LIVRO ENSINA “COMO FALAR SOBRE CINEMA”.

Por Celso Sabadin.

Abordar os diversos aspectos do fazer cinematográfico através de uma linguagem simples e clara, como uma espécie de bate-papo descompromissado. Esta é a proposta – cumprida – do livro “Como Falar sobre Cinema” de Ann Hornaday, crítica do jornal The Washington Post, lançado agora no Brasil pela Editora Best Seller.

O livro pode ser considerado uma espécie de “primeiros passos” sobre as diversas ferramentas que os cineastas têm à disposição para a construção das narrativas de seus filmes. Esclarece ao leigo ainda não familiarizado com os termos técnicos como funcionam e quais são exatamente as funções dos diversos componentes de um filme, como fotografia, edição, som, música, direção, desenho de produção, etc. A ideia é abrir os olhos e os ouvidos do público em geral, ampliando e potencializando suas percepções cinematográficas, dando-lhe subsídios para discussões e interpretações mais elaboradas em relação à Sétima Arte.

Didático e claro, “Como Falar Sobre Cinema” aborda o assunto com leveza, recheando seu texto com variados exemplos e situações reais vividas no dia-a-dia por profissionais de cinema. Ao final de cada capítulo, a autora apresenta uma lista com sugestões de filmes que ilustram cada tema abordado.