“MEMÓRIAS EXTERNAS DE UMA MULHER SERRILHADA” VENCE EM GOIÂNIA.

O curta-metragem de ficção “Memórias externas de uma mulher serrilhada”, de Eduardo Kishimoto (SP) é o melhor filme da Curta Mostra Brasil da 12ª Goiânia Mostra Curtas, de acordo com o júri oficial. Depois da exibição de 86 filmes de 22 estados, um dos mais expressivos festivais nacionais de curta-metragem do Brasil fez na noite de 7 de outubro, no Teatro Goiânia, a entrega de prêmios de incentivo à produção para os vencedores de quatro categorias: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás e 11ª Mostrinha. O festival, que ocorreu entre 2 e 7 de outubro, com programação totalmente gratuita, conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e Sesi – Conselho Nacional; e apoio do Ministério da Cultura, Sebrae Goiás, Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás, Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia e Correios.

Curta Mostra Brasil – Além de Memórias externas de uma mulher serrilhada, o júri oficial da Curta Mostra Brasil, composto pela roteirista Ana Paul, pelo ator e diretor Paulo Tiefenthaler e pelo produtor e curador William Hinestrosa, também destacou o trabalho de Gabriela Amaral Almeida como melhor diretora no curta A mão que afaga (SP). A mostra principal que traz um panorama da produção em curta-metragem no país teve ainda um prêmio especial do júri, concedido ao filme Dizem que os cães veem coisas, dirigido por Guto Parente (CE), e duas menções honrosas, uma a Corpo Presente, dirigido por Marcelo Pedroso (PE), e outra ao curta O Duplo, de Juliana Rojas (SP).

O júri especial da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Seção Goiás, formado pelos críticos Rafael Parrode, Fabrício Cordeiro e Ícaro San Carlo pelo concedeu o Prêmio Destaque ABD ao filme Capela, de Gustavo Rosa de Moura (SP), e o Porta Curtas contemplou os filmes O Duplo, de Juliana Rojas (SP), e Vestido de Laerte, de Cláudia Priscilla (SP), com o Prêmio Porta Curtas Petrobras. O Troféu Icumam concedido pelo júri popular da Curta Mostra Brasil foi para um filme goiano: O horizonte está nos olhos, de Maurélio Toscano, aluno do curso de Comunicação Social/Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás.

Curta Mostra Municípios – Na Curta Mostra Municípios, que contempla filmes produzidos fora das capitais, o grande vencedor foi Lambari, dirigido por Márcio Soares (Caratinga-MG). O prêmio de melhor direção foi para Germano de Oliveira, diretor de Um conto à deriva (São Leopoldo-RS). Na mesma categoria, o filme de Guará-DF, Marie, de Allex Medrado e Patrícia Dantas, recebeu menção honrosa. O júri popular elegeu Diário do não ver, de Cristina Maure e Joana Oliveira (Nova Lima-MG), o melhor filme da Curta Mostra Municípios.

Curta Mostra Goiás – Uma das premiações mais esperadas foi a da Curta Mostra Goiás, que abre espaço para a produção goiana. O prêmio de melhor filme ficou com Gertrudes e seu homem, de Adriana Rodrigues. A melhor direção foi para Marcela Borela, com Eu sei de mim que tenho visto. O curta Visões da Floresta, de Vicente Rios, foi destacado com menção honrosa, e o filme Marcas D’Água, de Thaís Oliveira, eleito o melhor filme pelo júri popular. “Não tenho dúvidas de que essa premiação e a realização do festival em si possa motivar a produção audiovisual goiana, que se encontra num momento de ebulição e amadurecimento”, comenta a coordenadora geral da 12ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. O júri oficial da Curta Mostra Goiás e Municípios foi composto pela jornalista e produtora Beatriz Lindenberg, pelo crítico de cinema e jornalista Heitor Augusto e pelo produtor e professor Humberto Neiva.

De acordo com Maria Abdalla, nos seis dias de atividades, entre mostras, oficinas, seminário, debate, palestra e encontros, o festival recebeu cerca de 10 mil pessoas. “Estamos esperando mais 3 mil nos três dias da Curta Mostra Cinema nos Bairros”, revela. A programação itinerante em praça pública tem seis filmes que serão exibidos em três bairros de Goiânia, São Carlos, Residencial Buena Vista e Residencial Orlando Moraes, entre 11 e 13 de outubro. O melhor filme, conforme escolha do júri popular, recebe o Troféu Icumam.

Flmes premiados – confira na lista abaixo:

Curta Mostra Brasil

JÚRI OFICIAL

Melhor Curta-Metragem:

Memórias externas de uma mulher serrilhada (SP) – fic – 35mm – 15’ – 2011. Direção: Eduardo Kishimoto
Melhor Direção:

Gabriela Amaral Almeida, por A mão que afaga (SP) – fic – 35mm – 19’ – 2011.

Prêmio Especial do Júri:

Dizem que os cães veem coisas (CE) – fic – vídeo – 12’ – 2012. Direção: Guto Parente
Menção Honrosa:

Corpo Presente (PE) – fic – vídeo – 22’ – 2011. Direção: Marcelo Pedroso (livre)

Menção Honrosa:

O Duplo (SP) – fic – 35mm – 25’ – 2012. Direção: Juliana Rojas

JÚRI PORTA CURTAS

O Duplo (SP) – fic – 35mm – 25’ – 2012. Direção: Juliana Rojas

Vestido de Laerte (SP) – fic – vídeo – 13’ – 2012. Direção: Pedro Marques e Claudia Priscilla

JÚRI PRÊMIO DESTAQUE ABD

Capela (SP) – doc – vídeo – 12’ – 2011. Direção: Gustavo Rosa de Moura

JÚRI POPULAR

O horizonte está nos olhos (GO) – fic – vídeo – 12’ – 2012. Direção: Maurélio Toscano de Carvalho

Curta Mostra Municípios

JÚRI OFICIAL

Melhor Curta-Metragem:

Lambari (Caratinga-MG) – fic – vídeo – 14’ – 2011. Direção: Márcio Soares

Melhor Direção:

Germano de Oliveira, por Um conto à deriva (São Leopoldo-RS) – fic – vídeo – 16’ – 2011.

Menção Honrosa:

Marie (Guará-DF) – doc – vídeo – 12’ – 2012. Direção: Allex Medrado e Patrícia Dantas

JÚRI POPULAR

Diário do não ver (Nova Lima-MG) – fic – 35mm – 21’ – 2012. Direção: Cristina Maure e Joana Oliveira

Curta Mostra Goiás

JÚRI OFICIAL

Melhor Curta-Metragem:

Gertrudes e seu homem (GO) – fic – 35mm – 18’ – 2011. Direção: Adriana Rodrigues

Melhor Direção:

Marcela Borela, por Eu sei de mim que tenho visto (GO) – doc – vídeo – 20’ – 2011.

Menção Honrosa:

Visões da floresta (GO) – doc – vídeo – 25’ – 2012. Direção: Vicente Rios

JÚRI POPULAR

Marcas d’água (GO) – fic – vídeo – 15’ – 2011. Direção: Thaís Oliveira

11ª Mostrinha

JÚRI POPULAR

A noite dos palhaços mudos (SP) – fic – vídeo – 15’ – 2012. Direção: Juliano Luccas

Mais informações: www.goianiamostracurtas.com.br