MENINO LOBO ABATE CAÇADOR NAS BILHETERIAS.

Por Wanda de Andrade. 

O Caçador e a Rainha do Gelo não tevei força para tirar Mogli: O Menino Lobo da liderança das bilheterias do fim de semana. Lançamento da semana anterior, a animação 3D da Disney faturou o triplo da estreia mais badalada da semana, com chances de continuar na liderança no próxim fim de semana semana, já que Capitão América: Guerra Civil só estreia em 6 de maio.

Também estrearam Compadres, Elvis & Nixon, Um Holograma Para o Rei e Tale Of Tales, mas somente Compadres e Um Holograma Para o Rei ficaram entre as maiores bilheterias da semana.

 

A nova versão de Mogli: O Menino Lobo teve ótima sustentação, perdendo somente 41% da bilheteria da semana anterior e respondendo por por quase metade da bilheteria total das Top 10.

 

Na segunda posição, O Caçador e a Rainha do Gelo faturou somente US$ 20 milhões, que significaram somente 36% da bilheteria de Branca de Neve e o Caçador em 2012.

 

As estreias da semana passada Um Salão do Barulho 2 e Mentes Criminosas tiveram uma queda de 46%, considerada normal para um segundo fim de semana, com Um Salão do Barulho 3 ficando abaixo do filme original de 2002, mas acima do segundo, lançado em 2004.

 

Batman V Superman: A Origem da Justiça teve sua menor queda, perdendo somente 38,9% em seu quinto fim de semana e faturando US$ 5,5 milhões. Internacionalmente faturou mais US$ 8,3 milhões chegando a US$ 850 milhões globais.

 

Se avaliarmos do ponto de vista da média de espectadores por sala, Mogli: O Menino Lobo teve o melhor desempenho em grande circuito da semana, faturando mais de US$ 15.000 por cinema.

 

A maior queda da semana foi a de Hardcore: Missão Extrema (78,8%), o que não chega a surpreender já que saiu de cartaz em 2.496 cinemas. Foi a segunda maior queda em número de salas no terceiro fim de semana, atrás apenas de O Grande Dave, de 2008 com Eddie Murphy. Acabou caindo da 11ª para a 21ª posição.

 

Fechando as Top 10 estão Compadres na 9ª posição, que faturou US$ 1,35 milhões em 368 salas e Decisão de Risco e Um Holograma Para o Rei, com Tom Hanks, disputando a 10ª vaga entre as 10 mais da semana.

 

O próximo fim de semana, é o último antes da temporada de verão nos cinemas que vai ser inaugurada com a estreia de Capitão América: Guerra Civil e mais três filmes no dia 6 de maio. Antes disso, a Warner lança no próximo fim de semana Keanu, a história do sequestro de um gato em mais de 2.600 cinemas, a Open Road estreia O Maior Amor do Mundo e a Focus Heróis da Galáxia: Ratchet e Clank em aproximadamente 2.800 cinemas cada.

Enquanto isso, vejamos a semana aque passou.

 

 

As Top 10

  1. Mogli: O Menino Lobo (Buena Vista) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 60.803.000 (-41%) em 4.028 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 15.095; Totaliza: US$ 191.477.000

Mogli: O Menino Lobo continuou liderando as bilheterias com facilidade. A mistura de um personagem real num mundo gerado por computador, e em 3D, foi o 15º melhor segundo fim de semana da história do cinema. E também a quarta menor queda de um segundo fim de semana de um filme que tenha estreado com mais de US$ 100 milhões. Está rapidamente chegando aos US$ 200 milhões, pois chegou aos US$ 191,48 milhões em 10 dias.  O que o coloca 33% à frente dos US$ 144,06 milhões faturados em 2013 por Oz: Mágico e Poderoso e somente 8,5% atrás dos US$ 209,34 milhões faturados em 10 dias por Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton. E deverá continaus sua carreira de sucesso graças ao ótimo boca a boca que vem recebendo. È a quinta maior biheteria de 2016 com mais de US$ 528 milhões globais.

