“MOGLI” SUPERA AS EXPECTATIVAS DE BILHETERIAS.

por Wanda de Andrade.

Superando as expectativas mais otimistas, Mogli: O Menino Lobo foi a terceira melhor estreia de 2016 e também o terceiro filme do ano a estrear com mais de US$ 100 milhões (depois de Deadpool e Batman vs Superman), fato raro entre os lançamentos pré-maio. Embora 2015 tenha sido um ano recorde nas bilheterias, somente Velozes e Furiosos 7 conseguiu bilheteria semelhante na estreia.

 

Mogli: O Menino Lobo faturou US$ 103,5 milhões em casa totalizando US$ 291 milhões globais no primeiro fim de semana. A explicação vem da própria Disney: o filme atingiu um público muito mais amplo do que simplesmente o infantil, superando o que é conhecido em Hollywood como o estigma do filme censura livre.

49% da audiência eram homens, a maior fatia do segmento já alcançada pela Disney por uma versão com personagens reais de seus desenhos clássicos. Famílias também representaram 49% do público, mas adultos representaram 43%. Outro fato incomum: 11% da plateia tinha 50 anos ou mais, enquanto 19% tinha idades entre 35 e 49 anos. Adolescentes significaram 8% do público total.

 

Com o sucesso de Mogli, a Disney vai continuar garimpando seu acervo de desenhos clássicos para refazê-los com personagens reais. A Bela e a Fera é o próximo. Estrelando Emma Watson, a nova versão do amado desenho chega às telas em março de 2017, e filmes baseados na Cruella de Ville e Dumbo já estão sendo produzidos.

 

As outras estreias da semana foram Um Salão do Barulho 3 e Mentes Criminosas.

 

O bem resenhado Um Salão do Barulho 3 ficou na 2ª posição com US$ 20,2 milhões depois de receber um “A-“ na pesquisa CinemaScore. Não conseguiu igualar Um Salão do Barulho 2, mas ainda foi um bom resultado para uma continuação lançada com 12 anos de intervalo.

 

Mentes Criminosas, não conseguiu ultrapassar a 6ª posição, faturando US$ 5,9 milhões apesar do grande elenco.

 

Entre as continuações, A Chefe ficou com a terceira posição, seguido por Batman vs Superman: A Origem da Justiça com US$ 9 milhões em seu quarto fim de semana, que já é a sexta maior bilheteria de todos os tempos de um filme baseado em quadrinhos e as expectativas são de que chegue a US$ 1 bilhão.

 

Enquanto isso, discretamente, Deadpool já faturou US$ 360 milhões e Casamento Grego 2 ultrapassou os US$ 50 milhões, e o inovador Hardcore: Missão (STX), filmado com câmeras Go-Pro, caiu 71% no segundo fim de semana, e foi parar na 11ª posição.

 

As Top Ten somaram US$ 164 milhões no fim de semana, cerca de 50% acima do mesmo fim de semana do ano passado.

No ano, as bilheterias 2016 estão 8,3% acima das de 2015 à mesma altura, pois, apesar de recorde, as bilheterias 2015 só deslancharam no verão.

 

No próximo fim de semana, estreia O Caçador e a Rainha do Gelo que poderá ser mais uma vítima de Mogli: O Menino Lobo.  A continuação de Branca de Neve e o Caçador, de 2012, tem um grande elenco e vai estrear em mais de 3.700 salas. Ao mesmo tempo, a Bleecker Street estará lançando Elvis & Nixon, enquanto a Lionsgate lança Compadres em 350 salas.

Vamos à semana que passou.

 

 

As Top 10

 

1. Mogli: O Menino Lobo (The Jungle Book /Buena Vista) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 78; Faturou: US$

103.567.000 em 4.028 salas; MPS (média por sala): US$ 25.712; Totaliza: US$ 103.567.000

Esperava-se que a produção de US$ 175 milhões abrisse próximo de outros lançamentos Disney do gênero como Cinderella (US$ 67,9 milhões) ou Malévola (US$ 69.4 milhões), mas a mistura do personagem real num ambiente virtual gerado por computador, lançado em 4.208 cinemas dos quais pelo menos três mil exibiam o filme em diversos formatos premium (43% das salas eram 3D), surpreendeu faturando US$ 103,5 milhões.

As 376 salas IMAX faturaram US$ 10,4 milhões que representaram 10% da bilheteria do fim de semana. As exibições em 3D responderam por 43% da bilheteria e as salas com o sistema Real 3D faturaram US$ 31 milhões.

A crítica adorou Mogli: O Menino Lobo, que recebeu 95% de classificação fresh (nota máxima) no Rotten Tomatoes e 92% de críticas positivas dadas pelo público no site Flixster. O boca a boca está garantido pela nota “A” dada pelo público na saída dos cinemas na pesquisa CinemaScore.

Jon Favreau e Disney já estão planejando uma continuação, ainda sem data de estreia.

