LIDERADAS PELA DISNEY, BILHETERIAS 2018 QUEBRAM RECORDES. 2019 COMEÇA FRACO.

por Wanda de Andrade.

 

A bilheteria global de 2018 atingiu o ponto máximo da história do cinema: US$ 41,66 bilhões (+, graças a um aumento de quase 7% nas bilheterias norte-americanas.

A bilheteria doméstica (EUA e Canadá) faturou a quantia recorde de US$ 11,9 bilhões, 4% acima do recorde anterior em 2016 (US$ 11,4 bilhões). Em relação a 2017 (US$ 11,1 bilhões) a alta foi de 6,7 %

A bilheteria internacional 2018 arrecadou US$ 29,8 bilhões, alta de 1% em relação a 2017 (US$ 29,5 bilhões), em parte devida à diferença cambial.

Globalmente, as bilheterias internacionais subiram 2,6 % em relação à bilheteria de 2017, que atingiu o então recorde de US$ 40,6 bilhões.

Quanto ao público os EUA, a alta esperada é de 4% ou 5%, que só será confirmada quando o preço médio do ingresso no último trimestre de 2018 for calculado.

A Disney, que está finalizando a compra da 20th Century Fox, faturou em casa US$ 7,6 bilhões globais ficando com mais de 26% do Market share doméstico e 17% do Market share global.

As maiores bilheterias globais do ano passado foram:

  1. Vingadores: Guerra Infinita (US$ 2,048 bilhões) – Disney/Marvel
  2. Pantera Negra (US$ 1,346 bilhões) — Disney/Marvel
  3. Jurassic World: Fallen Kingdom (US$ 1,304 bilhões) – Disney/Pixar
  4. Os Incríveis 2 (US$ 1,242 bilhões) – Buena Vista
  5. Aquaman (US$ 1,020.3) – Warner

 

2019

Já o ano novo não tem sido tão bom. Janeiro é tradicionalmente um mês fraco nas bilheterias, mas depois de dois anos consecutivos de queda no mês, Vidro, lançamento do próximo fim de semana (prolongado pelo feriado de Matin Luther King) deverá trazer a bonança de volta às bilheterias.

Mas os executivos da indústria estão prevendo um ótimo resultado para 2019 graças lançamentos como: Vingadores: Ultimato, Capitã Marvel, Como Treinar o Seu Dragão 3, Frozen 2, Toy Story 4, The Lion King, Hobbs & Shaw, IT: A Coisa – Capítulo 2, Cats e Star Wars: Episódio IX

No segundo fim de semana do ano, a estreia de Amigos Para Sempre, versão americana do filme francês Intocáveis, estrelado por Kevin Hart e Bryan Cranston, tirou Aquaman da 1ª posição que sustentara por três fins de semana consecutivos.

Kevin Heart, astro de Amigos Para Sempre, voltou a surpreender, faturando o dobro do previsto. Faturou quase US$ 20 milhões, o que foi uma boa surpresa para o estúdio, mas um resultado aquém dos filmes anteriores de Heart, um queridinho das plateias norte-americanas. Filmes anteriores do astro, como O Durão, Policial em Apuros 2 e Um Espião e Meio, abriram acima dos US$ 35 milhões. A improvável dupla formada por milionário nova-iorquino paraplégico e seu cuidador, um ex-prisioneiro, coincidentemente é o contrário da improvável dupla de Green Book: O Guia, protagonizado por Mahershala Ali e Viggo Mortensen que foi premiado como melhor Filme de Comédia ou Musical e Melhor Ator Coadjuvante para Ali e estreia no Brasil no próximo dia 24 .

Amigos Para Sempre é um dos últimos remanescentes da produtora de Harvey Weinstein, saído da indústria cinematográfica por ser acusado de abuso sexual. O filme superou ainda a controvérsia em torno do próximo apresentador do Oscar, o mesmo do ano passado, Kevin Hart, que andou fazendo declarações homofóbicas no Twitter.

O filme, que tem ainda Nicole Kidman no elenco, não foi bem de crítica (40% no Rotten Tomatoes) mas o público gostou e conferiu nota A na pesquisa Cinemascore, o que pode garantir uma boa sustentação.

Aquaman pode ter perdido a pole position, mas já ultrapassou o US$ 1 bilhão no mundo todo. Mais de 70% desta bilheteria vieram do exterior.

Faturou US$ 17,2 milhões em seu quarto fim de semana, uma queda de 44% em relação ao fim de semana anterior. Totaliza US$ 287,8 milhões, estando se aproximando de Homem de Aço (US$ 291 milhões), mas ainda está atrás das bilheterias do outros filmes do DC Extended Universe (DCEU), subsidiária da Warner, como Esquadrão Suicida (US$ 325,1 milhões), Batman v. Superman: A Origem da Justiça (US$ 330,3 milhões) e Mulher Maravilha (US$ 412,5 milhões). Ainda não foi lançado no Japão.

A segunda estreia da semana, A Caminho de Casa, ficou na 3ª posição com US$ 11.300, uma boa bilheteria, mas inferior à de Quatro Vidas de um Cachorro (A Dog´s Purpose) que abriu com US$ 18,2 milhões em 2017, mas enfrentou muito menos concorrência. A Caminho de Casa estreou enfrentando continuações relevantes como O Retorno de Mary Poppins, Bumblebee e Homem-Aranha no Aranhaverso. Recebeu críticas variadas (60% de tomates frescos no Rotten Tomatoes), A- na pesquisa Cinemascore, e ótimos 88% no Flixter, o que indica um bom boca a boca e uma longa jornada nas telas.

