“MOANA” LIDERA E “LA LA LAND” É A SENSAÇÃO DA TEMPORADA.

por Wanda de Andrade.

Moana: Um Mar de Aventuras não cedeu a vez para a única estreia em grande circuito da semana, A Última Ressaca do Ano e continuou na liderança das bilheterias. Enquanto isso, o circuito independente continuou dando as cartas neste início de temporada de premiações, com destaque especial para La La Land: Cantando Estações. Mas Manchester à Beira-Mar, Jackie e Lion também impressionaram.

Os indicados em diversas categorias expandiram bastante o número de salas, incluindo Animais Noturnos de Tom Ford, que abriu de 127 cinemas para mais de mil salas na quarta semana e subiu para a 7ª posição.

Moana: Um Mar de Aventuras manteve a primeira posição pelo terceiro fim de semana consecutivo, com uma queda de somente 33%, mas a estreia de Rogue One: Uma História Star Wars, da Disney, pode acabar com a festa no próximo fim de semana.

 

E por falar em Disney, graças às suas divisões Marvel, Lucasfilm, Pixar e aos departamentos e longas –metragens e animação, ela liderou as bilheterias de oito dos noves fins de semana de novembro e dezembro, com Doutor Estranho, Moana e o novo Star Wars. O line up do estúdio para 2017 também impressiona.

 

A Chegada surpreendeu perdendo somente 23% da bilheteria e abriu para mais 200 salas no quinto fim de semana, embora a Paramount também tivesse Aliados e A Última Ressaca do Ano em cartaz.

 

Miss Sloane não conseguiu entrar para as Top 10 mesmo depois de ter aberto para 1.648 salas (+1,644). Faturou apenas US$ 1,9 milhão. Apesar do elogiado trabalho de Jessica Chastain, o thriller não foi alimentado por um bom boca a boca, dividiu a crítica e enfrentou séria concorrência neste fim de ano. Acumula somente US$ 2 milhões em duas semanas sem grandes perspectivas de mudança.

 

A sensação da temporada de premiações é o musical La La Land: Cantando Estações que estreou em somente cinco salas e caiu direto na 15ª posição apesar do circuito tão limitado. Faturou US$ 855.000 com a incrível média por sala de US$ 171.000, a 10ª maior média de estreia de todos os tempos e a melhor de 2016. Abre para 200 salas na próxima semana.

A ode aos musicas de Hollywood, que custou US$ 30 milhões, é estrelada por Ryan Gosling e Emma Stone e dirigida por Damien Chazelle (Whiplash) e foi escolhida o melhor filme do ano pelo New York Film Critics Circle.

O New York Film Critics Circle premiou também Barry Jenkins, de Moonlight, como melhor diretor, Isabelle Huppert como melhor atriz por seus papeis em Elle e O Que Está Por Vir. Manchester à Beira-Mar, de Kenneth Lonergan, recebeu os prêmios de melhor roteiro e melhor ator, Casey Affleck.

La La Land recebeu ainda oito prêmios no 22º Annual Critics’ Choice Awards: melhor filme, desenho de produção, fotografia, montagem (edição) trilha sonora, canção original, melhor diretor e roteiro original. Recebeu inda sete indicações ao Globo de Ouro, incluindo melhor filme, diretor, ator e atriz.

 

As 10 Mais faturaram US$ 73,1milhões, 10% acima do mesmo fim de semana do ano passado, quando Jogos Vorazes: Mockingjay Parte 2 continuava na primeira posição pela quarta semana consecutiva.

 

Até o momento, as bilheterias 2016 estão US$ 393 milhões à frente das de 2015, que foi um ano recorde. Mas esta diferença não deverá continuar tão grande. Embora espere-se uma ótima bilheteria para Rogue One: Uma História Star Wars ela não deverá chegar aos US$ 652 milhões faturados por Star Wars: O Despertar da Força até 31 de dezembro do ano passado. Mesmo assim, 2016 deverá quebrar o recorde de 2015.