 

2. Um Salão do Barulho 3 (Barbershop: The Next Cut /Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 77; Faturou: US$ 20.210.000 em 2.661 salas; MPS: US$ 7.595; Totaliza: US$ 20.210.000

Uma estreia de US$ 20 milhões para um filme que custou US$ 30 milhões não chega a ser uma decepção, mas quando se trata de lançamentos encabeçados por Ice Cube, as expectativas são maiores. Para se pagar, o filme terá que fazer pelo  menos três vezes esta quantia, e faturar US$ 60 milhões em casa para cobrir os custos de produção e marketing.

Um Salão do Barulho 3 estreou 17% abaixo dos US$ 24,24 milhões faturados por Um Salão do Barulho 2 em 2004.  Mas ficou 46% acima dos US$ 13,84 milhões arrecadados por Zoolander 2, outra continuação de uma comédia que chegou às telas muito depois do primeiro filme.

Além de receber ótimas críticas, a propaganda boca a boca também será boa, já que o público deu nota “A” na pesquisa CinemasCore.

E teve ainda um índice de aprovação de 77% no site Flixster e 92% de críticas positivas no RottenTomatoes.  54% do público da comédia estrelada por Regina Hall, Nicki Minaj e Cedric the Entertainer, além de Ice Cube, eram mulheres, e 66% dos consumidores tinham mais 25 anos.

Brevemente vai ter concorrência, já que no dia 29/4 estreia Keanu, da Warner.

 

  1. A Chefe (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 10.170.000 (-57%) em 3.495 salas (+15); MPS: US$ 2.910; Totaliza: US$ 40.352.000

Grande parte do sucesso de Melissa McCarthy se deve a seu poder de sustentar boas bilheterias por um bom tempo. Mas A Chefe, depois de estrear na primeira posição na semana passada caiu duas posições depois de perder mais da metade da bilheteria e faturar US$ 10,17 milhões, graças a um boca a boca mais ou menos fraco, e a  Mogli: O Menino Lobo e Um Salão do Barulho 3.

A queda de 57% foi a maior queda de bilheteria já sofrida pela popular comediante, pois que seus filmes costumam ser imunes às críticas ruins, mas parece que A Chefe é uma exceção. A nota “C-“ na pesquisa CinemasCore e somente 19% de críticas positivas no Rotten Tomatoes resultaram na maior queda de um filme liderado Melissa McCarthy. Comparando, A Espiã Que Sabia de Menos, que era sua maior queda num segundo fim de semana, caiu 46.3%.

A Chefe totaliza US$ 40,35 milhões em 10 dias, o que ainda é um bom desempenho, se levarmos em conta seu baixo orçamento.

 

  1. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 9.010.000 (-62%) em 3.505 salas (-597); MPS: US$ 2.571; Totaliza: US$ 311.311.000

 

  1. Zootopia: Esta Cidade é o Bicho (Buena Vista) – Está na 7ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 8.235.000 (-43%) em 3.209 salas (-235); MPS: US$ 2.566; Totaliza: US$ 307.479.000

Foi a menor queda entre as Top 10 – 43%. O desenho vinha tendo uma ótima sustentação, mas no último fim de semana Mogli: O Menino Lobo levou boa parte de seu públicoAinda assim, Zootopia tem chances de empatar com Batman vs Superman, já que este teve uma queda de 62% nas bilheterias do último fim de semana. Zootopia estreou com menos da metade da bilheteria inicial de Batman vs Superman e agora está com uma diferença de apenas US$ 4 milhões. Mas os super-heróis têm muito mais chão pela frente pois ainda estão na 3ª semana.

 

6. Mentes Criminosas (Criminal /Lionsgate)- ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 37; Faturou: US$ 5.850.000 em 2.683 salas; MPS: US$ 2.180; Totaliza: US$ 5.850.000

Mentes Criminosas estreou na 6ª posição depois de faturar US$ 5,85 milhões, ficando abaixo de suas modestas expectativas. As cinco últimas estreias de Kevin Costner faturaram entre US$ 6 milhões e US$ 16 milhões, mas Mentes Criminosas ficou abaixo de toda elas, faturando US$ 5,4 milhões. Críticas fracas contribuíram para este resultado. Quem viu não achou tão ruim assim, já que o thriller de ação recebeu nota “B-“ na pesquisa CinemaScore e alcançou o índice de 61% de aprovação do site Flixter. Entretanto, o boca a boca irregular não vai ser suficiente para o filme se destacar num período tão competitivo.

 

  1. Casamento Grego 2 (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 3.260.000 (-50%) em 2.297 salas (-730); MPS: US$ 1.419; Totaliza: US$ 52.095.000

 

  1. Milagres do Paraiso (Sony) – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 1.900.000 (-60%) em 2.082 salas (-701); MPS: US$ 913; Totaliza: US$ 56.931.000

 

  1. Deus Não Está Morto 2 (Pure Flix) – Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 1.712.000 (-60%) em 1.585 salas (-769); MPS: US$ 1.080; Totaliza: US$ 16.956.000

 

  1. Decisão de Risco (Bleecker Street) – Está na 6ª semana e manteve a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.562.000 (-46%) em 891 salas (-198); MPS: US$ 1.753; Totaliza: US$ 13.122.000.

