LIVRO DE MEMÓRIAS DE JOÃO SAMPAIO JÁ ESTÁ EM PRÉ-VENDA.

Com lançamento celebrado no último dia 9 de abril, o livro “Pó da estrada: Escritos de João Carlos Sampaio” já está disponível em pré-venda no site da Editora Gris (www.editoragris.com.br), pelo valor de R$ 65. A obra reúne textos escritos pelo jornalista, crítico cinematográfico e curador baiano João Carlos Sampaio (1969-2014), para jornais, revistas, mostras e projetos variados, além de fazer um resgate poético de sua trajetória profissional e vida pessoal, celebrando a memória deste indivíduo notável e despontando como marca de uma geração da cinematografia baiana e nacional. A publicação tem organização e produção de Flávia Santana e Tais Bichara, curadoria de críticas de João Paulo Barreto e Rafael Carvalho, coordenação editorial de Lara Perl e projeto gráfico de Rafa Moo.

Natural de Aratuípe, João Carlos, em 44 anos de vida, atuou pelo fortalecimento e pela visibilidade do cinema do Brasil e da Bahia, tendo sido um dos fundadores da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), que recebeu o evento de lançamento em seu canal de YouTube (www.youtube.com/abraccine), onde a gravação permanece disponível. Agora, o jornal A Tarde, veículo para o qual João escreveu por quase 20 anos e que gentilmente cedeu suas escritas para o livro, convida Tais Bichara e Rafael Carvalho para a live “‘Pó da Estrada’ e a crítica cinematográfica”, que ocorre nesta quinta-feira, 15 de abril, às 17h, no Instagram @grupoatarde, com mediação do jornalista Chico Castro Jr.

PÓ DA ESTRADA – O livro contém uma coletânea de críticas com 33 textos – 25 deles foram originalmente publicados no A Tarde e dois, no extinto Bahia Hoje. Há ainda um extraído do livro “Os filmes que sonhamos” (Editora Lume, 2012), outro da Revista Teorema, mais um para catálogo de mostra da Caixa Cultural, outro para o extinto site Viva Viver e dois de seu arquivo pessoal, possivelmente inéditos. Um outro conjunto de escritas, que alcança mais a pessoalidade de João Carlos Sampaio, como suas experiências de infância no interior, suas sensibilidades e a paixão pelo Esporte Clube Vitória, vem de suas intensas publicações no Facebook, de e-mails e de textos que revelam sua poesia intrínseca. Completando o conteúdo, estão contribuições da equipe, que descreve capacitadamente a figura de João, uma linha do tempo biográfica e afetiva, além de um belo relato contribuído pelo cineclubista, crítico de cinema, curador e programador Adolfo Gomes. Das imagens, fotos da infância e da vida adulta se somam a registros originais, feitos pela fotógrafa Hury Ahmadi, em viagem a Aratuípe, a “cidade paraíso”, como alçada no livro, pela fundamental presença na existência de Sampaio. Uma versão em audiolivro, narrado pelo ator, escritor e locutor Daniel Farias e pela psicóloga e psicanalista Guacira Cavalcante, será lançada ainda em abril, também no site da Editora Gris.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A foto que ilustra esta matéria é de Sora Maia.

Pó da estrada: Escritos de João Carlos Sampaio
Salvador, 2021 | Editora Gris
240 páginas | Formato 18 x 23 cm | Com versão em audiolivro | R$ 65

Sinopse: Uma viagem pela vida e produção do crítico de cinema João Carlos Sampaio (1969-2014). Composto por uma coletânea de críticas, com curadoria de João Paulo Barreto e Rafael Carvalho, e por um diário do cotidiano que reúne textos resgatados de seu Facebook e outras fontes, organizado por Flávia Santana e Tais Bichara, o livro propõe um percurso costurado por fragmentos que trazem a poesia na sua forma de enxergar a vida, o mundo e o cinema. Entre as imagens de arquivo de um álbum da família de João e as fotografias analógicas realizadas por Hury Ahmadi na estrada entre Aratuípe, sua cidade natal, e Salvador, onde viveu a maior parte de sua vida, encontramos um imaginário narrativo criado por ele em seus textos.

Vendas: www.editoragris.com.br

Ficha Técnica

Pó da estrada: Escritos de João Carlos Sampaio

Organização e produção executiva: Tais Bichara e Flávia Santana

Curadoria de críticas: João Paulo Barreto e Rafael Carvalho

Fotografias: Hury Ahmadi

Coordenação editorial: Lara Perl

Edição: Lara Perl e Rafa Moo

Projeto gráfico: Rafa Moo

Autor colaborador: Adolfo Gomes

Revisão: Clarisse Lyra

Digitalização de imagens de arquivo: Patrícia Martins

Locução de audiolivro: Daniel Farias e Guacira Cavalcante

Montagem e mixagem de audiolivro: Napoleão Cunha

Transcrição de críticas e revisão de áudio: Rafael Saraiva