LIVROS CONTEMPLADOS PELO PRÊMIO SAV SERÃO LANÇADOS EM OUTUBRO.

Os vencedores da primeira edição do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010) terão seus livros lançados no próximo dia 8 de outubro, durante o 14º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), em Recife. A primeira edição dos livros – que dão sequência à coleção “Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira” –, será publicada pela Editora Terceiro Nome e pelo Instituto Iniciativa Cultural, e distribuída gratuitamente para escolas e faculdades de Cinema, de Comunicação Social, de Economia, para núcleos de produção digital, festivais e bibliotecas públicas das principais capitais do país. No dia 9 de outubro, a segunda edição também já estará disponível nas livrarias para venda.

O mercado cinematográfico e audiovisual brasileiro foi o grande tema abordado pelos três vencedores: Alice Dubina Trusz, Hadija Chalupe da Silva e Leandro Valiati.
“Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908)” – vencedor da categoria Tese de Doutorado, de Alice Dubina Trusz – investiga as práticas comerciais do cinematógrafo para fins de entretenimento, desde a sua introdução na cidade, em 1896, até a abertura das primeiras salas permanentes especializadas na exibição cinematográfica, em 1908.

Na categoria Dissertação de Mestrado, “O filme nas telas – A distribuição do cinema nacional”, de Hadija Chalupe da Silva, apresenta um estudo sobre a inserção do filme nacional no mercado brasileiro, com análise especial para “Dois Filhos de Francisco”, de Breno Silveira; “Cabra Cega”, de Toni Venturi; “Casa de Areia”, de Andrucha Waddington; “Cidade Baixa”, de Sérgio Machado; e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes.

“Economia da Cultura e do Cinema – Notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul”, de Leandro Valiati, foi o trabalho vencedor na categoria de Pesquisa Independente. A obra apresenta uma análise do mercado de trabalho local, abordando a produção e seus efeitos multiplicadores, além do mercado de exibição.

Mais informações:

www.cenacine.com.br
info@iniciativacultural.org.br