LOGAN TEM A MAIOR BILHETERIA DE ESTREIA DO ANO.

por Wanda de Andrade.

A bilheteria de 2017, que andava meio devagar, recebeu um grande impulso com a estreia de Logan (20th Century Fox), estrelando Hugh Jackman de volta no papel de Wolverine. Mesmo sendo o primeiro filme da série X-Men com censura 18 anos, a primeira grande estreia de março abriu como se fosse um blockbuster de verão.

E esta não foi a única boa notícia do primeiro fim de semana pós Oscar. O thriller Saia (Get Out), do diretor Jordan Peele, perdeu apenas 22 % da receita em seu segundo fim de semana.

Entre os vencedores do Oscar, o que teve melhor desempenho foi Moonlight, embora já esteja disponível para streaming e em DVD ou Blu-Ray. O vencedor do prêmio de melhor filme teve o seu melhor fim de semana tanto em número de salas como em bilheteria, apesar de estar em cartaz há cinco meses. Ficou na 12ª posição. Enquanto isso, La La Land: Cantando Estações chegava a quase US$ 400 milhões globais.

 

Logan faturou US$ 88,3 milhões no fim de semana de estreia, mais do que os US$ 85,3 milhões divulgados no domingo. Este resultado vem provar que Wolverine ainda tem fôlego. Embora não tenha sido a maior estreia de um filme de super-herói proibido para menores de 18 anos (Deadpool ainda lidera a categoria), o filme de James Mangold provou que filmes de super-heróis podem atrair um público mais abrangente.

 

Outra estreia da semana foi A Cabana, estrelando Octavia Spencer, de Estrelas Além do Tempo, que arrcadou US$ 16,1 milhões em 2.888 salas, ficando na 3ª posição.

 

Antes Que Eu Vá estreou com somente US$ 4,9 milhões em 2.346 salas, saindo na 5ª posição. O lado positivo foi que de sexta-feira para sábado subiu de US$ 1,6 milhão para US$ 1,9 mihão, denotando um bom boca a boca, apesar de ter recebido uma sofrível nota B na pesquisa CinemaScore e 6,6 no IMDB.

 

LEGO Batman: o Filme ainda ficou na 4ª posição depois de faturar US$ 11,6 milhões, totalizando US$ 148 milhões em quatro semanas.

 

Os Top 10 do fim de semana faturaram juntos US$ 165,6 milhões, que significam 57% mais do que os US$ 103,8 milhões faturados pelas 10 maiores bilheterias no fim de semana anterior. E também 78,1% mais do que os US$ 91,2 milhões faturados pelas 10 mais no mesmo fim de semana do ano passado, quando Deadpool liderou as bilheterias pelo 3º fim de semna consecutivo com US$ 31,1 milhões.

 

Não só as boas estreias, mas também as continuações colaboraram para o resultado positivo. Além da ótima sustentação de Saia, e o continuado interesse em torno de LEGO Batman: O filme, estavam em cartaz filmes para todos os gostos e faixas etárias. Falando em lego, quem tiver curiosidade dê um pulo numa loja de brinquedos Hi Happy onde estão montados um enorme Darth Vader e um Yoda feitos com os bloquinhos que são verdadeirs esculturas.

 

Para março estão programadas também as estreias de Kong: A Ilha da Caveira e A Bela e a Fera, da Disney com personagens reais, e já banido na Rússia por seu personagem gay.

 

Vejamos a semana.

 

 

As Top 10

  1. Logan (Logan/20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 77; Faturou: US$ 88.300.000 em 4.071 salas; MPS (média por sala): US$ 21.690; Totaliza: US$ 88.300.000

O 10º filme da série X-Men da Marvel e o terceiro com Hugh Jackman no personagem Wolverine, é também o primeiro com censura R (18 anos).

Teve um desempenho melhor do que o segundo filme do Wolverine, que estreou com US$ 58 milhões em 2013. Uma boa diferença. Também faturou mais do que o último filme dos X-Men, X-Men: Apocalipse, que teve a vantagem de estrear num feriado.

Logan custou US$ 97 milhões à Fox. Passado num futuro próximo, Wolverine e o Professor X — também conhecidos como Logan e Charles Xavier — estão entre os poucos mutantes que sobreviveram a um extermínio da espécie. Logan trabalha como motorista de limosine em New Mexico e toma conta de Xavier que está com demência. Ele não tem mais interesse na vida de herói, mas outra mutante, que tem seu DNA, está em perigo e é preciso salvá-la.

Este é o segundo filme da série dirigido por James Mangold, que também dirigiu Wolverine: Imortal, de 2013. Mangold também assina o roteiro com Scott Frank (Minority Report).

Logan estreou 13,5 % abaixo dos US$ 98,6 milhões ajustados pela inflção arrecadados por X-Men Origens: Wolverine, de 2009, mas 60,5 % acima dos US$ 53,1 milhões faturados por Wolverine: Imortal. Ficou também 35,5% atrás dos US$ 132,4 milhões de Deadpool, mas superou os US$ 85 milhões da estreia de Doutor Estranho.