Na quarta posição ficou Homem-Aranha no Aranhaverso, que manteve seu bom desempenho faturando US$ 9 milhões no quinto fim de semana de exibição. O ganhador do Globo de Ouro na categoria longa de animação perdeu somente 31% da bilheteria e totaliza US$ 147,7 milhões.

Caindo para a 5ª posição, Escape Room, que surpreendeu na estreia na semana passada, caiu 51% e faturou US$ 8,9 milhões. Em 10 dias totalizou US$ 32,4 milhões. Um ótimo resultado para quem custou US$ 9 milhões. E ainda não estreou no mercado internacional.

O Retorno de Mary Poppinss caiu 54 %. Totaliza US$ 137.200.000 no exterior e US$ 150.656.985. Mau resultado para quem custou US$ 130 milhões, desencorajando qualquer continuação.

Bumblebee está na mesma situação, mas pode recuperar-se no mercado internacional.

 

Em muito melhor forma está A Mula, de Clint Eastwood, que ampliou o número de salas a cada uma das cinco semanas. Acumula pouco mais de US$ 90 milhões, e ainda não estreou nos maiores mercados internacionais.

 

Depois de ficar duas semanas em pequeno circuito, Suprema, da Fox, abriu para 1.923 salas e faturou US$ 6,2 milhões com uma média por sala de US$ 3.238, totalizando US$ 10,5 milhões. A biografia de uma juíza da Suprema Corte norte-americana recebeu críticas variadas, mas ganhou um A na pesquisa CinemaScore feita com o público na saída dos cinemas. O que indica que o poderá se recuperar nas próximas semanas.

 

Réplicas estreou abaixo das previsões ficando fora das Top10 na 12ª posição com uma bilheteria de apenas

US$ 2,5 milhões. O suspense de ficção científica com Keanu Reeves recebeu críticas muito negativas (12% no Rotten Tomatoes) e o público concedeu-lhe uma fraca nota C.

 

Outra decepção foi If Beale Street Could Talk, que não passou da 13ª posição, embora tenha subido da 14ª. O indicado ao Globo de Ouro de melhor filme e vencedor do prêmio de melhor atriz coadjuvante para Regina King abriu para 1.018 salas depois de ter passado muitas semanas em poucos cinemas. Faturou somente US$ 2,3 milhões totalizando US$ 7,6 milhões.

 

Melhor sorte teve Bohemian Rhapsody que na 11ª semana quase volta às Top 10 ficando na 11ª posição depois de abrir para mais 234 salas totalizando agora 1.334 cinemas. Com o aumento das salas, e uma ajuda do Globo de Ouro teve um aumento de 35% na bilheteria. Totaliza US$ 198.496.306. A história do conjunto de rock do Queen ganhou os prêmios nas duas categorias que concorreu, Melhor Filme de Drama e Melhor Ator de Drama para Rami Malek.

 

No total as bilheterias do fim de semana de 11 a 13 de janeiro caíram cerca de US$ 40 milhões em relação ao mesmo fim de semana do ano passado (-11%), que incluiu o feriado de Martin Luther King. Este ano o feriado é no próximo fim de semana, quando estreia Vidro (Glass) de M. Night Shyamalan em 3.500 salas.

 

As Top 10

 

  1. Amigos Para Sempre (STX) ESTREIA – Cinemascore: A; Metacritic: 44; Orçamento: US$ 37 milhões. Faturou US$ 19.590.000 em 3.080 salas; MPS (média por sala): US$ 6.360; Totaliza: US$ 19.590.000

 

  1. Aquaman (Warner Bros.) Está na 4ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 17.625.000 (-44%) em 3.863 salas (-321); MPS: US$ 4.469; Totaliza: US$ 287.862.000

 

  1. A Caminho de Casa (Sony) ESTREIA – Cinemascore: A-; Metacritic: 50; Orçamento: US$ 18 milhões. Faturou US$ 11.300.000 em 3.090 salas; MPS: US$ 3.657; Totaliza: US$ 11.300.000

 

  1. Homem-Aranha no Aranhaverso (Sony) – Está na 5ª semana e subiu da 5ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 9.000.000 (-31%) em 3.029 salas (-390); MPS: US$ 2.971; Totaliza: US$ 147.775.000

 

  1. Escape Room (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 8.900.000 (-51%) em 2.717 salas (igual); MPS: US$ 3.276; Totaliza: US$ 32.433.000

 

  1. O Retorno de Mary Poppins (Disney) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 7.215.000 (-54%) em 3.253 salas (-837); MPS: US$ 2.218; Totaliza: US$ 150.657.000

 

  1. Bumblebee (Paramount) – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 6.775.000 (-49%) em 3.303 salas (-294); MPS: US$ 2.051; Totaliza: US$ 108.470.000

 

  1. Suprema (Fox) – Está na 3ª semana e subiu da 16ª para 8ª colocação. Faturou: US$ 6.227.000 (+287%) em 1.923 salas (+1.811); MPS: US$ 3.238; Totaliza: US$ 10.558.000

 

  1. A Mula (Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 5.545.000 (-39%) em 3.329 salas (+117); MPS: US$ 1.666; Totaliza: US$ 90.578.000

 

  1. Vice (Annapurna) – Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 3.279.000 (-43%) em 1.724 salas (-810); MPS: US$ 1.902; Totaliza: US$ 35.936.000