LIVRO “O CINEMA BRASILEIRO PÓS-MODERNO” TEM LANÇAMENTO EM SÃO PAULO NESTA SEGUNDA-FEIRA.

Na próxima segunda-feira (03), no CineSesc, será lançado o livro CINEMA BRASILEIRO PÓS-MODERNO:O NEON-REALISMO”, de autoria de Renato Luiz Pucci Jr. A obra tem como objetivo contribuir para uma revisão da crítica e da historiografia do cinema brasileiro. O autor examina a “trilogia paulista da noite”, composta por Cidade Oculta (Francisco Botelho, 1986), Anjos da Noite (Wilson Barros, 1987) e A Dama do Cine Shangai (Guilherme de Almeida Prado, 1988), por meio de análises comparativas com filmes de Carlos Manga, Walter Hugo Khouri, Glauber Rocha e Julio Bressane.

Entre os pontos abordados, destacam-se:

• Recusa da ideia de que a trilogia paulistana da noite e outros filmes brasileiros pós-modernos sejam vazios, apolíticos, escapistas ou nostálgicos.
• Base na teoria da narrativa, em especial nos trabalhos de David Bordwell, e na associação com a poética do pós-modernismo, proposta pela canadense Linda Hutcheon.
• Investigação sobre as paisagens urbanas e seus personagens criados à luz do neon e da paródia lúdica de produções hollywoodianas, em especial do cinema noir e dos musicais.
• Identificação do caráter paradoxal do pós-modernismo: a combinação de naturalismo (o parecer real do cinema clássico) e estruturas de agressão típicas dos filmes modernos.
• Conceituação de um estilo pós-modernista no cinema brasileiro, cuja relevância cultural ecoa em filmes das décadas posteriores aos anos oitenta.

Renato Luiz Pucci Jr. é docente e pesquisador do Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. É autor de O Equilíbrio das Estrelas: Filosofia e Imagens no Cinema de Walter Hugo Khouri (2001) e do capítulo “Cinema Pós-moderno” do livro História do Cinema Mundial. O presente livro é resultado da tese de doutorado defendida na ECA-USP, orientada pelo Prof. Ismail Xavier.

Local do lançamento: CINESESC
Endereço: R. Augusta, 2075
Dia: 03 de agosto de 2009
Horário:
18:30 às 20:30 h – Autógrafos e coquetel
19:00 h – Exibição de A Dama do Cine Shangai, de Guilherme de Almeida Prado (foto).
21:00 h – Debate com Guilherme de Almeida Prado, Renato Pucci e o crítico Sérgio Rizzo (Folha de S. Paulo).