“MOANA” LIDERA AS BILHETERIAS DA SEMANA.

 por Wanda de Andrade.

O fim de semana prolongado pelo feriado de Ação de Graças desse ano foi ainda melhor do que o do ano passado.

Ao que tudo indica, ao invés de correrem para as lojas para aproveitar as ofertas da Black-Friday, as pessoas resolveram ir ao cinema. Com este resultado, as bilheterias de 2016 estão a caminho de quebrar o recorde de 2015, mesmo sem um blockbuster como Star Wars: O Despertar da Força.

Mas Moana: Um Mar de Aventuras cumpriu seu papel, e junto com Harry Potter, que estreou na semana passada com seus Animais Fantásticos e Onde Habitam arrecadou mais de US$ 100 milhões no fim de semana.

 

Outras figurinhas carimbadas não tiveram a mesma sorte.

O filme de Ang Lee, A Longa Caminhada de Billy Lynn, filme de mais de US$ 40 milhões de orçamento, perdeu 77% da bilheteria, faturou US$ 210.000 e totaliza US$ 1,6 milhão nos EUA. Foi a 24ª bilheteria da semana.

Warren Beatty, que dirige e interpreta Rules Don’t Apply amargou uma estreia de US$ 2,2 milhões em 2.382 salas. Foi a pior estreia de 2016.

Papai Noel às Avessas 2 com Billy Bob Thornton, ficou muito abaixo das expectativas e abriu com US$ 9 milhões, mis ou menos a metade do filme original.

Aliados, com Brad Pitt, se saiu menos mal, mas faturou US$ 18 milhões em cinco dias e US$ 13 milhões no fim de semana, com um orçamento de US$ 85 milhões. Nesta semana ser ex de Angelina Jolie não está sendo um bom negócio.

 

Passemos para o lado bom da vida.

Liderando a semana, Moana: Um Mar de Aventuras faturou US$ 55,5 milhões em três dias e US$ 81,1 milhões a partir da quarta-feira. A estreia em cinco dias foi a segunda maior do fim de semana de Ação de Graças, ficando atrás apenas de Frozen com US$ 93,6 milhões, mas à frente de Toy Story 2 (US$ 80,1 milhões e cinco dias).

 

Na segunda posição, Animais Fantásticos e Onde Habitam, que faturou US$ 45,1 milhões em três dias e US$ 65,76 milhões no fim de semana antecipado. Totaliza US$ 156,2 milhões em 10 dias para um orçamento de US$ 180 milhões.

 

Doutor Estranho se segurou bem e já é nona bilheteria global de 2016 com US$ 615,9 milhões. Perdeu somente 25% da bilheteria.

 

Mas a grande surpresa da semana foi A Chegada, ficção científica de orçamento médio, com estimativa de um desempenho médio, mas que perdeu somente 7% da bilheteria, e deverá se sustentar bem por algumas semanas mais, podendo triplicar a bilheteria de estreia.

 

Surpreendendo a todos, Até o Último Homem, com mel Gibson, caiu apenas 18,3% na quarta semana, faturando US$ 5,45 milhões em três dias, totalizando US$ 52,2 milhões

 

As 10 maiores bilheterias da semana totalizaram US$ 168,8 milhões, 1% acima do mesmo fim de semana do ano passado quando Jogos Vorazes: A Esperança – O Final estava em cartaz liderando pela 2ª semana consecutiva com US$ 52 milhões, e 11% acima de 2014, quando Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 manteve a primeira posição com US$ 57 milhões.

 

Até o momento, as bilheterias 2016 totalizam mais de US$ 10 bilhões, US$ 440 milhões à frente de 2015 à mesma altura. Segundo a NATO (National Association of Theater Owners), o ano em que mais rapidamente a marca foi atingida.

Procurando Dory é a maior bilheteria do ano, com US$ 486,2 milhões, seguido de Capitão América: Guerra Civil, com US$ 408,1 milhões, Pets: A Vida Secreta dos Bichos, com US$ 367,6 milhões, Mogli: O Menino Lobo com US$ 364 milhões e Deadpool, com US$ 363,1 milhões.

A recorde anterior de chegada aos US$ 10 bilhões foi estabelecido em 2013, quando as bilheterias atingiram a cifra em 7 de dezembro. No ano passado as bilheterias só chegaram lá em 18 de dezembro.

Entretanto, as bilheterias 2015 faturaram o recorde de US$ 11,12 bilhões, graças principalmente a Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força, que faturou US$ 652 milhões nos últimos 14 dias de dezembro.

