“JURASSIC WORLD” É A MAIOR ESTREIA DE TODOS OS TEMPOS.

por Wanda de Andrade.

E despertou a força das bilheterias 2015.

Durante a semana previa-se que a estreia de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros seria um enorme sucesso com uma bilheteria entre US$ 125 milhões e US$ 135 milhões.

Em vez disto, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros arrecadou US$ 208,8 milhões, ultrapassando Vingadores: Era de Ultron, que faturou US$ 191,3 milhões na abertura em maio. Já é a maior bilheteria de estreia de todos os tempos.

Globalmente, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros também foi a maior estreia de todos os tempos (US$ 524 milhões), derrotando Harry  Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (US$ 483,2 milhões), sendo o primeiro filme a ultrapassar os US$ 500 milhões em um único fim de semana, graças à bilheteria internacional. A China liderou com US$ 100,8 milhões.

Mas O Mundo dos Dinossauros não foi o único responsável pelo mau desempenho dos outros filmes em cartaz. Os parcos US$ 60 milhões faturados pelas nove continuações juntas foi reflexo do fraco desempenho da semana anterior. Ainda assim, cinco filmes caíram menos do que 50%. O melhor desempenho entre as continuações foi de A Escolha Perfeita 2, que caiu apenas 21% em seu quinto fim de semana, subindo uma posição no ranking. O independente Love & Mercy caiu menos ainda – 17%, ajudado pela expansão para mais 92 salas, embora ainda esteja em exibição em apenas 573  cinemas.

A estreia da semana passada A Espiã Que Sabia de Menos foi empurrada para uma distante segunda posição  com US$ 16 milhões.

Nenhum estúdio ousou enfrentar O Mundo dos Dinossauros e não houveram outras estreias de peso, mas o circuito independente lançou Me and Earl and the Dying Girl, que a Fox Searchlight estreou em 15 salas. O favorito de Sundance faturou US$ 210.000 com um média por sala de US$ 14.000.

2015 está sendo um ano glorioso para a Universal. Alguns dos maiores sucessos do ano como Cinqüenta Tons de Cinza, A Escolha Perfeita 2 são dela. E ainda não estrearam Minions e Ted 2.

As Top Ten somaram cerca de US$ 260 milhões, o melhor resultado de todos os tempos. US$ 83 milhões, ou 47%, acima do mesmo fim de semana de 2014.

Até o momento, a bilheteria de 2015 está apenas 4% atrás do ano recorde de 2012, que foi o melhor ano nas bilheterias domésticas com US$ 10,8 bilhões. Analistas prevêem que 2015 irá ultrapassar esta soma, atingindo US$ 11 bilhão, graças a O Mundo dos Dinossauros, Velozes e Furiosos 7 e Vingadores: A Era de Ultron, e a lançamentos futuros como o novo James Bond, 007 Contra SpectreJogos Vorazes: A Esperança – O Final e Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força.

A estreia de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros reverteu a tendência de queda da bilheteria anual que esteve abaixo das de 2014 nos últimos três fins de semana. Agora, a bilheteria de 2015 já ultrapassou a de 2014 à mesma altura.

Há quarenta anos atrás, Tubarão foi o primeiro lançamento wide da história do cinema. Antes dele, sucessos como E o Vento Levou, Ben-Hur, A Noviça Rebelde e O Poderoso Chefão abriram apenas nas grandes cidades., levando meses para atingir o país todo. O lançamento nacional de Tubarão, e a propaganda na TV (inexistente antes da década de 70) marcaram a maior mudança nos padrões de lançamento cinematográfico em vigor desde O Nascimento de uma Nação 60 anos antes.

2015 ainda tem uma estreia que poderá igualar, ou superar, o desempenho de O Mundo dos Dinossauros: Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força.

Vejamos a semana.

 

As Top Ten

 

  1. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (Universal) ESTREIA – Nota Cineascore: A; Criticwire: B-; Metacritic: 59; Faturou US$ 208.806.270 em 4.274 salas; MPS (média por sala): US$ 48.855; Totaliza: US$ 208.806.270

Estreando em 4.274 salas, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros foi o maior lançamento da Universal até hoje. E deu novo alento às salas 3D que estavam em baixa e significaram 48% da bilheteria. Nas salas IMAX o filme faturou a quantia recorde de US$ 44,1 milhões no mundo todo e US$ 20,6 milhões em casa.

Seu custo de produção foi US$ 150 milhões , sem contar as despesas com marketing. US$ 100 milhões menos do que Vingadores: Era de Ultron. 39% de seu público tinha menos de 25 anos e 61% acima disto. Depois da nota A na pesquisa CinemaScore, com o público dividido em partes quase iguais entre homens e mulheres (52% e 48% respectivamente) o futuro parece garantido para Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros.