 

  1. O Caçador e a Rainha do Gelo (The Huntsman: Winter’s War/(Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 35; Criticwire: C-; Faturou: US$ 20.080.000 em 3.791 salas; MPS: US$ 5.297; Totaliza: US$ 20.080.000

O Caçador e a Rainha do Gelo não se saiu tão bem, ficando numa segunda coocação bem atrás Mogli: O Menino Lobo com US$ 20,08 milhões. A continuação de Branca de Neve e o Caçador, de 2012, abriu abaixo das expectativas, que já não eram muito altas, faturando 64% menos do que o primeiro filme. Críticas ruins e a persistência de Mogli: O Menino Lobo foram alguns dos responsáveis. Embora tenha recebido nota B+ na CinemaScore, O Caçador e a Rainha do Gelo recebeu somente 50% de críticas positivas no site de opinião pública Flixter. Finalmente, a ausência de Kristen Stewart, logo depois do sucesso de Crepúsculo, e de Chris Hemsworth quatro semanas depois da estreia de Os Vingadores e um ano após Thor, fez toda a diferença entre Branca de Neve e o Caçador e O Caçador e a Rainha do Gelo

O Caçador e a Rainha do Gelo, estrelado por Chris Hemsworth. Jessica Chastain e Charlize Theron, atraiu basicamente o público feminino (61%), com 53% delas com menos de 30 anos.

O problema é que a Disney investiu US$ 115 milhões só na produção. Logo vai depender, e muito, das bilheterias internacionais, pois se não faturar pelo menos o triplo do investimento vai dar prejuizo. Já estreou em 64 países totalizando US$ 80,2 milhões nas bilheterias internacionais.

 

  1. Um Salão do Barulho 3 (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 10.830.000 (-47%) em 3.676 salas (+15); MPS: US$ 4.047; Totaliza: US$ 36.031.000

A comédia liderada por Ice Cube continuou com um desempenho dentro das expectativas, faturando US$ 36,03 milhões em 10 dias, 16% atrás dos US$ 42,94 milhões faturados em 10 dias por Um Salão do Barulho 2, de 2002.

Esta bilheteria de 10 dias está bem à frente de Policial em Apuros 2, também estrelado por Ice Cube, que abriu US$ 18 milhões acima ajudado por ter estreado num feriado, mas caiu 64,7% na segunda semana. A queda menor de Um Salão do Barulho 3 indica uma boa aceitação e que o filme também foi prejudicado na estreia por Mogli: O Menino Lobo.

 

  1. Zootopia: Esta Cidade é o Bicho (Buena Vista) – Está na 8ª semana e subiu da 5ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 6.661.000 (-19%) em 2.798 salas (-411); MPS: US$ 2.363; Totaliza: US$ 316.436.000

Foi a melhor sustentação da semana.  Na semana anterior havia caído 43,2% em seu pior fim de semana. Agora se recuperou e perdeu apenas 19% faturando US$ 6,6 milhões na 8ª semana, totalizando US$ 316.4 milhões em 52 dias.

Está a apenas US$ 3,07 milhões de Batman vs Superman nas bilheterias domésticas. A MPS caiu menos de 10%.

Não vai ultrapassar Frozen mas tem chances de chegar muito perto de Divertida Mente (US$ 356 milhões). Ainda faltam  US$ 40 milhões, mas tem chances de chegar lá se continuar se sustentando da mesma maneira.

 

  1. A Chefe (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 6.080.000 (-39%) em 3.375 salas (-439); MPS: US$ 1.801; Totaliza: US$ 49.508.000

Depois de experimentar uma grande queda no segundo fim de semana, a comédia estrelada por Melissa McCarthy se estabilizou, caindo apenas 39%, totalizando US$ 49,51 milhões em 17 dias e correspondendo às expectativas. Internacionalmente totaliza US$ 8,2 milhões em 25 mercados, acumulando US$ 57,7 milhões globais.

 

  1. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 5.520.000 (-39%) em 3.066 salas (-439); MPS: US$ 1.800; Totaliza: US$ 319.502.000

Apesar de um desempenho fraco desde a estreia, Batman Vs Superman: A Origem da Justiça está mantendo uma queda inferior a 40%, devendo chegar aos US$ 340 milhões. Totaliza US$ 319,50 milhões em 31 dias, estando somente 3,5% dos US$ 331,07 milhões faturados no mesmo tempo Velozes e Furiosos 7.

