MALÉVOLA ENFEITIÇA BILHETERIAS INTERNACIONAIS.

Apesar das críticas desfavoráveis, Malévola liderou as bilheterias da semana nos EUA com US$ 70 milhões – US$ 10 milhões acima do esperado. O que não era esperado era que X-Men: Dias de um Futuro Esquecido perdesse 64% da bilheteria na segunda semana e faturasse somente US$ 32.6 milhões.

Um Milhão de Maneiras de Pegar a Pistola, com Seth MacFarlane estreou muito abaixo de Ted, sucesso do astro no passado. Foi a segunda comédia da temporada, junto com Juntos e Misturados, com Adam Sandler, a abrir abaixo dos US$ 20 milhões. As duas custaram cerca de US$ 40 milhões, logo irão se pagar. Ainda bem que todos estes filmes faturam muito bem no exterior, que é onde realmente se determina o sucesso de um filme.

A queda de 60% em média da primeira para a segunda semana (Godzilla caiu 62%) das bilheterias dos grandes filmes está chamando a atenção. Ou o público está se decepcionando com eles, ou está diminuindo à medida que envelhece. Enquanto estes filmes estão dando lucro ninguém em Hollywood está muito preocupado, embora os exibidores devam estar, e se a tendência persistir, como Spielberg previu no ano passado, alguma coisa terá que mudar.
Outro fato que chama a atenção é que Malévola vem confirmar que as mulheres também têm sua participação nas bilheterias: 60% de seu público eram mulheres, e incríveis 75% da audiência de Mulheres ao Ataque também, com 65% delas com mais de 25 anos e 44% tendo entre 18 e 24. Antes delas, Frozen – Uma Aventura Congelante teve 57% de seu público constituído por mulheres. Na semana que vem, A Culpa é das Estrelas, um drama romântico sobre uma paciente com câncer terminal que encontra o amor, deve continuar satisfazendo o público feminino.
Até o drama inglês independente Belle, que também agrada às mulheres, vai subindo devagarzinho e já ocupa a 11ª posição. Em cartaz em somente 525 cinemas faturou US$ 1.3 milhão, e teve a menor queda de bilheteria entre os 12 primeiros colocados: 22%.
Embora a bilheteria total de 2014 esteja um pouco à frente do ano passado à mesma altura, as bilheterias de maio, mês que dispara a temporada mais lucrativa do ano, caíram 14% em relação a 2013, suavizadas apenas pelos resultados internacionais e por uma pequena redução nos custos de produção. Mas se a queda continuar os exibidores, que dependem não somente da venda de ingressos, mas da venda da pipoca também, irão sentir. As 12 maiores bilheterias do 22º fim de semana somaram US$ 161,268, uma queda de 9,8% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado. Vejamos como foi o fim de semana.
1. Malévola – Estreia – Nota Cinemascore: A. Contagem Metacritic: 56 % de críticas positivas. Faturou US$ 70,000,000 em 3948 salas; MPS (média por sala): US$ 17,730; Totaliza US$ 70,000,000. Superou as expectativas em casa e no exterior e já acumula uma bilheteria de mais de US$ 100 milhões, podendo ficar entre as maiores bilheterias do verão. Seu público: 51% tinham mais de 26 anos e 60% dele eram mulheres. Mas uma alta de bilheteria entre sexta e sábado mostra que o público infantil também compareceu. A nota “A” na pesquisa Cinemascore mostra uma reação positiva por parte do público e sugere que Malévola irá se manter em cartaz por bastante tempo, devendo faturar mais do que a média de três vezes a bilheteria do fim de semana de abertura. Como o custo de produção chegou a US$ 175 milhões depois de muitas cenas refeitas por causa dos desentendimentos entre Jolie e o diretor Robert Stromberg, não vai ser fácil cobri-lo. E terá que enfrentar nas próximas semanas a concorrência direta de A Culpa é das Estrelas e Como Treinar o Seu Dragão 2.
2. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª posição. Faturou US$ 32,600,000 (-64%) em 4001 salas (+5); MPS: US$ 8,148; Totaliza US$ 162,069,000. Apesar do susto, a queda de 64% é ligeiramente menor do que a dos outros filmes dos X-Men, e o faturamento global é impressionante, mesmo frente do alto custo de produção. Entretanto, ao contrário dos outros dois filmes de ação em cartaz, o Wolverine não enfrentou uma concorrência de seus similares no segundo fim de semana. O que torna a perda de 64% mais significativa. Mas apesar disso, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido totaliza US$ 162.07 milhões em 10 dias. O significa 65% acima dos US$ 98.02 milhões arrecadados por X-Men: Primeira Classe (que caiu 56% no segundo fim de semana) e 8% menos do que os US$ 175.35 milhões faturados em 2006 por X-Men: O Confronto Final (que caiu 67% no segundo fim de semana). Com a estreia no Japão esta semana, já estará em cartaz na maior parte do circuito internacional, que irá determinar se seu custo total de US$ 200 milhões (incluindo o marketing) será recuperado e ainda dar lucro.