No total, a venda de ingressos está quase 10% acima do ano passado.

 

No próximo fim de semana estreia Rogue One: Uma História Star Wars em mais de 4 mil salas, esperando-se uma bilheteria entre US$ 140-150 milhões. Inadvertidamente, ou corajosamente, Will Smith tentará desafiar a Força estreando sua Beleza Colateral em 2.900 salas.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

 

  1. Moana: Um Mar de Aventuras (Disney) – Está na 3ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 18.842.000 (-33%) em 3.875 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 4.862; Totaliza: US$ 145.009.000

Moana: Um Mar de Aventuras vem tendo um desempenho semelhante ao de Enrolados de 2010. Os dois foram lançados no fim de semana prolongado de Ação de Graças e se sustentaram relativamente bem no segundo e terceiro fins de semana. Moana está 26% à frente e podendo-se esperar uma bilheteria em torno de US$ 240 milhões. No mundo todo já faturou US$ 238,8 milhões sem ter estreado nos 12 principais mercados.

 

  1. A Última Ressaca do Ano (Office Christmas Party/Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 47; Faturou: US$ 17.500.000 em 3.210 salas; MPS: US$ 5.452; Totaliza: US$ 17.500.000

Superando as expectativas, A Última Ressaca do Ano ficou na 2ª posição faturando US$ 17,5 milhões. Desempenho semelhante ao de Como Ser Solteira e Os Caça-Noivas, que fecharam em torno de US$ 46 milhões. A Última Ressaca do Ano, que custou US$ 45 milhões atraiu um público que era composto 56% por homens e 44% por mulheres com 83% deles acima dos 25 anos.

As críticas não foram das melhores e o público também não achou muita graça já que que deu nota B na pesquisa CinemaScore, mas estas comédias encontram seu público no fim do ano.  Assim, A Última Ressaca do Ano poderá chegar aos US$ 70 milhões ao fim de carreira. Se chegar lá, será a segunda melhor comédia do ano atrás apenas de Perfeita é a Mãe.

 

  1. Animais Fantásticos e Onde Habitam (Warner Bros.) – Está na 4ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou:

US$ 10.785.000 (-40%) em 3.626 salas (-362); MPS: US$ 2.974; Totaliza: US$ 199.311.000

Animais Fantásticos e Onde Habitam ficou na 3ª posição depois de faturar US$ 10,8 milhões. Totaliza quase US$ 200 milhões, quantia que deverá ter atingido até o fim desta semana.

 

  1. 4. A Chegada (Paramount) – Está na 5ª semana e manteve a 4ª colocação. Faturou: US$ 5.600.000 (-23%) em 3.115 salas (+200); MPS: US$ 1.798; Totaliza: US$ 81.451.708

 A Chegada continua fazendo sucesso, tendo perdido apenas 23% de sua bilheteria em seu quinto fim de semana. A ficção científica faturou US$ 5,6 milhões totalizando US$ 81,4 milhões.

 

  1. Doutor Estranho (Disney) – Está na 6ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 4.631.000 (-31%) em 2.763 salas (-172); MPS: US$ 1.676; Totaliza: US$ 222.362.000

Doutor Estranho ainda conseguiu ficar entre as cinco maiores bilheterias, faturando US$ 4.6 milhões no fim de semana, totalizando agora US$ 222,3 milhões.

 

  1. Aliados (Paramount) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 4.000.000 (-43%) em 3.018 salas (-142); MPS: US$ 1.325; Totaliza: US$ 81.452.000

O drama de guerra estrelado por Brad Pitt perdeu 43% da bilheteria e faturou US$ 4 milhões, elevando su total para US$ 35,6 milhões. Amy Adams tem agora dois filmes entre as Top 10: Aliados e Animais Noturnos.