 

As Independentes

As principais estreias independentes foram:

1 -Green Room (A24) foi a principal estreia da semana. Participou dos últimos festivais de Cannes.  Toronto e Sundance. Faturou US$ 91.000 em 3 salas; MPS: US$ 30. 333. Nota Criticwire: A-; Nota Metacritic: 78;

O filme de Jeremy Saulnier, que fez parte da seleção oficial dos três principais festivais, o que é raro, estreou em três salas de Nova York e Los Angeles fazendo a maior média por sala (US$ 30.333) de um filme distribuído pela A24 desde o premiado documentário Amy. 

Esta MPS é a segunda maior MPS de 2016, ficando atrás apenas de Midnight Special.

O enredo do filme, dirigido ao público jovem adulto, gira em torno de uma banda de rock punk ameaçada de morte por um grupo de skinheads.

A bilheteria do ultraviolento filme caiu 11% de sexta-feira para sábado – dado incomum para filmes que estreiam em poucas salas – depois ter despertado forte interesse entre o público jovem a quem o filme se destina, e que tende a ser o primeiro a ir a conferir o filme. Ainda assim um ótimo desempenho para um filme que a A24 pretende que faça sucesso além do público alvo como Ex-Machina, que faturou US$ 25 milhões. Abre para um circuito maior no dia 29/4.

 

2 -Sing Street (Weinstein) – Estreou em 5 salas faturando US$ 68. 979 com uma MPS de US$ 13. 796. Participou dos festivais de Sundance e South by South. Recebeu nota A na pesquisa Criticwire e 79 no Metacritic.

Sing Street conta a história de um rapaz que foge da severa família em Dublin, na década de 80, para formar sua banda em Londres. O filme é dirigido por John Carney, de Apenas uma Vez (Once) e Mesmo se Nada Der Certo (Begin Again), todos sobre o mesmo tema, com algumas variações é claro, que faturaram respectivamente US$ 9 e US$ 16 milhões. A bilheteria de Sing Steet foi inferior à dos filmes anteriores de Carney. Embora o resultado não tenha sido dos piores, sua bilheteria subiu 51% de sexta para sábado, mostrando que o filme está atingindo um público maior do que o esperado graças às boas críticas recebidas. No fim de semana abre para mais 25 mercados.

 

3 – The First Monday in May (Magnolia) estreou em 20 salas, faturando US$ 105.000 com uma MPS de US$ 5.250. Esteve no último festival de Tribeca e recebeu nota 55 no Metacritic.

O documentário de Andrew Rossi (Page One), que estreou nos cinemas dois dias depois de estrear no festival de Tribeca, é passado num desfile de moda chinesa no Museu Metropolitano de Nova York e discute a indústria do vestuário naquele país.

 

As Internacionais

Depois de uma boa estreia em alguns mercados estrangeiros na semana passada, Mogli: O Menino Lobo explodiu no mercado exterior com uma bilheteria de US$ 136,1 milhões em 49 países. A bilheteria internacional total do filme de Jon Favreau está acumulada em US$ 187.4 milhões e a global soma US$ 291.0 milhões.  As maiores bilheterias internacionais do filme são  China (US$ 50,3 milhões), Índia (US$ 20,1 milhões), Rússia  (US$ 14,2 milhões) e Reino Unido (US$ 13,7 milhões.

A Chefe faturou US$ 2,5 milhões em 17 países, totalizando US$ 3,9 milhões nas bilheterias internacionais e US$ 44,3 milhões globais.  A maior bilheteria internacional foi a Austrália, onde o filme com Melissa McCarthy estreou com US$ 1,6 milhões.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça arrecadou US$ 15,1 milhões em 67 mercados, totalizando US$ 516 milhões nas bilheterias internacionais, acumulando US$ 827,3 milhões globais.  Arrecadou US$ 95 milhões na China, US$ 50,5 milhões no Reino Unido, US$ 35 milhões no México e US$ 31,7 milhões no Brasil.

Zootopia faturou US$ 10,8 milhões em 53 países, totalizando US$ 574,8 milhões nas bilheterias internacionais e US$ 882,3 milhões no mundo todo, com destaque para a China onde totaliza US$ 234,2 milhões, Rússia com US$ 31,6 milhões, França com US$ 30,5 milhões e Reino Unido com US$ 29,5 milhões.

Em seu segundo fim de semana internacional, O Caçador e a Rainha do Gelo faturou US$ 17,6 milhões em 25 territórios.  Estreia nos EUA na próxima sexta-feira.

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Mogli: O Menino Lobo $103.567.000 $103.567.000
2 Um Salão d Barulho 2 $20.210.000 $20.210.000
3 A Chefe $10.172.535 $40.354.445
4 Batman V Superman: A Origem da Justiça $9.010.000 $311.311.730
5 Zootopia: Esta Cidade é o Bicho $8.235.000 $307.478.756
6 Mentes Criminosas $5.850.000 $5.850.000
7 Casamento Grego 2 $3.260.505 $52.095.995
8 Milagres do Paraiso $1.900.000 $56.930.812
9 Deus Não Está Morto 2 $1.700.644 $18.131.267
10 Decisão de Risco $1.561.998 $13.119.729
Fonte:Rentrak