3. Um Milhão de Maneiras de Pegar a Pistola – Estreia – Nota Cinemascore: B. Contagem Metacritic: 54 % de críticas positivas. Faturou US$ 17,100,000 em 3158 salas; MPS: US$ 5,405; Totaliza US$ 17,100,000. A comédia faroeste dirigida e estrelada por Seth MacFarlane estreou muito abaixo das expectativas. Assim como Juntos e Misturados na semana passada, Um Milhão de Maneiras de Pegar a Pistola parece ter sido afetado pela permanência de Vizinhos e também por críticas negativas. Além do mais, como mostrou O Cavaleiro Solitário no ano passado, westerns com uma pegada cômica não são muito do agrado do público; 55% do público eram homens com 28% abaixo dos 25 anos. Um Milhão de Maneiras de Pegar a Pistola abriu com US$ 6.1 milhões na sexta (incluindo a pré-estreia na noite anterior) subiu somente 3% no sábado e caiu 26% no domingo. Nem Charlize Theron ajudou e ninguém parece ter recomendado. Se não se recuperar no próximo fim de semana, terá morrido ao chegar.
4. Godzilla – Está na 3ª semana e caiu da 2ª posição para a 4ª. Faturou US$ 12,225,000 (-60%) em 3501 salas (-451); MPS: US$ 3,492; Totaliza US$ 174,657,000. Mais uma queda violenta, suavizada pelas bilheterias internacionais, com a receita total se aproximando dos US$ 400 milhões, sendo que ainda não estreou nos dois mercados principais, China e Japão. Além do fraco boca a boca, Godzilla foi prejudicado pela perda de salas Imax para Malévola. Terá que se estabilizar logo se quiser alcançar US$ 200 milhões em casa.
5. Juntos e Misturados – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 5ª posição. Faturou US$ 8,425,000 (-41%) em 3555 salas (igual); MPS: US$ 2,370; Totaliza US$ 29,632,000. Foi uma das piores estreias de Adam Sandler, além de ter uma queda de bilheteria de 41% na 2ª semana apesar de não perder salas. Terá que se recuperar antes da estreia de Anjos da Lei 2 que estreia dia 13 de junho.
6. Vizinhos– Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 6ª posição. Faturou US$ 7,700,000 (-45%) em 2939 salas (-327); MPS: US$ 2,625; Totaliza US$ 128,600,000. Está se segurando muito bem, apesar de outras comédias em cartaz. E o que é melhor é que custou somente US$ 18 milhões. Deverá chegar aos US$ 150 milhões em casa.
7. O Espetacular Homem-Aranha 2 – Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 7ª posição. Faturou US$ 3,775,000 (-52%) em 2152 salas (-1,008); MPS: US$ 1,754; Totaliza US$ 192,730,000. Já está chegando aos US$ 700 milhões totais, mas a bilheteria doméstica está bem distante dos US$ 262 milhões faturados pelo primeiro filme. Já estão programadas mais duas continuações, mas certamente os roteiros terão que sofrer alguns ajustes.
8. Million Dollar Arm – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a oitava posição. Faturou US$ 3,700,000 (-47%) em 2329 salas (-690); MPS: US$ 1,589: Totaliza US$ 28,097,000. Não está se segurando muito bem depois de uma estreia fraca há duas semanas. Na 3ª semana já perdeu um quinto das salas da estreia, estando fadado a uma carreira fraca. Apesar do custo de somente US$ 25 milhões, sem as despesas de marketing, não deverá contar com a ajuda internacional para se pagar, pois filmes sobre baseball não fazem sucesso no exterior.
9. Chef – Está na 4ª semana e manteve a 9ª colocação. Faturou US$ 2,009,000 (-11%) em 624 salas (+126); MPS: US$ 3,209; Totaliza US$ 6,924,000. Continua expandindo para mais salas o que causou a perda de 25% da MPS. Deverá ficar entre os independentes mais bem sucedidos do ano, não sendo impossível chegar perto dos US$ 20 milhões.
10. Mulheres ao Ataque – Está na 6ª semana e caiu da 7ª para a 10ª posição. Faturou US$ 1,425,000 (-62%) em 1114 salas (-1.040); MPS: US$ 1,279; Totaliza US$ 81,112,000. Saiu de cartaz em muitas salas e continua desafiando a regra de que filmes liderados por mulheres não fazem sucesso nem em casa nem no exterior, onde está se saindo bem e já faturou US$ 92 milhões.