O primeiro filme derivado da série Star Wars, Rogue One: Uma História Star Wars estreia em 16 de dezembro com projetados US$ 130 milhões ou mais. Se conseguir, a bilheteria 2016 ultrapassará a de 2015.

Se isto acontecer, será graças também à contribuição de Sing: Quem Canta Seus Males Espanta, uma comédia de animação sobre a concorrência no meio musical, com animais e uma trilha sonora que inclui Katy Perry e Lady Gaga. Mas estreia somente em 21 de dezembro.

Nodia 28, começou oficialmente a temporada de premiações, coma estrega dos 2016 Gotham Independent Film Awards, do Independent Filmmaker Project (IFP). Moonlight, de Barry Jenkis foi o grande vencedor.

 

No próximo fim de semana teremos apenas uma estreia em grande circuito, Dominação, filme de terror do diretor Brad Peyton (A Falha de San Andreas) em 1.500 salas. No circuito independente estreia Jackie, da Fox Searchlight, em somente cinco salas, mas com Natalie Portman e muitas esperanças no Oscar.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

 

  1. Moana: Um Mar de Aventuras Moana (Disney) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 81; Faturou: US$ 55.523.000 em 3.875 salas; MPS (média por sala): US$ 14.239; Totaliza: US$ 81.108.000

A bilheteria de Moana em três dias foi a terceira maior abertura da história da Disney, atrás apenas de Zootopia e Operação Big Hero.

O sucesso de Moana tem explicação. Recebeu nota A na pesquisa CinemaScore; tem a voz de Dwayne Johnson no papel de um semideus recrutado por uma valente princesa polinésia e a trilha sonora de Lin-Manuel Miranda, que recebeu o Tony de melhor trilha de 2008 pelo musical da Broadway In the Heights, que está senso adaptado para o cinema. Em 2016 Miranda recebeu o prêmio Pulitzer pelo roteiro do musical Hamilton. Hamilton episódioescrito, dirigido, interpretado por ele recebeu 11 prêmios Tony (Oscar do teatro) incluindo melhor musical e melhor trilha sonora.

 

  1. Animais Fantásticos e Onde Habitam (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou:

US$ 45.100.000 (-39%) em 4.144 salas (igual); MPS: US$ 10.883; Totaliza: US$ 156.228.000

Até a estreia, a grande pergunta a respeito de Animais Fantásticos e Onde Habitam  era se ele faturaria o suficiente para justificar mais cinco filmes sobre o assunto. Agora ninguém mais duvida que o tema suporta pelo menos mais um  episódio já programado. A continuação será passada em uma ova cidade e apresentará outras criaturas mágicas.

Animais Fantásticos e Onde Habitam, que faturou US$ 45,1 milhões em seu segundo fim de semana, perdeu somente 39% da bilheteria, uma ótima sustentação. Continuações baseadas em best-sellers e lançadas no dia de Ação de Graças nos últimos sete anos, perderam entre 50% e 70% da bilheteria.

 

  1. Doutor Estranho (Disney) – Está na 4ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 13.369.000 (-25%) em 3.008 salas (-686); MPS: US$ 4.444; Totaliza: US$ 205.093.000

Doutor Estranho é o 10º filme do Mundo Cinemático da Marvel a faturar mais de US$ 200 milhões em casa, tendo ultrapassado a bilheteria total de Thor: O Mundo Sombrio, Homem-Formiga, Capitão-América:  Primeiro Vingador e O Incrível Hulk.

 

  1. Aliados (Allied (Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 60; Faturou: US$ 13.000.000 em 3.160 salas; MPS: US$ 4.114; Totaliza: US$ 18.022.000

Aliados, a segunda estreia da semana a entrar para as Top10, faturou US$ 13 milhões em três dias e US$ 18 milhões nos cinco dias. Embora corresponda às expectativas, o fato de um filme encabeçado por Brad Pitt faturar menos de US$ 20 milhões foi uma decepção, especialmente por que o filme custou US$ 85 milhões.

O público masculino ultrapassou (51%) o público feminino, e 85% do total tinham mais de 25 anos e parece que não ficou muito satisfeita, pois deu nota B na pesquisa CinemaScore na saída dos cinemas.

Este é o segundo fracasso seguido do diretor Robert Zemeckis depois de A Travessia que não ultrapassou os US$ 10.1 milhões em casa e US$ 61,1 milhões globais, para um orçamento de US$ 35 milhões.