 

  1. Animais Noturnos (Focus) – Está na 4ª semana e subiu 16ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 3.194.000 (+356%) em 1.262 salas (+1.135); MPS: US$ 2.531; Totaliza: US$ 6.220.000

A expansão de Animais Noturnos de 27 para 1.262 salas (+1.135) resultou numa bilheteia de US$ 3,1 milhões, totalizando agora US$ 6,2 milhões em casa.

 

  1. Manchester à Beira-Mar (Roadside Attractions) – Está na 4ª semana e subiu da 13ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 3.115 (+39%) em 368 salas (+212); MPS: US$ 8.621; Totaliza: US$ 8.326.000

De olho na temporada de premiações, o elogiado Manchester à Beira-Mar abriu para mais salas, e acabou subindo para as Top 10 com uma bilheteria de US$ 3,2 milhões em somente 368 salas. O filme com Casey Affleck recebeu oito indicações pra o Critics Choice Award e foi escolhido como o melhor filme do ano pelo National Board of Review. Na próxima semana abre para o país todo.

 

  1. Trolls (20th Century Fox) – Está na 6ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 3.110.000 (-%) em 2.786 salas (-370); MPS: US$ 1.116; Totaliza: US$ 145.490.000

 

  1. Até o Último Homem (Lionsgate) – Está na 6ª semana e caiu da 9ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.300.000 (-31%) em 2.277 salas (-217); MPS: US$ 1.010; Totaliza: US$ 60.862.000

O filme de Mel Gibson continua tendo um bom desempenho, tendo perdido somente 31% no sexto fim de semana, totalizando US$ 60,9 milhões em casa. O ator Andrew Garfield recebeu o prêmio de melhor ator em filme de ação do

Critics’ Choice. O filme recebeu ainda três indicações ao Globo de Ouro: melhor drama, melhor diretor para Mel Gibson e melhor ator para Andrew Garfield.

 

As Independentes

 

Como falamos no início, a estreia de La La Land: Cantando Estações, de Damien Chazelle, foi a grande surpresa da semana, no circuito independente e fora dele, por causa da premiações e indicações já recebidas, o que o torna um concorrente potencial ao Oscar.

Além do mais, o filme tem boas perspectivas comerciais, já que 47% do público tinham menos de 30 anos, o que não é comum para um filme independente. Elogiado também pela crítica, recebeu 95% de resenhas positivas no Rotten Tomatoes. Naturalmente ter Ryan Gosling e Emma Stone como par romântico ajuda.

 

Dois outros filmes bem cotados abriram para muito mais salas esta semana com resultados diferentes.

Manchester à Beira-Mar, que estreia no Brasil em 12 de janeiro, teve 97% de resenhas positivas no Rotten Tomatoes e acabou entre as Top 10 apesar de estar em cartaz em somente 366 salas.

Miss Sloane, como foi dito não se saiu tão bem, não só de público como de crítica. Sua pontuação no Rotten Tomatoes foi 69%.

 

Outro lançamento que está indo bem é Lion, filme australiano com Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara, distribuído pela Weinstein Company. Sem data de estreia no Brasil, faturou US$ 171.000 em 15 salas, com uma MPS de US$ 11.461 totalizando US$ 494.000 em três semanas.

 

Continuando com as prováveis indicações ao Oscar, Jackie abriu de cinco para 26 salas, e faturou US$ 495.000, com uma MPS de US$ 19.038, totalizando US$ 859 mil, subindo da 22ª para a 19ª posição no segundo fim de semana.

Até o Natal estará em cartaz entre 250-300 salas.

 

Ainda de olho em uma indicação para o Oscar, três filmes abriram antecipadamente só para poder se qualificar.

A Weinstein lançou The Founder, visando uma indicação para Michael Keaton, em somente uma sala em Los Angeles.

A Magnolia estreou I Am Not Your Negro, de Raoul Peck em Nova York e Los Angeles. O filme já ganhou o prêmio de melhor documentário da Associação dos Críticos de Los Angeles.

E finalmente a Sony Classics estreou o filme dinamarquês Land of Mine, que concorre a uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, soemnte em Los Angeles e Nova York.

