“MEGTUBARÃO” ATACA AS BILHETERIAS.

por Wanda de Andrade.

Este é o terceiro verão seguido que um tubarão retorna aos cinemas.

O caro filme da Warner Bros. (US$ 130 milhões, sem os gastos de marketing), Megatubarão, abriu bem acima das expectativas, faturando US$ 44,5 milhões em 4.118 cinemas dos EUA. Facilmente abocanhou a 1ª posição de Missão: Impossível – Efeito Fallout, que faturou US$ 20 milhões em seu terceiro fim de semana totalizando US$ 162 milhões.

Este resultado foi um alívio para a Warner e para a produtora chinesa Gravity Pictures, que investiu pelo menos US$ 150 milhões na produção do filme. Embora tenha faturado mais US$ 96,8 milhões no mercado internacional, incluindo US$ 50,3milhões na China, US$ 141,3 milhões globais, o filme ainda não se pagou.

Depois de contabilizados os gastos com propaganda e marketing, o filme custou aos estúdios mais de US$ 300 milhões.

Uma grande quantia a ser recuperada, com metade dela revertendo para os exibidores. Logo serão necessários US$ 400 milhões de bilheteria global para os dois estúdios recuperarem seu investimento.

Apesar de ter perdido a 1ª posição, Missão: Impossível – Efeito Fallout teve uma ótima sustentação, perdendo somente 43 % da bilheteria e ficando na 2ª posição na terceira semana, seguindo o padrão estabelecido pelos filmes anteriores, que perderam todos um pouco menos de 40% na terceira semana. Totalizando US$ 161,9 milhões em 17 dias, Efeito Fallout deverá facilmente chegar aos US$ 210 milhões em casa e US$ 600 milhões globais, pois já ultrapassou em

US$ 6 milhões Missão: Impossível – Nação Secreta, de 2015. Missão cumprida.

Ficando na 3ª posição em seu segundo fim de semana, Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível, da Disney, faturouUS$ 12,4 milhões, perdendo 49 % de sua bilheteria de estreia que foi de US$ 24,5 milhões.

Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível deverá levar Ewan McGregor e seu amiguinho de infância, Winnie thePooh numa longa viagem verão a dentro, já que não está programado nenhum outro filme infantil até o fim da temporada.

Slender Man: Pesadelo Sem Rosto, da Sony, que faturou US$ 11,3 milhões, estreou na 4ª posição. Um pouco acima do esperado para este filme de terror que enfrentou a estreia de Megatubarão e teve somente 15% de tomates frescos no Rotten Tomatoes.  Com isso, não deverá ter um grande desmpenho, pois além do mais o público deu nota D- na pesquisa Cinemascore. Como custou somente US$ 10 milhões, tudo bem.

O vencedor do último festival de Cannes, Infiltrado na Klan, de Spike Lee, ficou na 5ª posição depois e faturar US$ 10,8milhões, um bom começo para um filme independente lançado no meio do verão.  O último filme de Lee, Chi-Raq (2015), fechou com US$ 2,7 milhões em casa e só teve um alcance maior quando foi lançado em streaming pela Amazon logo depois da estreia nos cinemas.

Infiltrado na Klan, da Focus Features, conta a história real de dois policiais do Colorado, um negro (John David Washington) e outro judeu (Adam Driver), que se infiltraram na Ku Klux Klan na década de 70. Recebeu nota A-  na pesquisa CinemaScore, 97% de classificação no Rotten Tomatoes.

Caindo para a 6ª posição, Meu Ex é um Espião caiu 45 %, faturando US$ 6,6 milhões no segundo fim de semana, totalizandoUS$ 24,5 milhões em 10 dias.

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo ficou na 7ª posição depois de faturar US$ 5,8 milhões e ultrapassar a marca dos US$ 100 milhões na quarta semana de exibição. Totalizando US$ 103,8 milhões, a continuação está tendo um desempenho semelhante ao do primeiro filme, embora venha perdendo mais bilheteria semana a semana do que o Mamma Mia original, e não deverá alcançar o total de US$ 144,1 milhões faturados por ele. A boa notícia é que Lá Vamos Nós de Novo já faturou US$ 250 milhões no mercado internacional.

Na oitava posição, ficou O Protetor 2 depois de faturar US$ 5,5 milhões no quarto fim de semana, totalizando US$ 89,6milhões. Deverá fechar com a mesma bilheteria do primeiro filme, que arrecadou US$ 101,5 milhões em casa.

Fechando as Top 10, Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas, da Sony e Homem-Formiga e a Vespa, da Disney-Marvel, que faturaram respectivamente US$ 5,1 milhões e US$ 4 milhões em seis semanas. Férias Monstruosas totaliza US$ 146,8 milhões e Homem-Formiga cruzou os US$ 200 milhões na última sexta-feira. A sequência do super-herói já é a sexta maior bilheteria doméstica do Universo Cinemático Marvel e está quase alcançando a bilheteria de US$ 206,3 milhões de Thor: O Mundo Sombrio, de 2013.

As bilheterias do fim de semana totalizaram US$ 145 milhões, cerca de 25% mais do que o mesmo fim de semana do ano passado.

No total, a bilheteria de julho atingiu a quantia de US$ 1.188 bilhão, 1,4% menos do que julho do ano passado. Em números, foram vendidos 126,7 milhões de ingressos, que, fora 2014, foi o pior total para o mês de julho desde 1992, e um dos quatro períodos nos últimos 20 anos a vender menos de 800 milhões de tickets até o final de julho. Mas, no frigir dos ovos, a bilheteria total de 2018 está 8,7 % à frente de 2017 e 5,9% acima do recorde de 2016.