O Mundo dos Dinossauros estreou melhor do que os três filmes anteriores da série juntos. E faturou mais em três dias do que Jurassic Park III faturou em toda sua carreira, em 2001. Estima-se que tenha vendido 22 milhões de ingressos, 80% mais que os 12 milhões de entradas vendidas pelo filme original na abertura em 1993.

O filme tem o dedo da marca Spielberg. Ao contrário dos dois primeiros filmes, Steven Spielberg não dirigiu O Mundo dos Dinossauros, mas como no terceiro filme, sua produtora Amblin Entertainment coproduziu e o próprio Spielberg assinou a produção executiva, e sua assinatura sempre significa magia quando ligada ao projeto certo.

 

  1. A Espiã Que Sabia de Menos (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 16.000.000 (-45%%) em 3.715 salas (+4); MPS: US$ 5.039; Totaliza: US$ 56.937.000

A Espiã Que Sabia de Menos teve uma boa sstentação, caindo menos que 50%. Certamente se não fosse a estreia de Jurassic Word teria se saido ainda melhor.

Faturou US$ 56,94 milhões em 10 dias, que ficam 20% atrás do filme anterior de Melissa McCartthy, Uma Ladra Sem Limites, que faturou US$ 70,96 milhões no mesmo período.

 

  1. Terremoto: A Falha de San Andreas (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou

US$ 11.010.000 (-57%) em 3.535 salas (-277); MPS: US$ 3.115; Totaliza: US$ 119.321.000

Sob o efeito O Mundo dos Dinossauros, Terremoto: A Falha de San Andreas caiu para a 3ª posição com US$ 11,01 milhões. O filme  liderado por Dwayne Johnson perdeu 57% da bilheteria, mas continua superando as expectativas, tendo totalizado US$ 119,32 milhões em 17 dias. Agora que Jurassic World já atraiu grande parte do público, sua tendência será de se estabilizar, principalmente porque domingo que vem é Dia dos Pais, normalmente uma boa data para o cinema norte-americano.

 

  1. Sobrenatural: Capítulo 3 (Relativity) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou US$ 7.300.000 (-68%) em 3.014 salas (+12); MPS: US$ 2.422; Totaliza: US$ 37.371.000

Sobrenatural: Capítulo 3 ficou na 3ª posição com US$ 7,3 milhões. O terceiro capítulo da franquia caiu apenas uma posição, apesar de ter perdido 68% da bilheteria. Mas esta queda era prevista face à estreia de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros. Comparando, o filme anterior da série perdeu 66% em seu segundo fim de semana. Totaliza US$ 37,37 milhões em 10 dias. Menos do que o esperado.

 

  1. A Escolha Perfeita 2 (Universal)- Está na 5ª semana e subiu da 6ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 6.000.000 (-21%) em 2.677 salas (-726); MPS: US$ 2.241; Totaliza: US$ 170.715.000

A Escolha Perfeita 2 perdeu somente 21% da bilheteria, faturando US$ 5,97 milhões. Foi a melhor sustentação da semana, e se beneficou em ser o segundo filme da programação de muitos cinemas drive-in, atrelado a Jurassic World.  Faturou US$ 170,69 milhões em 31 dias, muito acima do esperado.  A Escolha Perfeita 3 está anunciada para 21 de julho de 2017, com Anna Kendrick e Rebel Wilson repetindo seus papeis.

 

  1. Entourage: Fama e Amizade (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 4.340.000 (-58%) em 3.108 salas (igual); MPS: US$ 1.396; Totaliza: US$ 25.870.000

A versão cinematográfica da série de HBO caiu para a 6ª posição na 2ª semana depois de perder 58% da bilheteria. Totaliza medíocres US$ 25,87 milhões em 12 dias.

 

  1. Mad Max: A Estrada da Furia (Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou

US$ 4.130.000 (-47%) em 2.234 salas (-486); MPS: US$ 1.849; Totaliza: US$ 138.608.000

Mad Max: A Estrada da Furia  perdeu 47% da bilheteria depois de sair de cartaz em 486 salas, mas já totaliza US$ 138,6 milhões.  É a maior bilheteria de um filme de ação classificado R em oito anos. Totaliza US$ 334 milhões no mundo todo.

 

  1. Vingadores: Era de Ultron (Buena Vista) – Está na 7ª semana e manteve a 8ª colocação. Faturou US$ 3.641.000 (-43%) em 2.156 salas (-315); MPS: US$ 1.689; Totaliza: US$ 444.743.000

Vingadores: Era de Ultron perdeu 43% de sua bilheteria para os dinossauros, mas não perdeu sua posição no ranking. Sua bilheteria doméstica está acumulada em US$ 444,7 milhões e a global já chega a US$ 1,36 bilhão.