 

O Que Está Por Vir (L´Avenir/Things to Come) (IFC) faturou US$ 61.880 em 23 (+20) salas com uma MPS de US$ 2,380, totalizando US$ 109.089.

Com a premiação de melhor atriz para Isabelle Huppert pelas associações de críticos tanto de Los Angeles como de Nova York, a IFC rapidamente abriu o filme para mais cidades. Etei no Brasil no dia 22 de dezembro

 

Moonlight (A24) está na 8ª semana e faturou US$ 589.627 em 449 salas (-125), totalizando US$ 10.804.000

O filme de Barry Jenkins foi indicado para o Globo de Ouro em seis categorias, devendo terminar a carreira com uma bilheteria em torno de US$ 20 milhões, já que figura em diversas listas dos melhores filmes do ano.

 

E por falar em listas dos 10 melhores filmes de 2016, o respeitado crítico do New York A. O Scott escolheu Aquarius como um dos dez melhores filmes do ano. O filme de Kleber Mendonça Filho est´indicado ao Independent Spirit Award na categoria de filme estrangeiro.

 

As Internacionais

Moana: Um Mar de Aventuras faturou US$ 23,5 milhões em 32 países, totalizando US$ 93.8 milhões no exterior. Moana acumula uma bilheteria global de US$ 238,8 milhões e estreia em mercados importantes nos próximos meses, incluindo Alemanha e Itália em 22/12, Austrália em 26/12, Brsil em 5/1, Coreia do Sul em 19/1 e Japão em 10/3/2017.

 

A Última Ressaca do Ano já está em cartaz em 30 países e faturou US$ 8,9 milhões, elevando seu total internacional para US$ 16,4 milhões. Faturou US$ 620.000 em 277 cinemas brasileiros e US$ 33,9 milhões globais.

 

Animais Fantásticos e Onde Habitam teve um ótimo desempenho no exterior, fturando US$ 33,1 milhões em 67 mercados. Totaliza US$ 480,7 milhões no exterior e US$ 679,7 milhões globais.

 

Entre os destaqies internacionais  Sing: Quem Canta Seus Males Espanta estreou em 12 países antes de ser lançado os EUA em 21 de dezembro. Faturou US$ 9,6 milhões e liderou as bilheterias de oito dos 12 países onde já foi lançado. Faturou US$ 9,6 milhões no total. Estreia no Brasil em 22 de dezembron

 

Animais Noturnos faturou US$ 1,2 milhão em 28 países. O thriller de Tom Ford, estrelando Amy Adams, Jake Gyllenhaal e Michael Shannon totaliza US$ 10 milhões no exterior e US$ 16.2 milhões globais. Estreia no Brasil e 29 de dezembro.

 

Trolls faturou US$ 4 milhões no fim de semana em 40 países. A animação já totaliza US$ 171,4 milhões no exterior e  US$ 316,8 milhões globais.

 

O Lar das Crianças Peculiares está quase chegando aos US$ 200 milhões no mercado internacional. Faturou US$ 2,2 milhões em cinco mercados, totalizando US$ 191,2 milhões no exterior. Ainda vai estrear na Itália e no Japão. No mercabdo global o filme de Tim Burton totaliza US$ 277,6 milhões.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 Moana: Um Mar de Aventuras 18.842.000 145.008.593
2 A Última Ressaca de Natal 17.500.000 17.500.000
3 Animais Fantásticos e Onde Habitam 10.785.000 199.310.903
4 A Chegada 5.600.000 81.451.708
5 Doutor Estranho 4.631.000 222.362.446
6 Aliados 4.000.000 35.633.452
7 Animais Noturnos 3.193.685 6.219.813
8 Manchester à Beira-Mar 3.155.330 8.325.531
9 Trolls 3.110.000 145.490.004
10 Até o Último Homem 2.300.000 60.862.448
Fonte: Boxofficemojo.com