 

  1. Mentes Criminosas (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 3.100.000 (-46%) em 2.683 salas (no change); MPS: US$ 1.155; Totaliza: US$ 10.864.000

Como estreou muito mal, a queda relativamente pequena (46%) neste segundo fim de semana deve ajudar a manter Mentes Criminosa em cartaz no mesmo número de salas.

 

  1. Casamento Grego 2 (Universal) – Está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 2.100.000 (-36%) em 1.749 salas (-548); MPS: US$ 1.201; Totaliza: US$ 55.375.000

Como vem tendo uma boa sustentação, perdendo apenas 36% na quinta semana, Casamento Grego 2 poderá chegar aos US$ 65 milhões.

 

  1. Compadres (Lionsgate) – ESTREIA – Nota Metacritic: 28; Rotten Tomatoes: 40%. Faturou: US$ 1.350.000 em 368 salas; MPS: US$ 3.668; Totaliza: US$ 1.350.000

O ator mexicano Omar Chaparro, que estrela Compadres não é um nome muito familiar para o público norte-americano. Ainda assim, a comédia hispano-americana sobre um ex-policial capturado por um gangster, se saiu melhor do que outros lançamentos estrelados por atores do porte de Tom Hanks e Kevin Spacey em exibição no mesmo número de salas. Circuito que deverá permanecer o mesmo por mais uma ou duas semanas. A bilheteria de estreia de Compadres ficou  50% acima dos US$ 902.000 faturados por Busco Novio Para Mi Mujer em fevereiro.

 

  1. Decisão de Risco (Bleecker Street) – Está na 7ª semana e manteve a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.215.000 (-21%) em 838 salas (-53); MPS: US$ 1.450; Totaliza: US$ 14.967.000.

Quase empatando com Um Holograma para o Rei, Decisão de Risco caiu somente 21%, devendo chegar aos US$ 20 milhões graças principalmente ao star power de Helen Mirren.

 

11. Um Holograma Para o Rei  (A Hologram for the King/Roadside Attractions) – ESTREIA – Nota Metacritic: 59; Rotten Tomatoes: 63%: Faturou: US$ 1.207.000 em 401 salas; MPS US$ 3.009; Totaliza:  US$ 1.207.000

Com uma diferença de menos de US$ 200 mil para Decisão de Risco, Um Holograma Para o Rei ficou na 10ª posição segundo alguns institutos como Rentrak e Boxofficepro.com.

Apesar de trunfos como ser baseado num best-seller de Dave Eggers, direção de Tom Tykewer e estrelado por Tom Hanks, Um Holograma Para o Rei, enfrenta um mercado saturado de filmes para o público mais velho, além de críticas ruins. Mesmo assim, teve uma alta de 27% entre sexta e sábado.

 

As Independentes

As três pricipais estreias independentes da semana são lideradas por atores famosos. Susan Sarandon, Tom Hanks e Kevin Spacey (cinco Oscars somados) e foram um plus (pelo menos em teoria) nos filmes destinados a um público de mais de 50 anos. The Meddler e Um Hograma Para o Rei fizeram algum sucesso, mas Elvis & Nixon nem tanto. Filmes para esta faixa etária, como A Senhora da Van e A Juventude vêm encontrando seu público, mas quando múltiplos lançamentos disputam o mesmo público, o retorno individual é baixo, pincipalmente quando filmes para a família toda como Mogli: O Menino Lobo disputam espaço e espectadores com eles.

 

Estreias

1 – The Meddler” (Sony Pictures Classics) – Nota Metacritic 67; esteve nos festivais de: Toronto 2015 e Tribeca 2016.

Faturou US$ 60.267 em 4 salas; MPS: US$ 15.067

A Sony Pictures Classics lançou The Meddler, estrelado por Susan Sarandon e Rose Byrne em quatro salas de Nova York e Los Angeles. Faturou US$ 60,267 com uma ótima MPS US$ 15.067 graças às boas críticas reebidas. O índice do Rotten Tmatoes foi 79%.

 

2 – Elvis & Nixon (Bleecker Street) – Nota Criticwire: B-; Metacritic: 59; esteve no festival de Tribeca 2016. Faturou US$ 45.793 salas com uma MPS de US$ 1.199

Produzido pela Amazon Studios, o filme da Bleecker Street, Elvis & Nixon não despertou muito interesse. A comédia dirigida por Liza Johnson e estrelada por Michael Shannon e Kevin Spacey recebeu boas críticas, que não foram suficientes para encher os cinemas. O índice do Rotten Tomatoes foi de 75% de críticas positivas.