Independentes

Nenhuma das estreias independentes no mercado norte-americano tem lançamento previsto no Brasil. E nenhuma delas teve um desempenho fantástico. O destaque ficou por conta de Korengal (Saboteur), continuação do documentário Restrepo, do diretor Sebastian Junger. Night Moves, último filme do diretor independente Kelly Reichardt, teve um desempenho decente, mas não espetacular.
Quem se saiu surpreendente bem foi o documentário de Petra Costa, Elena. O filme, exibido no Brasil em setembro de 2012, recebeu uma nota B na pesquisa Criticwire e 85% de críticas positivas no site Metacritic. Faturou US$ 12,100 em uma sala. Sem muita exposição em festivais americanos, mas amparado em ótimas críticas, acabou tendo um desempenho acima das expectativas.

Entre as continuações, A Imigrante, que estreia no Brasil em setembro pela Europa, está em cartaz em 150 salas (+3) há três semanas. Faturou US$ 329,000 (MPS US$ 2,193), perdendo apenas cerca de 25% da bilheteria da semana anterior, o que significa uma boa atenção para o filme de James Gray com Marion Cotillard e Joaquin Phoenix no elenco.
Chef, de Jon Avreau, lançamento da Imagem previsto para 10 de julho, se manteve entre os Top10 na 9ª colocação.
The Grand Budapest Hotel, da Fox, que estreia no Brasil em 3 de julho, faturou US$ 386,000 em 249 salas, totalizando US$ 57,350,000, ultrapassando 12 Anos de Escravidão.

Internacional

Malévola dominou também as bilheterias internacionais, faturando US$ 100.6 milhões em 48 países. O suficiente para destronar X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, que faturou US$ 95.6 milhões em 100 países, ultrapassando a marca dos US$ 500 milhões no mundo todo, tornando-se o maior faturamento da franquia em 12 dias. Faturou US$ 5 milhões no Brasil e dados divulgados ontem pelo instituto chinês Entgroup revelaram que o novo X-Men faturou US$ 43.82 milhões na China no fim de semana, totalizando US$ 83.14 milhões faturados em 10 dias em 232.842 cinemas do país.
No Japão, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido abriu na 2ª posição, com Frozen – Uma Aventura Congelante liderando pela 12ª semana consecutiva. E com um aumento de 8% sobre a semana anterior. Já é a 3ª maior bilheteria de todos os tempos no país. Sua bilheteria global está em US$ 1.232 bilhão.
Embora Malévola e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido tenham sido as maiores bilheterias internacionais da semana, No Limite do Amanhã, de Doug Liman, com Tom Cruise, também estreou em 28 países antes de abrir nos EUA, faturando US$ 20 milhões, atraindo mais de 2,5 milhões de espectadores para 4940 cinemas.
Na China, No Limite do Amanhã quase fica atrás da produção local Overheard 3, que cravou um recorde para a franquia, faturando US$ 4.43 milhões. A aventura de ficção científica com Tom Cruise estreia na semana que vem em mais 36 países além dos EUA.
Rio 2 faturou mais US$ 3 milhões em 2163 cinemas de 32 países. Já arrecadou US$ 335.7 milhões no exterior e US$ 459.9 milhões no mundo todo.

Bilheterias norte-americanas – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: BoxOfficeMojo)
Filme Semana (US$) Total (US$)
1. Malévola 70,000,000 70,000,000
2. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido 32,600,000 162,069,103
3. Um Milhão de Maneiras de Pegar a Pistola 17,068,990 17,068,990
4. Godzilla 12,225,000 174,656,557
4. Juntos e Misturados 8,425,000 29,631,536
6. Vizinhos 7,714,875 128,600,595
7. O Espetacular Homem-Aranha 2 3,775,000 192,732,297
8. Million Dollar Arm 3,700,000 28,097,000
9. Chef 2,009,000 6,923,883
10. Mulheres ao Ataque 1,425,000 81,112,148

Bilheterias internacionais – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Global (US$) Países
1. Malévola 170,600,000 170,600,000 48
2. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido 128,200,000 500,169,103 75
3. Um Milhão de Maneiras de … 27,368,990 27,368,990 22
4. Godzilla 27,225,000 374,656,557 65
5. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido 20,000,000 20,000,000 28
6. Overheard 3 19,500,000 19,500,000 6
7. Vizinhos 15,314,875 207,900,595 40
8. Juntos e Misturados 8,425,000 29,631,536 1
9. O Espetacular Homem-Aranha 2 7,875,000 690,032,297 82
10. Frozen – Uma Aventura Congelante 5,823,000 1,232,617,000 2

Wanda de Andrade é especializada em mercado cinematográfico