Acredita-se que a impossibilidade de Pitt de promover o filme em entrevistas para a TV ou coletivas para a imprensa por causa de seu ruidoso processo de divórcio de Angelina Jolie tenha prejudicado o desempenho de Aliados.

 

  1. A Chegada (Paramount) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 11.250.000 (-7%) em 2.442 salas (+107); MPS: US$ 4.607; Totaliza: US$ 62.387.000

 

  1. Trolls (20th Century Fox) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 10.340.000 (-41%) em 3.378 salas (-567); MPS: US$ 3.113; Totaliza: US$ 135.137.000

Trolls foi afetado pela estreia de Moana e perdeu 41% da bilheteria, faturando US$10,3 milhões. Totaliza US$135,1 milhões e está a uma semana de ultrapassar os US$ 143.5 milhões de Kung Fu Panda 3. A bilheteria global está em US$ 291milhões para um orçamento de US$ 47 milhões.

 

  1. Almost Christmas (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 7.610.000 (+5%) em 1.868 salas (-511); MPS: US$ 4.302; Totaliza: US$ 36.689.000

 

  1. Papai Noel às Avessas 2 (Bad Santa 2/Broad Green) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C+; Metacritic: 40; Faturou: US$ 6.107.000 em 2.900 salas; MPS: US$ 2.091; Totaliza: US$ 9.031.000

 

  1. Até o Último Homem (Lingaste) – Está na 4ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 5.450.000 (-18%) em 2.418heaters (-465); MPS: US$ 2.332; Totaliza: US$ 52.248.000

 

  1. The Edge of Seventeen (STX) – Está na 2ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.960.000 (-38%) em 1.945 salas (igual); MPS: US$ 1.522; Totaliza: US$ 10.274.000

 

E mais uma estreia de filmes de estúdio em grande circuito ficou fora das Top 10, não passando da 12ª posição.

Rules Don’t Apply (20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 60; Faturou: US$ 1.5755.000 em 2.382 salas; MPS: US$ 661; Totaliza: US$ 2.175.000

O público não se interessou pelo filme dirigido e interpretado por Warren Beatty, e a média de espectadores por sala sugere que somente 20 pessoas por dia assistiram ao filme. Um final triste para a carreira brilhante de Warren, que acalentou este projeto sobre Howard Hughes por trinta anos e custou US$ 40 milhões.

 

As Independentes

Normalmente, são lançados no fim de semana de Thanksgiving os filmes que seus distribuidores acham que têm chances na temporada de premiações. Este ano não foi diferente. Os irmãos Weinstein lançaram Lion, estrelando Dev Patel  e a EuropaCorp estreou Miss Sloane, com Jessica Chastain.

Eles vieram se juntar aos lançamentos independentes já em cartaz, e igualmente grandes esperanças no Oscar: Manchester by the Sea, Animais Noturnos, Loving e Moonlight.

A corrida do Oscar começou oficialmente no dia 28, com a entrega do 2016 Gotham Independent Film Awards, do Independent Filmmaker Project (IFP).

 

Lion (Weinstein) teve nota 64 no Metacritic, participou dos festivais de Toronto e do AFI (American Festival Institute) Festival 2016. Faturou US$ 128.368 em 4 salas; MPS: US$ 32.092

O drama sobre um homem que usa o Google Earth para encontrar a família de quem se separou há muito tempo é visto como um potencial vencedor do Oscar.

Para tanto, esta produção australiana está sendo lançada com toda a força da Weinstein Co. — estreia em feriado importante, salas top em Nova York e Los Angeles, grande apoio publicitário dirigido não só ao público de elite, mas a eventualmente ao público em geral.

Embora suas críticas não sejam avassaladoras como as que precederam lançamentos anteriores da companhia como O Discurso do Rei, Carol e O Jogo da Imitação, Lion teve uma das melhores estreias em pequeno circuito do ano.

Ainda precisa de um bom boca a boca para deslanchar, mas com o apoio da Weinstein, e expansão mais gradativa do que o normal, poderá superar filmes com estreias melhores.

Abre para mais salas em Los Angeles na próxima sexta-feira para atingir os eleitores da Academia, depois para os 10 maiores mercados, na semana seguinte antes de abrir para mais de 600 salas no Natal.

