 125.000.000. Comparadas ao total do mesmo fim de semana do ano passado (US$ 116.100.000) mostraram uma diferença para cima de US$ 8.900.000, que significaram um aumento de 7,7%.
As 10 maiores bilheterias faturaram estimados US$ 115,9 milhões, 1% mais do que o fim de semana de Páscoa do ano passado, lideradas por “Rio” no segundo fim de semana consecutivo (US$ 26,3 milhões). Mas 30% abaixo de 2010, quando o primeiro “Furia de Titãs” estreou na primeira colocação com uma receita de US$ 61,2 milhões.

Renda Renda
Semana Total
FILME (USUS$ ) (USUS$ )
1 “Jogos Vorazes” 33.500.000/302.839.165
2 “American Pie: O Reencontro” 21.466.200/21.466.200
3 “Titanic” 17.350.000/25.710.482
4 “Fúria de Titãs 2″ 15.010.000/58.898.912
5 “Espelho, Espelho Meu” 11.000.000/36.473.495
6 “Anjos da Lei” 10.200.000/109.577.305
7 “O Lorax” 5.015.010/198.189.360
8 “Salmon Fishing in the Yemen” 975.000/4.639.001
9 “John Carter – Entre Dois Mundos” 820.000/67.973.000
10 “Protegendo o Inimigo” 580.810/124.750.970
Fonte: Rentrak