Depois de receber a incrível nota de 93% no Rotten Tomatoes, Logan também foi ajudado pelo boca a boca, o que faz presumir um bom desempnho futuro se não for atrapalhado pelas estreias de Kong: A Ilha da Caveira e Power Rangers.

 

  1. Saia (Get Out/(Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 26.111.000 (-22%) em 2.938 salas (+157); MPS: US$ 8.884; Totaliza: US$ 75.954.000

Lider da semana passada, o filme de terror Saia, perdeu somente 21,8 % faturando US$ 26,1 milhões. É uma das menores quedas num segundo fim de semana de um filme de terror. As ótimas críticas, incluindo um raro 99% no Rotten Tomatoes, resultaram na ótima sustentação. Com a bilheteria de US$ 75,9 milhões em duas semanas, o filme já recuperou, com muita folga, o investimento de US$ 6 milhões. Está somente 1,8% atrás dos US$ 77,3 milhões faturados por Fragmentado à mesma altura.

 

  1. A Cabana (The Shack /Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 31; Faturou: US$ 16.100.000 em 2.888 salas; MPS: US$ 2.888; Totaliza: US$ 16.100.000

A Cabana, estrelando Sam Worthington e Octavia Spencer, estreou com US$ 16,1 milhões em 2.888 salas, a melhor estreia de um filme religioso desde O Céu é de Verdade (US$ 22,5 milhões) há quase três anos. Enquanto a crítica malhava o filme, o público adorou e deu nota A na pesquisa CinemaScore.

A Cabana, que custou US$ 26 milhões, foi produzido por Gil Netter, duas vezes indicado ao Oscar de melhor filme por As Aventuras de Pi e Um Sonho Possível. Estima-se que chegará aos US$ 60 milhões ou mais.

 

  1. Lego Batman: O Filme (The LEGO Batman Movie /Warner Bros.) – Está na 4ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 11.650.000 (-39%) em 3.656 salas (-401); MPS: US$ 3.187; Totaliza: US$ 148.632.000

Antes da estreia de Logan, Lego Batman: O Filme era a maior estreia de 2017.

 

  1. Antes Que Eu Vá (Before I Fall /Open Road) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 58; Faturou: US$ 4.949.000 em 2.346 salas; MPS: US$ 2.109.000; Totaliza: US$ 4.949.000

Esta variação jovem e feminina de Feitiço do Tempo faturou quase US$ 5 milhões.e acabou estreando na 5ª posição, embora tenha tido a melhor bilheteria do sábado entre as estreias. Teve 68% de tomates frescos no Rotten Tomatoes

Custou menos de US$ 5 milhões e é o primeiro filme da produtora Awesomeness Films. A Open Road Films distribui.

 

  1. 6. John Wick: Um Novo Dia Para Matar (Lionsgate) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 725.000 (-50%) em 2.475 salas (-479); MPS: US$ 1.909; Totaliza: US$ 82.866.000

 

  1. Estrelas Além do Tempo (20th Century Fox) – Está na 11ª semana e caiu da 6ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 3.825.000 (-34%) em 1.582 salas (-440); MPS: US$ 2.418; Totaliza: US$ 158.765.000

 

  1. A Grande Muralha (The Great Wall /Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 8ª colocação. Faturou:

US$ 3.507.000 (-62%) em 2.314 salas (-1.014); MPS: US$ 1.512; Totaliza: US$ 41.268.000

 

  1. Cinquenta Tons Mais Escuros (Universal) – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 3.485.000 (-55%) em 2.205 salas (-1.011); MPS: US$ 1.587; Totaliza: US$ 109.912.000

 

  1. La La Land: Cantando Estações (Lionsgate) – Está na 13ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou

US$ 2.975.000 (-37%) em 1.411 salas (-322); MPS: US$ 2.108; Totaliza: US$ 145.684.000

La La Land ficou na 10ª posição depois de faturar quase US$ 3 milhões em 1.411 salas, totalizando US$ 145 milhões em 13 semanas. No exterior o musical de Damien Chazelle já arrecadou US$ 250 milhões, totalizando US$ 395 milhões globais.

 

O efeito Oscar

Moonlight, vencedor do Oscar de melhor filme, em cartaz há 20 semanas, foi o grande beneficiado com a premiação, subindo da 18ª para a 12ª posição no primeiro fim de semana pós Oscar.

Faturou US$ 2.529.926, uma alta de 260% em relação à semana anterior e abriu de 979 para 1.564 salas com uma MPS de US$ 1.618, totalizando US$ 25,2 milhões. Foi o maior número de salas desde que estreou em pequeno circuito em outubro. Detalhe: custou somente US$ 1,5 milhão.

A produtora A24 revelou que Moonlight também liderou as vendas de DVD e VOD. No iTunes, foi o quarto filme mais assistido.

O filme de Barry Jenkins recebeu também o Oscar de melhor roteiro adaptado e de melhor ator coadjuvante para a interpretação de Mahershala Alis como Juan, um traficante de drogas que se torna um pai substituto para o desasjustado Chiron, mas surpreendeu ao derrotar o favorito La La Land: Cantando Estações, se tornando o primeiro filme com elenco totalmente composto de atores negros a receber o prêmio.

