JORNADA DA BAHIA DIVULGA VENCEDORES

O curta-metragem espanhol “Nasija”, de Guillermo Rios, conquistou o Prêmio Glauber Rocha de melhor filme da 34a. Jornada de Cinema da Bahia. O prêmio Walter da Silveira de melhor vídeo coube a “Batatinha e o Samba Oculto da Bahia”, documentário de Pedro Abib sobre a vida do sambista Oscar da Penha (1924-1997), conhecido como Batatinha.
A Espanha, país homenageado pelo festival baiano, dividiu com o Brasil os principais prêmios. Além do cobiçado Prêmio Glauber Rocha, os espanhóis conquistaram o Tatu de Ouro de melhor filme de animação (com “El Viaje de Said”, de Coke Rioboo), melhor trilha sonora, para “Jazz Song” (de autoria de Miguel Pena, interpretada por Jazz Libitum), e Tatu de Ouro de melhor vídeo ficcional, com “Consciências”, de Diego Costillo.
O Peru ficou com o Tatu de Ouro de melhor documentário, com “Alguma Tristeza”, de Juan Ramirez, e Prêmio Especial do Júri com o documentário “Tambogrande: Mangas, Morte e Mineradora”.
Entre os brasileiros, os premiados foram a ficção pernambucana “Uma Vida e Outra”, de Daniel Aragão (Prêmio Banco do Nordeste e melhor atriz, para Sarah Jorge) o gaúcho “A Peste da Janice” (melhor direção, para Rafael de Figueiredo, Prêmio CTAv). O Tatu de Prata de melhor ator coube a Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, por “Quando o Tempo Cair”, curta de Selton Mello. O melhor roteiro rendeu o Tatu de Prata para José Mouzinho, por “Sete Vidas”. Para o documentário de Patrícia Moran, “A Plenos Pulmões” (sobre o Minhocão paulistano) restou o Tatu de Prata de melhor som.
O júri foi composto pela atriz portuguesa Inês de Medeiros, pelo peruano (radicado na Espanha) Javier Corcuera, e pelos brasileiros Rudá de Andrade, Eric Nepomuceno e Bráulio Tavares.