 

Continuações:

1 – Green Room (A24) – Faturou US$ 215.000 em 30 salas (+27) com uma MPS de US$ 7.167, totalizando US$ 330.503

O flme de terror dirigido por Jeremy Saulnier teve uma alta de 144 % em relação ao fim de semana anterior quando estava em cartaz em apenas três salas. Na semana que vem, abre para mais salas.

 

2 - Sing Street (Weinstein) – Faturou US$ 132.000 em 25 salas (+20), com uma MPS de US$ 5.316, totalizando US$ 217.859.

O elogiado musical de John Carney teve uma alta de bilheteria de 109 % em relação ao fim de semena anterior, quando estava em cartaz em apena cinco salas. Totaliza US$ 217.859 em 10 dias.

 

3 – Enquanto isto, Miles Ahead, da Sony Classics e Everybody Wants Some!! da Paramount, abriram para mais salas em seu quarto fim de semana. Miles Ahead faturou US$ 686.655 em 517 cinemas com uma MPS de US$ 1.303 e Everybody Wants Some!! arrecadou US$  665.000 em 454 salas com uma MPS de US$ 1.465.  Miles Ahead faturou mais 252% em relação à semana anterior quando estava em cartaz em menos 480 salas e Everybody Wants Some!! subiu 55% depois de abrir para mais 320 salas. Everybody Wants Some!! acumula US$ 2,26 milhões em 24 dias e Miles Ahead US$ 1,38 milhão no mesmo período.

 

As Internacionais

1- Mogli: O Menino Lobo faturou US$ 96 milhões em 53 países, com uma queda de apenas 32% em relação ao fim de semana anterior.Totaliza US$ 337 milhões nas biheterias internacionais e US$ 528,5 milhões globais.

A versão com personagem real do livro de Rudyard Kipling se saiu particularmente bem na China, onde Mogli já faturou US$ 97 milhões, e na Índia, onde se tornou a maior bilheteria de um filme americano com US$ 28,8 milhões, estando a menos de US$ 3 milhões dos US$ 100 milhões na China. Os filmes produzidos em Bollywood (Bombaim) na língua Indi, dominam as bilheterias indianas, sendo raro filmes ocidentais fazerem sucesso no país.

Os cinemas IMAX faturaram US$ 39 milhões no mundo todo, com US$ 20,6 milhões vindos do mercado internacional.

 

2 - O Caçador e a Rainha do Gelo, da Universal está tentando faturar no exterior depois de fracassar nos EUA. O filme estreou antes dos EUA em alguns países, e no último fim de semana foi lançado em mais 37 países, incluindo a China onde abriu com US$ 11,1 milhões. Faturando US$ 32,1 milhões no fim de semana no exterior, elevando a bilheteria internacional para US$ 80,2 milhões, chegando a um total global de US$ 100,3 milhões. Faturou US$ 3,4 milhões no Brasil e US$ 2,5 milhões na França.

 

3 – Zootopia: Esta Cidade é o Bicho faturou US$ 10,8 milhões em 41 países, acumulando US$ 590,7 milhões no exterior e US$ 907,1 milhões globais. Faturou US$ 234.4 milhões na China, US$ 31.8 milhões na Rússia, US$ 31,1 milhões na França e US$ 31.0 milhões ina Alemanha. Em oito semanas, já é a terceira maior bilheteria da Disney Animation Studios, atrás somente de O Rei Leão e Frozen.

 

4 – Batman vs Superman: A Origem da Justiça faturou US$ 8.3 milhões em 66 países, totalizando US$ 532,1 milhões no mercado internacional e US$ 851,6 milhões globais.  No Brasil já faturou US$ 34.7 milhões e na China US$ 95 mihões. Aliás, Batman vs Superman ultrapassou Minions como a quarta maior bilheteria de todos os tempos no Brasil depois de faturar US$ 2,2 milhões no fim de semana.

 

5 – Um Salão do Barulho 3 ainda não estreou no mercado internacional, mas, segundo a Rentrak, seus US$ 36.081.492 acumulados em duas semanas, lhe garantem a quinta posição da semana entre as maiores bilheterias internacionais.