MAIS CURTAS GRATUITOS NA CINEMATECA (SP).

Desde 2004, a Cinemateca Brasileira mantém um espaço permanente de exibição para o curta-metragem brasileiro em sessões gratuitas. Continuando a série O melhor dos festivais, a Cinemateca dedica as próximas sessões do CURTA CINEMATECA a uma seleção de filmes que estiveram nas listas dos dez preferidos pelo público no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo que promove essa votação desde sua décima edição.
Confira a programação de 2 a 13 de dezembro.

Clandestinidade, de Rodrigo Guerón
Rio de Janeiro, 2001, 35mm, cor, 19’ | Exibição em DVD
Em plena ditadura militar, um homem casado arruma uma amante e diz para a mulher, como álibi, que entrou para o Partido Comunista. Sua mulher acha a idéia ótima e resolve entrar para o Partido também.

Memórias sentimentais de um editor de passos, de Daniel Turini
São Paulo, 2006, 35mm, cor, 17’ | Exibição em DVD
Seu trabalho era colocar cada pequeno som do passo em sincronia com a imagem. Mas, parecia que isso não o levaria muito longe.

Câmara viajante, de Joe Pimentel
Ceará, 2007, 35mm, cor, 20’ | Exibição em DVD
Documentário sobre os fotógrafos populares que trabalham nas festas e romarias das cidades de Canindé e Juazeiro do Norte.

Tarantino’s Mind, de 300 ml
Rio de Janeiro, 2006, 35mm, cor, 13’ | Exibição em DVD
Dois amigos se encontram num bar tradicional de São Paulo para falar sobre uma interessante tese sobre os filmes do diretor Quentin Tarantino.

Alphaville 2007 D.C., de Paulinho Caruso
São Paulo, 2007, vídeo digital, cor, 16’ | Exibição em DVD
Uma ficção científica sobre o Terceiro Mundo.

Oficina Perdiz, de Marcelo Díaz
Brasília, 2006, 35mm, cor, 20’
Perdiz instalou sua oficina mecânica em uma área pública, na cidade planejada de Brasília, em 1969. Há 17 anos abriu seu espaço pela primeira vez para o teatro com Esperando Godot, de Becket. Hoje permanece no mesmo local, dividido entre peças mecânicas e teatrais.

Pixinguinha e a velha guarda do samba, de Thomaz Farkas e Ricardo Dias
São Paulo, 2007, 35mm, cor, 10’ | Exibição em DVD
Em abril de 1954, nos festejos do IV Centenário de São Paulo, Thomaz Farkas filmou uma apresentação de Pixinguinha com a velha guarda do samba. O filme recupera esse material, que esteve perdido por 50 anos.

A CINEMATECA BRASILEIRA fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207,próxima ao Metrô Vila Mariana.
Informações: (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo site
www.cinemateca.gov.br