 

  1. Tomorrowland: Terra do Amanhã (Buena Vista) – Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 3.417.000 (-52%) em 2.540 salas (-472); MPS: US$ 1.345; Totaliza: US$ 83.607.000

A grande decepção financeira da Disney (vai ter que jogar US$ 140 milhões a prejuizo) caiu 52% faturando somente US$  3,4 milhões, totalizando US$ 83,6 milhões em casa.

 

  1. Love & Mercy (Roadside Attractions) – Está na 2ª semana e subiu da 11ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 1.765.000 (-17%) em 573 salas (+92); MPS: US$ 3.080; Totaliza: US$ 4.774.000

Esta produção independente sobre Brian Wilson, dos Beach Boys, teve uma ótima sustentação em seu segundo fim de semana e entrou para as Top 10 depois de ter aberto para mais 92 salas. Mas apesar deste aumento de pontos de exibição perdeu somente 30% da MPS.

 

As Independentes

Dois grandes vencedores do Festival de Sundance estrearam na semana. Me and Earl and the Dying Girl e The Wolfpack.

E duas continuações Love & Mercy e I’ll See You in My Dreams continuam atraindo um bom público.

Quanto à polêmica das críticas, The New York Times voltou a sua cobertura quase completa das estreias, e The Los Angeles Times reservou espeço para somente três críticas, mas duas delas eram de filmes independentes, que são mais dependentes da opinião dos críticos.

Me and Earl and the Dying Girl – (Fox Searchlight) – Nota Criticwire: A-; Metacritic: 73; Festivais: Sundance, San Francisco, Seattle 2015. Faturou US$ 210.000 em 15 salas; MPS: US$ 14.000

Depois de ganhar tanto o prêmio do juri quanto o do público,  Me and Earl, and the Dying Girl estreou num circuito limitado. Precedido de boas críticas, o conto juvenil de classificação PG-13 irá abrir para mais salas e entrará em circuito nacional em 1/7.  Ganhou os prêmios U.S. Dramatic Grand Jury Prize, U.S. Dramatic Audience Award em Sundance, além de  ser aplaudido de pé.

The Wolfpack  (Magnolia) –  Nota Criticwire:B+-; Metacritic: 70; Festivais: Sundance, Tribeca, San Francisco, Seattle 2015. Faturou US$ 46.000 em 2 salas; MPS: US$ 23.000

O documentário vencedor do Sundance Grand Jury U.S. Doc  e do prêmio de público para documentário estreou muito bem em duas salas em Nova York. A história de seis irmãos loucos por cinema criados reclusos em um apartamento de Manhattan beneficiou-se do interesse que vem despertando desde janeiro, tendo obtido melhores resultados do que Me and Earl and the Dying Girl em NY. Abre para mais 20 cidades no próximo fim de semana.

 

As Internacionais

A bilheteria global de US$ 524 milhões arrecadada por Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros vai tornar 2015 um ano muito lucrativo para  o estúdio Universal. Internacionalmente, em números atualizados na 2ª feira, sua bilheteria subiu para US$ 315,3 milhões, ultrapassando Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (US$ 314 milhões), até então a maior bilheteria internacional de todos os tempos.

No fim de semana, a Universal Pictures atingiu a bilheteria global de US$ 3 bilhões, ultrapassando o recorde anterior, atingido em 30 de junho de 2010 pela 20th Century Fox.

Na feira e convenção CinemaCon em abril, a presidente do estúdio, Donna Langley festejou a bilheteria global de Velozes e Furiosos 7, que havia faturado US$ 1,5 bilhão, o filme que mais rapidamente ultrapassou o bilhão de dólares e a maior bilheteria da história da Universal. Como resultado, Velozes e Furiosos 8 já foi anunciado para 14 de abril de 2017. Na ocasião, Langley comemorou também o sucesso de Cinqüenta Tons de Cinza (US$ 570 milhões). Agora, Fifty Shades Darker e Fifty Shades Freed, já estão prometidos para o Valentine´s Day de 2017 e 2018.

Embora todos estes resultados sejam fantásticos, a Universal ainda poderá não levar a coroa de estúdio mais lucrativo do  ano, pois concorre com a Disney e a Warner que chegam a resultados próximos com investimentos menores.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros $204,596,380 $204,596,380
2 A Espiã Que Sabia de Menos $16,000,000 $56,937,244
3 Terremoto: A Falha de San Andreas $11,010,000 $119,320,914
4 Sobrenatural: Capítulo 3 $7,300,000 $37,370,581
5 A Escolha Perfeita 2 $5,969,710 $170,685,395
6 Entourage: Fama e Amizade $4,340,000 $25,870,472
7 Mad Max: A Estrada da Fúria $4,130,000 $138,607,827
8 Vingadores: Era de Ultron $3,641,000 $444,743,000
9 Tomorrowland: Terra do Amanhã $3,417,000 $83,608,000
10 Love & Mercy $1,765,720 $4,774,331
Fonte: Rentrak