LONGAS ARGENTINO E BRASILEIRO SÃO PREMIADOS NO 5º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SP.

Em cerimônia de premiação realizada na noite do último domingo, dia 18 de julho, no Memorial da América Latina (São Paulo) e conduzida pela jornalista Mona Dorf, foram anunciados os resultados do 5º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo.

“Quebra-Cabeças” foi o filme contemporâneo do Festlatino que recebeu as melhores notas do público. O preferido pelo Júri Popular deste ano é o 1º filme de Natalia Smirnoff. O filme trata da solidão de seu protagonista em meio a problemas familiares. María del Carmen, uma dona de casa de 50 anos que mora em um subúrbio de Buenos Aires, descobre que tem um dom, montar quebra-cabeças. Ela conhece Roberto, um milionário de 60 anos que sonha em participar do torneio mundial de quebra-cabeças na Alemanha. Juntos, eles conseguem formar parceiros imbatíveis de jogo. Isto traz uma enxurrada de desejos e descobertas…

A grande ganhadora do Prêmio da Crítica deste ano foi “A Falta Que Me Faz”, da jovem cineasta mineira Marília Rocha, de 32 anos. O filme narra de maneira singela as contradições da passagem para a idade adulta, sonhos, romantismo, amizades, angustias e contradições de 4 adolescentes colhedoras de sempre-vivas da Serra do Espinhaço, norte de Minas Gerais.

Foram 137 filmes de 15 países exibidos gratuitamente no Memorial da América Latina (duas salas), Cinesesc, Sala Cinemateca, Museu da Imagem e do Som e Cinusp “Paulo Emílio”.

O evento é uma iniciativa do Memorial da América Latina e da Secretaria de Estado da Cultura, órgãos do Governo do Estado de São Paulo. Conta com co-realização do Sesc São Paulo, Cinemateca Brasileira, Museu da Imagem e do Som e Cinusp “Paulo Emílio”.

Mais informações podem ser acessadas através do website www.memorial.sp.gov.br