 

Miss Sloane (EuropaCorp) recebeu nota 65 no Metacritic e também participou do AFI 2016. Faturou US$ 63.000 em 3 salas com uma MPS de US$ 21.000

Jessica Chastain mais uma vez mostra sua capacidade de atrair elogios da crítica e do público especializado. O thriller político passado em Washington é dirigido por John Madden (Shakespeare Apaixonado, O Exótico Hotel Marigold) e foi inicialmente lançado em poucas salas do circuito Nova York e Los Angeles para despertar atenção do público. Também recebeu críticas variadas, mas a distribuidora acredita que o timing do lançamento será perfeito para garantir uma indicação para Jessica Chastain. Abre para mais salas em 9/12 e no Brasil só em fevereiro.

 

Manchester by the Sea” (Roadside Attractions) está na 2ª semana e abriu de 4 para 44 salas com um MPS de US$ 26.048, totalizando US$ 1,652,000

Uma ótima segunda semana,n que lhe garantiu uma subida da 21ª para 14ª posição. A distribuidora Amazon pagou US$ 10 milhões pelo filme no festival de Sundance. Casey Affleck levou o Gothan Award de melhor ator.

 

Animais Noturnos (Focus), estreia da semana passada, faturou US$ 816.000 em 126 salas (+89) com uma MPS de: US$ 6,425. Totaliza US$ 1,670,000

Depois de estrear em mais salas do que o normal para um filme independente, o thriller sexy de Tom Ford acrescentou mais 35 salas com bons resultados. Manteve a 18ª posição.

 

Loving, da Focus, está na 4ª semana e faturou US$ 1.691.000 milhão em 421 salas (+284), totalizando US$ 4,070 milhões.  Subiu da 15ª para a 11ª posição, ultrapassando Rules Don’t Apply além de todos os outros lançamentos independnetes.

 

Moonlight (A24) está na 6ª semana e ainda faturou US$ 1.300.000 (-12,7%) em 618 salas (-32), totalizando US$ 8.625.,000 caindo da 11ª para a 13ª posição. O filme escrito, dirigido e interpretado por Barry Jenkins é tido como séria opção ao #OscarSoWhite de 2016. Foi o grade premiado do Gothan Award. Foi escolhido como melhor filme, melhor roteiro e ganhou também o prêmio do público.

 

As Internacionais

Com ótimas estreias na China e no Japão, Animais Fantásticos e Onde Habitam faturou US$ 132.0 milhões em 67 países, totalizando US$ 473.7 milhões through Sunday. Estreou com US$ 41.1 milhões em mais de 11.600 salas na China. Bilheteria superior à de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 em toda sua carreira. Estreou com US$ 15,5 milhões no Japão.

Com um custo de produção de US$ 180 milhões e mais dezenas de milhões de divulgação, Animais Fantásticos e Onde Habitam precisa do mercado internacional para se pagar, mas pelo visto isto não será um problema e garante o lançamento dos outros quatro filmes planejados para a série.

 

Moana: Um Mar de Aventuras ficou na segunda posição com US$ 16.3 milhões faturados em apenas 12 países. Totaliza US$ 97,4 milhões globais na 1ª semana, sem ter estreado em muitos dos maiores mercados internacionais. Grande parte da bilheteria de estreia internacional veio da China, onde a animação da Disney arrecadou US$ 12.3 milhões. Estreia no Brasil em 5 de janeiro.

 

Doutor Estranho ficou na 3ª posição internacional com US$ 9,8 milhões, totalizando US$ 616 milhões. É o nono filme da Marvel a ultrapassar os US$ 600 milhões globais.

 

Aliados estreou em 23 países junto com os EUA, e faturou US$ 9,3 milhões, totalizando US$ 27.422.000 globais. Ainda não estreou na China, onde estreia no dia 30 de novembro.

 

Trolls foi a 5ª bilheteria internacional do fim de semana com US$ 7,2 milhões, totalizando US$ 291 milhões globais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Moana: Um Mar de Aventuras 55.523.000 81.108.000
2 Animais Fantásticos e Onde Habitam 45.100.000 156.228.123
3 Doutor Estranho 13.369.000 205.093.475
4 Aliados 13.000.000 18.022.000
5 A Chegada 11.250.000 62.387.000
6 Trolls 10.340.000 135.136.662
7 Papai Noel às Avessas 2 6.106.658 9.031.191
8 Almost Christmas 5.703.600 34.780.820
9 Até o Último Homem 5.450.000 52.248.382
10 Edge Of Seventeen, The 2.960.000 10.280.000
Fonte: Rentrak/Comscore