Na próxima semana estreiam 22 Milhas, com Mark Whalberg e Podres de Ricos, primeiro filme norte-americano com elenco totalmente asiático desde 1993, quando foi lançado O Clube da Felicidade e da Sorte. Podres de Rico recebeu 94% de críticas positivas no Rotten Tomatoes.

Vejamos a semana.

The Top Ten

  1. Megatubarão(Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 45; Orçamento: US$ 170 milhões. FaturouUS$ 44.500.000 em 4.118 salas; MPS (média por sala): US$ 10.806; Totaliza: US$ 44.500.000

  1. Missão: Impossível – Efeito Fallout(Paramount) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 20.000.000 (-43%) em 3.888 salas (-507); MPS: US$ 5.144; Totaliza: US$ 161.967.000

  1. Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível(Disney) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou:US$ 12.430.000 (-49%) em 3.602 salas (igual); MPS: US$ 3.451; Totaliza: US$ 11.325.000

  1. Slender Man: Pesadelo Sem Rosto(Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: D-; Metacritic: 28; Orçamento: US$ 10 milhões. Faturou US$ 11.325.000 em 2.358 salas; MPS: US$ 4.803; Totaliza: US$ 11.325.000

  1. Infiltrado na Klan(Focus) ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 83; Orçamento: US$ 15 milhões. Faturou US$ 10.799.000 em 1.512 salas; MPS: US$ 7.142; Totaliza: US$ 10.799.000

  1. Meu Ex é um Espião(Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 6.600.000 (-%) em 3.111 salas (igual); MPS: US$ 2.122; Totaliza: US$ 24.560.000

  1. Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo(Universal) – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 5.820.000 (-35%) em 2.812 salas (-547); MPS: US$ 2.070; Totaliza: US$ 103.831.000

  1. O Protetor 2(Sony) – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 5.500.000 (-37%) em 2.373 salas (-352); MPS: US$ 2.318; Totaliza: US$ 89.646.000

  1. Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas(Sony – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 5.100.000 (-36%) em 2.589 salas (-573); MPS: US$ 1.974; Totaliza: US$ $146.887.391

  1. Homem-Formiga e a Vespa(Disney) – Está na 6ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 4.048.000 (-36,4%) em 1.863 salas (-370); MPS: US$ 2.173; Totaliza: US$ 203.518.000

OSCAR

Sob pressão da rede de televisão ABC, que detém os direitos de transmissão do Oscar até 2022, e vê ano após ano os índices de audiência despencarem, a Academia de Hollywood acrescentou mais uma categoria no Oscar.

O novo prêmio é para o Filme Mais Popular. O próximo Oscar será entregue dia 24 de fevereiro de 2019, mas em 2020 será antecipado para 9 de fevereiro, para ficar mais próximo das outras premiações como o Globo de Ouro. Inicialmente a entrega do Oscar era em maio, e foi se antecipando para abril e março até chegar em fevereiro.

A academia também cedeu à pressão da ABC para não ultrapassar de três horas a apresentação e não transmitir ao vivo prêmios de menor interesse como os de categoria técnica. Prêmios como edição e mixagem de som serão mostrados só para a audiência presente, durante os intervalos comerciais.

Até poucos anos atrás o grande vencedor do Oscar melhor filme era quase sempre o de maior bilheteria e maior número de extras, premiando assim os blockbusters de estúdio, como Titanic, Senhor dos Anéis, Carruagens de Fogo, que dão emprego para muito mais gente e rendem milhões aos cofres dos estúdios. Recentemente Hollywood passou a premiar filmes independentes, muitas vezes vistos como filmes de arte, como Moonlight ou A Forma da Água, que poderia ser visto exclusivamente por um público específico, tem chances de atingir um público muito maior depois do Oscar.

As regras que irão definir o que é um filme mais popular ainda não foram divulgadas, mas sabe-se que o filme que for indicado ao prêmio de melhor filme popular, poderá também concorrer ao Oscar de melhor filme. Mais uma vez, a TV interfere no cinema.

Bilheterias Internacionais

Além dos ótimos resultados internacionais já mencionados, Os Incríveis 2, que faturou US$ 14,6 milhões no exterior o último fim de semana, ultrapassando o total global de Toy Story 3 (US$ 1,067 bilhão), já a maior bilheteria de todos os tempos da Pixar, totalizando US$ 1,088 bilhão no mundo todo.

Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível faturou US$ 3,8 milhões em 25 países. Junto com a bilheteria americana de US$ 12,4 milhões totaliza US$ 62,1 milhões globais.

Bilheterias Independentes

Documentários continuam sua boa carreira no mercado independente. Won’t You Be My Neighbor? já faturou US$ 21,7milhões , ultrapassando Tiros em Columbine e Three Identical Strangers se aproxima da marca dos US$ 10 milhões ( US$  9.636.000).

Já Death of a Nation, de Dinesh D’Souza, que caiu 57% no segundo fim de semana depois de faturar US$ 950.000 totalizandoUS$ 4,5 milhões, não está indo bem, e poderá ser a pior bilheteria do diretor.

Dois filmes exibidos o festival de Sundance 2018 estrearam no fim de semana. Madeline’s Madeline (Oscilloscope) e Skate Kitchen (Magnolia), ambos dirigidos por mulheres e estrelados por adolescentes  foram lançados somente em Nova York com bons resultados.

Eighth Grade, da A24, cruzou os US$ 10 milhões depois de faturar US$ 1.6 milhões no quinto fim de semana.

Quantos serão indicados ao Oscar?