Não é incomum os filmes vencedores do Oscar de melhor filme terem um aumento de bilheteria. No ano passado Spotlight: Segredos Revelados faturou US$ 1,8 milhão em casa e outros US$ 5,8 milhões no exterior no primeiro fim de semana depois do Oscar, totalizando US$ 88 milhões globais. Mas Moonlight superou todas as expectaivas.

 

As Independentes

Nenhuma das duas estreias mais importantes da semana – Mesa 19 e A Última Palavra  – fez grandes diferenças na soma final das bilheterias. Disputando o mesmo público que Logan e Saia, não sobrou muito espaço para as produções independentes.

 

Mesa 19 (Table 19/Fox Searchlight) – Recebeu nota 38 no Metacritic, e faturou US$ 1.575.000 em 868 salas, com uma MPS de US$ 1.815

A Fox Searchlight optou por lançar Mesa 19, que não agradou aos críticos, num circuito mediano. A comédia sobre uma recepção de casamento estrelando Anna Kendrick e Lisa Kudrow, lançada no país todo teve resultados modestos, mas teve um bom aumento de bilheteria de sexta para sábado, o que sugere que o público adulto resolveu conferir a estreia. Não foi exibido em nenhum festival, e foi lançado com menos publicidade do que o habitual. A sustentação no próximo fim de semana vai decidir seu futuro.

 

A Última Palavra (The Last Word/Bleecker Street) – Recebeu nota 44 no Metacritic. Esteve nos festival de Sundance  2017. Faturou US$ 35.620 em 4 salas, com uma MPS de US$ 8.905

Há um ano atrás, uma atriz veterana liderou uma comédia antiga com considerável sucesso: Doris: Redescobrindo o Amor, estrelando Sally Field que faturou US$ 14 milhões.  Um ano antes, Blythe Danner liderou o elenco de Reaprendendo a Amar que também foi um sucesso. Entretanto esta volta de Shirley Maclaine, ao lado de Amanda Seyfried nesta comédia sobre uma mulher que está evvelhecendo e resolve escrever seu próprio obituário não agradou ao público. Embora fossse lançado nos cinemas top do circuito independente de New York/Los Angeles, os resultados não foram satisfatórios, já que as críticas recebidas não foram animadoras.

 

As Internacionais

Logan faturou US$ 152,5 milhões em 81 países, e liderou as bilheterias em 80 deles, liderados pela China com

US$ 48,9 milhões.  Faturou US$ 11,4 milhões no Reino Unidos, US$ 8,2 milhões na Coreia do Sul, US$ 8,2 milhões no Brasil e US$ 7,1 milhões na Rússia. Totaliza US$ 237,9 milhões globais no primeiro fim de semana de exibição.

O novo filme do super-heroi Wolverine, atrapalhou a estreia de Lego Batmen: O Filme na China, onde faturou somente US$ 3,7 milhões no fim de semana.

Quatro Vidas de Um Cachorro se saiu relativamente melhor e faturou US$ 15,4 milhões na China, onde ficou na 2ª posição e US$ 17,4 milhões no exterior, cinco vezes a bilheteria da semana anterior. Totaliza US$ 41,3 milhões internacionais e US$ 101,5 milhões globais.

Lego Batman: O Filme foi também derrotado por Resident Evil 6: O Capítulo Final que faturou US$ 17,7 milhões, totalizando US$ 138 milhões em dois fins de semana no território chinês.

Resident Evil 6: O Capítulo Final totaliza US$ 267,3 milhões globais. O melhor desempenho internacional de um filme da série.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 Logan 88.300.000 88.300.000
2 Saia 26.110.695 75.954.335
3 A Cabana 16.100.000 16.100.000
4 LEGO Batman: O Filme 11.650.000 148.631.801
5 Antes Que Eu Vá 4.948.538 4.948.538
6 John Wick: Um Novo dia Para Matar 4.725.000 82.865.972
7 Estrelas Além do Tempo 3.825.000 158.765.439
8 A Grande Muralha 3.507.120 41.268.425
9 Cinquenta Tons Mais Escuros 3.484.770 109.912.085
10 La La Land: Cantando Estações 2.975.000 145.684.362
Fonte: Fonte: Rentrak.Comscore
Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Global Total
(US$ ) (US$ )
1 Logan $152,500,000 $237,800,000
2 Saia - $75,954,335
3 LEGO Batman: O Filme $10,400,000 $256,831,801
4 Quatro Vidas de Um Cachorro $17,400,000 $101,462,775
5 Resident Evil 6: O Capítulo Final $18,400,000 $293,954,695
6 A Cabana - $16,100,000
7 Cinquenta Tons Mais Escuros $10,700,000 $356,112,085
8 La La Land: Cantando Estações $11,100,000 $396,384,362
9 Sing: Qem Canta seus Males Espanta $11,400,000 $565,371,530
10 Fragmentado $8,600,000 $240,166,270
Fonte: Rentrak.Comscore